Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O Dia Internacional da Criança com Cancro é celebrado a 15 de fevereiro.
Esta data mundial visa ajudar todas as crianças vítimas de cancro a conseguirem acesso a melhores tratamentos e medicamentos e ao mesmo tempo ajudar as famílias e os amigos das crianças vítimas da doença.
Todos os anos são diagnosticados em Portugal 350 novos casos de cancro em crianças. Os especialistas defendem que o diagnóstico precoce é fundamental, permitindo salvar 8 em cada 10 crianças.
Os tipos de cancros mais frequentes nas crianças são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).
Cancro Infantil em Portugal
Portugal é o segundo país europeu, e o terceiro no mundo, com mais dadores de medula óssea por milhão de habitantes.
Sinais a ter em conta na deteção precoce do cancro infantil
manchas brancas nos olhos
estrabismo súbito
cegueira
febre inexplicável prolongada
perda súbita de peso
palidez
fadiga
sangramento fácil
ossos doridos
dores inexplicáveis nas articulações e costas
fraturas fáceis
mudança ou deterioração da caminhada equilíbrio ou no discurso
inchaço na região da cabeça
Todos os anos são diagnosticados 13000 novos casos de cancro infantil (até aos 19 anos de idade) na Europa.
A taxa de cura ronda os 75%, mas o cancro continua a ser a principal causa de morte nas crianças após 1 ano de vida (3000 crianças por ano) na Europa. A maior taxa de incidência de cancro pediátrico regista-se na faixa entre os 2 e os 4 anos.
O Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas é comemorado a 17 de fevereiro.
A Ordem dos Servos de Maria, cujos membros são conhecidos como servitas, foi fundada em 1245. É uma ordem religiosa de frades dedicados a Nossa Senhora das Dores.
Os Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas são comemorados em conjunto no mesmo dia: Alessio Falconieri, Amadeo degli Amidei, Manetto dell'Antella, Buonfiglio Monaldi, Gherardino Sostegni, Giovanni Buonagiunta e Ricovero dei Ugoccioni. Festejam-se no dia 17 de fevereiro em memória de Alessio Falconieri, o mais ancião dos sete, falecido neste dia.
No dia 15 de agosto do ano 1233 os sete jovens que costumavam fazer versos e cânticos diante de uma imagem de Nossa Senhora foram surpreendidos com a aparição da Santa, desgostosa com a guerra civil em Florença, que se arrastava quase há duas décadas.
A partir daí os sete jovens, que eram nobres e ricos, abandonaram tudo o que tinham, incluindo as famílias e retiraram-se para o Monte Senário. Os sete dedicarem-se totalmente à penitência, à oração e à caridade. Entre a fraternidade do grupo nasceu o sonho de formar uma comunidade religiosa, sonho esse que se veio a concretizar 12 anos mais tarde.
São Teotónio foi o primeiro santo português. Nasceu em Valença em 1082 e faleceu em Coimbra em 1162, precisamente no dia 18 de fevereiro, dia em que é celebrado. Foi canonizado no ano seguinte à sua morte.
Nascido numa família nobre do Alto Minho, Teotónio foi uma alta figura na sociedade portuguesa, sendo amigo e aliado de Afonso Henriques, tendo ajudado a destronar a Infanta Dona Teresa de Leão, a qual terá excomungado, assegurando-lhe que "a única Senhora digna desse Título era a Nossa Senhora."
Foi um dos fundadores do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde foi prior e onde foi sepultado, perto do amigo Dom Afonso Henriques. Senhor de grande humildade, honestidade e de sede de justiça, recusou por duas vezes ser bispo e andou em peregrinação pela Terra Santa, sendo-lhe apontada a realização de um milagre no Mar Egeu.
São Teotónio ficou para a história como um grande reformador da vida religiosa no reino nascente de Portugal. É o padroeiro de Viseu, de Valença e de São Teotónio, em Odemira, a freguesia mais extensa de Portugal.
18 de fevereiro é o dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma perturbação neuro-comportamental que tem algumas semelhanças com o autismo.
