Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
A Hora do Planeta ou Earth Hour consiste em apagar as luzes no mundo inteiro à mesma hora, durante 60 minutos, num movimento contra as alterações climáticas. O objetivo é conscientizar as pessoas para a necessidade de adquirir hábitos que não prejudiquem o meio ambiente.
É uma iniciativa mundial da WWF - World Wide Fund For Nature – que se realizou pela primeira vez em 2007 na Austrália. Nesses ano, mais de 2 milhões de australianos e cerca de 2000 empresas apagaram as luzes.
Já no ano seguinte, 135 países tomaram parte no evento, que contou com a participação de mais de 50 milhões de pessoas.
O que torna a Hora do Planeta um momento marcante são nomeadamente os monumentos emblemáticos que são apagados em todo o mundo, tal como a Torre Eiffel e o Coliseu. Em Portugal, destaca-se o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, a Torre de Belém, o Palácio Nacional de Sintra e a Ponte 25 de Abril, por exemplo.
Hora do Planeta: 60 rodeado de velas acesas
Além de desligar monumentos, outros eventos oficiais dão voz à preocupação da sociedade com o planeta Terra, tal como a organização de caminhadas e pedaladas.
O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de março, na data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono.
O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado em 28 de março de 1993, sendo rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico.
Atividades
Em várias centros históricos das cidades de Portugal organizam-se atividades para comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos. Neste dia os monumentos e outros espaços dos centros históricos estão abertos ao público, que os podem visitar gratuitamente, entrando em contacto com o passado destes locais.
Nesta data realizam-se exposições, torneios, provas de orientação, concertos, leituras encenadas, animações de rua, etc., tudo com o objetivo de dinamizar os centros históricos e chamar a atenção para a preservação e valorização dos mesmos.
Pode visitar um centro histórico diferente por ano ou tentar visitar mais do que um centro histórico neste dia.
O que faria se perdesse tudo? Esta é a pergunta do Dia Mundial do Backup. A data convida as pessoas a fazerem cópias de segurança, recordando a importância de fazer cópias de segurança aos dados do computador, do telemóvel, do tablet e da máquina fotográfica.
O que é um backup?
Um backup é uma cópia dos arquivos importantes guardados em dispositivos eletrónicos, como computadores fixos ou portáteis, entre outros aparelhos. Estes arquivos podem ser fotos e vídeos pessoais, documentos importantes de trabalho, dados de acesso, e-mails, etc.
Motivos para fazer backup
Além do perigo do roubo de dados pessoais, 60 milhões de computadores avariam por ano e 200 mil smartphones são perdidos ou roubados no mesmo período. 1 em 10 computadores sofre de vírus. 29% dos desastres são causados por acidentes. Fazer uma cópia de segurança dos dados mais importantes num local seguro, nem que seja uma vez por ano, ajuda a preservar a preciosa informação e a evitar as dores de cabeça derivadas da perda dos dados.
Como fazer um backup?
Esta cópia de segurança pode ser feita numa unidade externa (disco externo, pen drive, DVD, CD, cartão de memória) ou num serviço cloud (na “nuvem”).
São Benjamim nasceu no ano de 394 na Pérsia. Ele foi um diácono e mártir cristão, vítima da forte perseguição aos cristãos vivida no início do século V na Pérsia. Benjamim foi preso por um ano pela sua fé.
A sua libertação, conseguida por um embaixador, previa a condição de que ele nunca mais falasse sobre a religião cristã a qualquer um dos cortesãos. Porém, Benjamim nunca recusou uma oportunidade de pregar o cristianismo, declarando que era seu dever espalhar a palavra de Cristo e que ele nunca poderia ficar em silêncio.
O santo foi assim lançado novamente à prisão, onde foi sujeito a vários tipos de torturas. São Benjamim acabou por não resistir à tortura, falecendo em 422, no dia 31 de março, um dia que acabaria por ficar reservado para a sua celebração.
O Dia das Mentiras celebra-se com alegria (e alguma malícia) a 1 de abril. Também é conhecido como o "Dia das Petas" e é comemorado em vários países do mundo há muitos anos.
Mentiras do Dia 1 de Abril
Manda a tradição que neste dia as pessoas contem mentiras e que surpreendam os outros com fatos ou atos inesperados.