Esta data foi escolhida por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), o primeiro médico a descrever este transtorno.
Origem do Dia Internacional da Síndrome de Asperger
A partir da década de 1980, os trabalhos do Dr. Asperger foram ganhando cada vez mais importância. Com isso, os pais que tinham filhos com a Síndrome de Asperger resolveram criar uma data para conscientizar o grande público sobre as peculiaridades deste fenômeno.
Assim, eventos, palestras e encontros começaram a ser promovidos com o objetivo de apoiar a integração social dos portadores desta síndrome e oferecer condições de igualdade para que eles tivessem uma vida digna e se sentissem bem.
Síndrome de Asperger
A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento humano que atinge as habilidades de interação social.
Apesar de apresentar diferentes graus, geralmente os seus portadores têm dificuldades em fazer amigos, entender as sutilezas da comunicação e aceitar novas rotinas.
Estima-se que existem mais de 67 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger no mundo. Em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), calcula-se que 40.000 pessoas têm a síndrome.
O Dia Mundial da Justiça Social comemora-se todos os anos a 20 de fevereiro.
A data foi criada em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de acordo com a Resolução A/RES/62/10, e celebrada pela primeira vez em 2009.
O objetivo do Dia Mundial da Justiça é enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo. Igualdade, bem-estar, trabalho e justiça para todos são algumas das preocupações desta data, numa altura em que se levantam questões sensíveis como as da migração e dos refugiados.
Problemas de justiça social
Diariamente são colocadas barreiras às pessoas pelo seu género, raça, etnia, idade, religião ou deficiência. O próprio sítio onde a pessoa nasce acaba por condicionar a sua liberdade e bem-estar. Cerca de 20% da população mundial consume 80% dos recursos do planeta, enquanto menos de 100 famílias detêm mais de metade da riqueza mundial.
Nesta data a ONU faz um apelo às nações para a eliminação de barreiras sociais e realizam-se diferentes iniciativas pelo mundo para promover a justiça e a igualdade social, como encontros, colóquios, exibições de filmes, campanhas, etc.
O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.
Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.
Origem da data
O Dia Internacional da Língua Moderna foi proclamado pela UNESCO em 1999, sendo comemorado em todos os seus países membros, com o objetivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta.
A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.
O Dia Europeu da Vítima de Crime observa-se no calendário a 22 de fevereiro.
Este dia foi criado para recordar e assinalar os direitos de todas as pessoas que foram e que são vítimas de crime. Todos os anos milhões de crianças e de adultos, homens e mulheres, pobres e ricos, sofrem nas mãos de criminosos na União Europeia.
A origem da data deve-se à ação do fórum europeu (Victim Support Europe), que agrega serviços de apoio às vítimas nacionais de mais de duas dezenas de países da Europa.
Em Portugal as iniciativas deste Dia Europeu da Vítima de Crime estão a cargo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que costuma comemorar o dia com seminários, entre outros projetos, com o objetivo de promover a defesa dos direitos das vítimas de crimes.
A APAV está responsável por prestar apoio emocional, psicológico, social e jurídico às vítimas de crime em Portugal nos seus variados gabinetes de apoio à vítima espalhados pelo país. A sua linha de apoio (116 006) gratuita e confidencial equivale ao número europeu de apoio à vítima.
Para assinalar esta data é também revelado um relatório anual com estatísticas da linha de apoio à vítima.
Este dia, também conhecido como Dia do Fundador, foi criado com o intuito de promover a reflexão a nível mundial de variadas temáticas e a fraternidade.
Nos diversos países do mundo faz-se uma corrente de pensamentos e realiza-se uma angariação de fundos para ajudar na missão dos mais de 10 milhões de Guias (o "Tostão Mundial") a nível global. Como não bastam pensamentos, este é também um dia de ação, para alcançar a amizade mundial.
Outro objetivo do dia é incentivar mais raparigas e jovens a juntarem-se ao movimento das Guias e Escuteiras.
Origem do Dia do Pensamento
O “Thinking Day” ou “Founder’s Day” remonta a 1926, por altura da quarta conferência mundial das Guias e Escuteiras (Girl Guide/Girl Scout International Conference), em homenagem a Lord Baden-Powell e sua esposa Lady Baden-Powell, fundador e chefe mundial das Guias, respetivamente, nascidos no mesmo dia 22 de fevereiro.
"Um tostão pelos teus pensamentos" foi o mote sugerido na altura para ajudar a implementar o guidismo pelo mundo. Com o passar dos anos, o Dia do Pensamento tornou-se numa iniciativa universal, deixando a esfera única das Guias e Escuteiras. O seu significado mantém-se porém, tanto para escoteiros como para não escoteiros: reflexão, fraternidade, união e harmonia universal, sem fronteiras e impedimentos políticos ou religiosos.
Também conhecido como o Dia das Cinzas, é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão. É celebrado 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos) e calha sempre entre o início de fevereiro (dia 4) e a segunda semana de março (dia 10).
Não é feriado, mas é um dia importante no calendário cristão, apelando-se ao jejum, abstinência de carne, a dar esmolas e à reflexão.
Tradições da Quarta-feira de Cinzas
As cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, representam a mortalidade e o arrependimento dos pecados. Por isso, elas são colocadas pelo padre na testa dos católicos durante as missas realizadas neste dia por todo o país, onde se recorda:
“Com o suor do seu rosto
você comerá o seu pão,
até que volte à terra,
visto que dela foi tirado;
porque você é pó,
e ao pó voltará".
(Gênesis 3, 19)
Enquanto traça a cruz na testa dos fiéis, o sacerdote profere estas palavras: "arrependei-vos e acreditai no Evangelho".
Esta tradição remonta ao antigo Médio Oriente, onde o ato de colocar cinzas sobre a cabeça era um símbolo de arrependimento perante Deus.
Desta maneira, os católicos começam a se preparar para a Quaresma, que simboliza os quarenta dias que Jesus ficou no deserto, em penitência e sendo tentado pelo demônio.
A Quarta-feira de Cinzas é um rito próprio da Igreja Católica Romana, não sendo observada pelas igrejas ortodoxas.
Qual será a data da quarta-feira de cinzas nos próximos anos?
2020: 26 de fevereiro
2021: 17 de fevereiro
2022: 2 de março
2023: 22 de fevereiro
2024: 14 de fevereiro
A Quaresma, que tem início no dia a seguir ao Carnaval, é um período de quarenta dias de conversão e de preparação para a festa de Páscoa, a grande celebração da ressurreição de Cristo.
À imagem de Cristo, que passou 40 dias em jejum no deserto e que sofreu até ao dia da crucificação, os cristãos fazem uma pequena penitência durante 40 dias.
Muitas igrejas cobrem as imagens dos santos de tecidos roxos e as músicas das celebrações ficam mais introspectivas.
Essa tradição observa-se desde o século IV. A palavra "quaresma" advém da expressão latina quadragesima dies (quadragésimo dia).
Tempo da Quaresma
O tempo da Quaresma é um tempo de penitência, oração, esmola e conversão.
É tradição que durante os quarenta dias que antecedem a ressurreição de Cristo, os cristãos se preparem espiritualmente para a Páscoa. Além de orar e refletir, as pessoas se preparam fisicamente fazendo jejum e não comendo carne. A abstinência de carne deve ser observada em todas as sextas-feiras da Quaresma.
A fim de auxiliar os fiéis a se preparem para a Páscoa, várias paróquias organizam retiros espirituais, cumprem o exercício da via-sacra e a recitação do rosário durante esses período.
A Quaresma tem início todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. Este período compreende seis domingos (que não são contabilizados, visto não serem dias de penitência) e estende-se até à Quinta-Feira Santa, antecedente à Páscoa.
Quaresma de São Miguel
Também se celebra a Quaresma de São Miguel, entre agosto e setembro, terminando no Dia dos Arcanjos (Miguel, Gabriel e Rafael). Esta tradição foi criada por São Francisco de Assis, em 1224.
Na Igreja Católica Romana esta deixou de ser uma prática oficial da igreja, porém ela segue viva entre os cristãos ortodoxos.
Alexandre I de Alexandria foi Patriarca de Alexandria, no Egito, entre 313 e 326.
É considerado um dos maiores líderes cristãos de todos os tempos, tendo sido mentor do seu sucessor, Santo Atanásio de Alexandria, também ele referido como sendo um dos maiores padres da história da igreja.
Alexandre I lidou com diversas polémicas e desafios durante o seu episcopado, como a data da Páscoa, a difamação de Melécio de Licópolis e a questão do arianismo, a doutrina de Ário, que defendia que Cristo era inferior ao seu Pai, distinto por natureza.
Santo Alexandre, poucos meses antes de falecer, presidiu o Concílio Ecuménico de Niceia, que encerrou definitivamente a questão do arianismo. É recordado com um homem de elevada inteligência e bondade. Muitas das suas obras não chegaram aos nossos dias, sobrevivendo apenas duas cartas, um livro e uma homilia.
O Dia do Urso Polar tem como objetivo alertar para o perigo de extinção deste animal, que é uma espécie protegida desde 2001. Os cientistas estimam que existem 25 mil ursos polares no mundo.
Urso polar dormindo com filhote
Apesar de ser um dos melhores caçadores entre os animais selvagens, assim como o maior animal carnívoro em terra, o urso polar é considerado como uma espécie animal vulnerável, já que enfrenta a ameaça da perda do seu habitat natural, fruto do aquecimento global e do degelo do mar.
Os ursos polares são os maiores ursos do mundo. Quando crescidos, e em pé, os ursos polares podem atingir os 2,7 metros de altura. Eles podem ainda ser encontrados no Canadá, Alasca, Rússia, Noruega e Gronelândia. A exploração do seu habitat para petróleo e gás, a caça predatória, a poluição e os efeitos da mudança climática são as principais ameaças que o urso polar enfrenta.
Neste dia as pessoas são convidadas a entrar num "desafio do termóstato", onde se deve tentar baixar a temperatura do aquecimento e poupar energia para os ursos polares, passando a viver o inverno com mais roupa nas costas, tal como o pelo que cobre os ursos polares.
São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, São Gabriel da Virgem Dolorosa, ou São Gabriel Possenti, são os nomes pelos quais ficou conhecido Francesco Possenti, um santo italiano muito devoto às dores da virgem Maria, nascido em Assis a 1 de março de 1838 e falecido a 27 de fevereiro de 1862.
Gabriel de Nossa Senhora das Dores
Gabriel perdeu a mãe muito novo e cresceu com o seu pai, que era advogado, e com amigos deste. Com um comandante militar aprendeu a atirar e tornou-se num exímio atirador. Na escola jesuíta demonstrava-se com um aluno brilhante. Apaixonado por bailes e teatro, foi com surpresa que o pai recebeu a notícia de que o seu filho queria ser religioso e seguir uma vida regrada.
Gabriel tinha ficado gravemente doente por duas vezes e por duas vezes prometeu se tornar um religioso caso se curasse. Após a morte da sua irmã mais querida, numa onda de cólera que atingiu a Itália, e numa procissão que passava com a imagem de Nossa Senhora, perante o olhar fixo e profundo da Virgem, Gabriel ouviu o chamamento interior e entrou no seminário onde recebeu o nome de Gabriel de Nossa Senhora das Dores.
Salvador de Isola
Foi já como irmão Gabriel, que um grupo de vinte mercenários irrompeu na cidade de Isola del Gran Sasso para pilhá-la e aterrorizar os moradores. Com a permissão do reitor do seminário, Gabriel foi enfrentar os mercenários sozinho. Ridicularizado por um mercenário prestes a violentar uma rapariga, Gabriel sacou rapidamente da pistola da cintura do mercenário e obrigou-o a soltar a rapariga. Enquanto o homem obedecia, Gabriel desarmou outro homem que se aproximava, apoderando-se de duas armas.
Quando o resto do grupo se acercou de Gabriel, uma pequena lagartixa atravessou a rua entre eles e Gabriel, que rapidamente a matou. Perante a manifestação de pontaria e as duas armas nas mãos, os mercenários renderam-se e deixaram a cidade. Gabriel foi levado nos braços pelo povo que o aclamou de "O salvador de Isola".
Padroeiro da juventude
São Gabriel foi um exemplo de coragem, de determinação e de forte religiosidade, recheada de penitências. Faleceu com apenas 23 anos, vítima de tuberculose. Juntamente com Santo Aloísio, é considerado um dos santos padroeiros da juventude. É também considerado como protetor dos atiradores.
É assim em mais de 80 países do mundo. Esta data visa alertar a população para este tipo de doenças e para as dificuldades que os doentes que padecem de doenças raras enfrentam diariamente.
As doenças raras são doenças crónicas, graves e degenerativas que colocam em risco a vida dos doentes. Na União Europeia, consideram-se doenças raras as que têm uma prevalência inferior a cinco em 10.000 pessoas.
Existem entre 6.000 a 8.000 doenças raras, a maioria de origem genética. Estima-se que as doenças raras afetam perto de 40 milhões de pessoas na Europa, especialmente crianças.
Logo das doenças raras
Todas as semanas são descobertas novas doenças raras. A deteção de doenças raras é um processo demorado e minucioso, pois as manifestações e sintomas das doenças podem ser lentos e demorar anos.
Doenças Raras em Portugal
Em média, 5 a 6% da população portuguesa poderá vir a sofrer de uma doença rara.
As doenças raras mais frequentes são as genéticas e as reumatológicas.
Alguns tipos de cancro são considerados doenças raras devido ao baixo número de incidências registadas.
O Dia do Engolidor de Espadas celebra-se no último sábado de fevereiro.
Esta é uma data mundial de comemoração da arte de engolir espadas e do seu artista executante em especial.
Todos os anos a Associação Internacional de Engolidores de Espadas (Sword Swallowers Association International - SSAI) organiza eventos para homenagear os praticantes desta arte, desde os artistas profissionais aos amadores e aos acidentados.
Esta é uma arte milenar, que remonta há dois mil anos antes de Cristo, na Índia, sendo praticada por faquires. A preparação física e psicológica para se conseguir engolir espadas até ao estômago requer anos. O engolimento de espadas consiste no perigoso ato de introduzir uma espada na boca, fazendo-a deslizar pelo esófago, podendo chegar mesmo até ao estômago.
Um dos engolidores de espadas mais famosos do mundo é Dan Meyer. Neste dia pode assistir a espetáculos de engolimento de espadas ou investigar sobre esta arte para a conhecer melhor.
O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, celebra-se anualmente a 1 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização.
Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.
A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.
Dia da Proteção Civil em Portugal
Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.
A coordenação das comemorações do Dia da Proteção Civil está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de outras entidades com agentes do sistema nacional de proteção civil. Organizam-se habitualmente simulações, exposições, ações de sensibilização e outras iniciativas que tentam informar e integrar a população em geral na proteção civil.
São David, David “o Bretão”, ou Davi, é o santo padroeiro do País de Gales. Nasceu por volta do ano 500 em Gales e faleceu em 589 no mesmo país, precisamente no dia 1 de março.
São David, ou "Dewi Sant" em galês, era filho de Santa Non de Gales e neto de Ceredig ao Cunedda, Príncipe de Cardigan.
Foi responsável pela fundação de 12 mosteiros, pela conversão de muitos pagãos e por curas milagrosas de doentes e paralíticos. Foi também primaz da Igreja de Cambrian e Arcebispo de Caerleon.
Ao ser consagrado Arcebispo, uma pomba terá pousado no seu ombro, sinalizando a bênção do Espírito Santo. Ele é assim tradicionalmente representado com uma pomba nos ombros, a pregar no topo do monte, sendo também apontado como o padroeiro dos pombos, recitadores, poetas, vegetarianos e dos fogos-fátuos.
A Catedral de São David situa-se na cidade natal do santo, na atual St Davids, em Pembrokeshire, Gales. A sua canonização aconteceu em 1123.
O objetivo deste dia criado em 2013 pela ONU é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.
Foi escolhido o dia 3 de março para esta efeméride já que foi neste dia, em 1973, que se verificou a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.
Os eventos realizados neste dia podem ser conhecidos no site oficial da data.
De acordo com a ONU, o tráfico de animais e a caça valem até 213 mil milhões de dólares por ano.
Animais selvagens à beira de um lago
Números do Dia Mundial da Vida Selvagem
Este dia tenta relembrar o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar em geral da humanidade, além dos perigos diários que a vida selvagem corre em diversas frentes. Ainda segundo os dados da ONU temos:
20.000 a 25.000 elefantes mortos anualmente em África
100.000 elefantes africanos mortos de 2010 e 2012
1.215 rinocerontes mortos em 2014 na África do Sul
220 número de chimpanzés mortos em 2014
1 milhão de pangolins retirados do seu habitat em dez anos
O Dia de Apreciação do Empregado foi celebrado pela primeira vez em 1995 nos Estados Unidos. Tradicionalmente na primeira sexta-feira de março, é uma data não oficial, de livre celebração, que foi ganhando adeptos pelo mundo ao longo dos anos.
Objetivo
Como o nome indica, este dia destina-se à apreciação do trabalho do funcionário por parte da chefia. O esforço, a dedicação e o trabalho dos colaboradores passam muitas vezes despercebidos aos chefes, sendo este dia uma tentativa de reavivar a memória dos patrões de todo o mundo do valor e da importância dos seus trabalhadores.
No Dia de Apreciação do Empregado os patrões, managers e departamentos de recursos humanos são incentivados a apoiar, a mimar e a recompensar os trabalhadores, visto que a razão número 1 para a demissão de trabalhadores é a falta de reconhecimento pela chefia.
Ideias
Dar um cartão com uma mensagem de agradecimento ao trabalhador
Deixar o trabalhador sair mais cedo
Oferecer o almoço ao trabalhador
Dar um snack ou uma cesta de lanche gourmet ao funcionário
Fazer uma atividade competitiva fora do local de trabalho
Fazer uma festa após o horário de trabalho
Tirar fotografias de grupo e colocar nas redes sociais com uma mensagem de agradecimento a todo o staff
A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Dia Internacional da Mulher
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e de homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons.
Origem do Dia Internacional da Mulher
Há várias explicações para a origem do Dia Internacional da Mulher ser 8 de março.
Uma delas é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas. Junte-se a isso, ao movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto.
Há quem afirme que a data foi proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova York. No entanto, este acidente nunca existiu e o mais provável é que se fizesse referência a um sinistro ocorrido na mesma cidade em 1911.
Na verdade, o 8 de março foi escolhido porque neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil pessoas e data se tornou oficial em 1917.
Em 1977, a ONU reconheceu esta data como o Dia Internacional da Mulher.
Músicas para o Dia da Mulher
Woman - John Lennon
Whitney Houston - I'm Every Woman
Black Magic Woman - Santana
Woman in Love - Barbra Streisand
I am a Woman - Betty Wright
O Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo tem lugar anualmente a 11 de março.
Este é um dia de memória em honra das vítimas de terrorismo na Europa. Neste dia presta-se homenagem a todas as pessoas que perderam a vida em ataques terroristas, partilhando-se a dor dos familiares e dos amigos das vítimas de terrorismo.
Através de um dia de homenagem pretende-se consciencializar a opinião pública e os governos para a necessidade do combate ao terrorismo e da promoção da defesa dos direitos humanos.
A Comissão Europeia realiza conferências neste dia tendo em vista a prevenção do terrorismo, juntamente com a Rede Europeia das Vítimas de Terrorismo (NAVT), da qual a APAV faz parte.
O Dia Europeu pelas Vítimas de Terrorismo foi instituído em 2004. O Conselho Europeu instaurou a data a 25 de março na sequência dos atentados de Madrid, que decorreram a 11 de março de 2004 e que causaram 91 mortos 1800 feridos.
O Dia Mundial da Canalização comemora-se a 11 de março.
Esta é uma celebração mundial iniciada pelo World Plumbing Council que tem como objetivo sinalizar a importância da canalização na sociedade.
Apesar de todos os dias serem dias da canalização, neste dia do ano em especial, as pessoas são convidadas a pensar no papel nuclear da canalização na saúde e no bem-estar. Em países em desenvolvimento a canalização é uma necessidade urgente para a erradicação de doenças.
Esta data envolve governos, organizações, comunidades, escolas, a imprensa e a população em geral, em torno da água e do saneamento. São realizados colóquios, encontros, abaixo-assinados e concursos, entre outras iniciativas.
Para comemorar o dia pode verificar o estado da canalização do seu lar e tentar melhorar o mesmo. Também pode limpar a canalização. Os mais novos podem jogar Super Mario, o jogo do canalizador mais famoso do mundo.
O Dia Mundial do Rim celebra-se na segunda quinta-feira do mês de março.
O objetivo desta data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, é consciencializar a população mundial para a importância do rim na saúde do Homem e reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados a doença renais.
Cuidados a ter com os rins
Os cuidados que devemos ter com os rins são muito simples:
Beber muita água
Reduzir o consumo de sal
Fazer exames (creatinina)
Controlar diabetes e hipertensão
Não fumar
Limitar o consumo de álcool
Fazer exercício físico
Doenças renais em Portugal
Em Portugal existem cerca de 800 mil pessoas com insuficiência renal crónica cujas causas principais estão na diabetes e na hipertensão arterial. Verificam-se ainda cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal e dois mil em lista de espera para um transplante renal.
O Dia do Pi é comemorado anualmente no dia 14 de março.
A escolha da data para o Dia do Pi prende-se com o facto da notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida de Pi (3,141592653589793238462643383...).
Origem do Dia do Pi
A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Larry Shaw, considerado por muitos o "Príncipe do Pi", foi o fundador desta data comemorativa. Desde então a comemoração tornou-se internacional e tem ganho cada vez mais seguidores.
O que é o Pi?
O Pi é o número mais famoso da história. Representado pela letra grega p, tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. Curiosamente, embora seja um número, não pode ser escrito com um número finito de algarismos.
No dia 14 de março é também celebrado o aniversário de nascimento de Albert Einstein (nascido a 14 de março de 1879).
A 22 de julho celebra-se também o Dia da Aproximação do Pi.
O objetivo da data é sensibilizar o público para esta patologia, alertando para os modos de identificar o problema (os sintomas), para os tratamentos apropriados, os impactos negativos na qualidade de vida dos afetados e para a prevenção do problema. Neste dia realizam-se palestras em Portugal sobre a incontinência urinária e outras atividades em torno da patologia.
Enurese
A incontinência urinária também pode ser chamada de Enurese. Ela ocorre com alguma frequência à noite, sobretudo nos idosos e nas mulheres.
Fala-se em incontinência de esforço quando as perdas de urina estão ligadas a atos como espirrar ou tossir, por exemplo, e em incontinência por imperiosidade, quando existe uma vontade de urinar que não se consegue controlar.
Tratamento da incontinência urinária
Estima-se que a incontinência urinária afete cerca de 600 mil portugueses. Apesar dos números elevados, a taxa de cura pode chegar aos 90 por cento. O tratamento é feito com um urologista que estipula um plano de ação para travar a incontinência urinária. O tratamento pode ser feito por via de comprimidos orais ou aplicados na bexiga, e/ou por técnicas de reabilitação. Os casos que necessitam de operação e internamento são cada vez mais raros.