Para fazer com que as pessoas acreditem na sua história do Dia das Mentiras, deve contar algo que possa acontecer com naturalidade ou regularidade. Desta forma, conseguirá facilmente que os outros acreditem naquilo que conta e será levado a sério. Tem também de manter a seriedade e não sorrir, não piscar os olhos ou agir desconfiadamente.
Os meios noticiosos, nomeadamente os jornais, as televisões e as rádios também contam "histórias fictícias" no dia 1 de abril. Estas histórias falsas são reveladas no dia seguinte.
O motor de busca Google é outra entidade que adere ao Dia das Mentiras e anuncia novidades (falsas) no dia 1 de abril. As redes sociais são, cada vez mais, um dos locais onde proliferam as mentiras do dia 1 de abril.
Origem do Dia das Mentiras
O Dia das Mentiras surgiu por brincadeira na França, no reinado de Carlos IX. Nessa época, o ano novo era comemorado a 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes, duravam uma semana e terminavam a 1 de abril.
Em 1564, com a adoção do calendário gregoriano, o rei decidiu que o ano novo deveria passar a comemorar-se a 1 de janeiro. Alguns franceses não aceitaram a mudança no calendário e continuaram com a tradição antiga. A população que adotou o novo calendário decidiu então brincar com os "conservadores" enviando-lhes presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o passar do tempo, a brincadeira alastrou-se a outros países da Europa e, mais tarde, para outros continentes.
Todos os anos, desde 1996, que se comemora o Dia Internacional da Diversão no Trabalho no dia 1 de abril, Dia das Mentiras, ou então na quinta-feira seguinte, quando o dia 1 calha ao fim de semana.
O objetivo do dia é lembrar que o trabalho também deve ser divertido, e não apenas uma preocupação constante. Para evitar o stress e para incentivar a alegria no trabalho foi criada esta divertida data, onde vale de tudo um pouco, para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e amigável. Só não vale usar humor sarcástico ou ofensivo.
Sugestões de atividades
Fazer atividades de grupo
Ver vídeos engraçados na internet
Celebrar as conquistas publicamente, mesmo que pequenas
Dar feedback positivo
Usar roupa engraçada
Enviar emails engraçados
Escrever frases engraçadas ou calinadas dos colaboradores no mural da empresa
Fazer trabalho voluntário
Pregar pequenas mentiras/partidas aos colegas
Vantagens do humor e da diversão no trabalho
Aumenta a produtividade
Estimula a camaradagem e os relacionamentos
Melhora o trabalho em equipa
Aperfeiçoa a comunicação
Incrementa o gosto pelo trabalho, empresa, colegas e superiores
Diminui os conflitos
Reduz o stress
Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.
Dia do Livro Infantil em Portugal
Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente, que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração.
Atividades para o Dia do Livro Infantil
Existem inúmeros livros infantis de escritores nacionais e estrangeiros. Destacam-se alguns escritores de livros infantis mais adorados: Sophia de Mello Breyner Andresen, Hans Christian Andersen, Miguel Torga, José Saramago, Alice Vieira, Luis Sepúlveda, etc.
Livros para o Dia Internacional do Livro Infantil
O Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Andersen
Histórias e Contos Completos, de Hans Christian Andersen
Úrsula, a Maior, de Alice Vieira
Livro com cheiro a morango, de Alice Vieira
A Maior Flor do Mundo, de José Saramago
O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Bichos, de Miguel Torga
O Gato das Botas, Charles Perrault
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
História de um gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda
O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.
O que fazer nesse dia?
Com o objetivo de informar a população e ajudar a derrubar preconceitos, são promovidas diversas atividades a nível mundial.
Várias câmaras municipais de Portugal costumam aderir a esta iniciativa de consciencialização e iluminam os seus monumentos de azul, algo que é repetido pelo mundo inteiro.
Também realizam-se seminários, entregam-se pulseiras e laços de cor azul alusivas ao autismo, assim como veste-se uma peça de roupa azul, ou acende-se uma vela desta cor, entre outras atividades.
Outra iniciativa que decorre é a angariação de fundos e sessões informativas para professores, educadores, cuidadores de saúde e pais.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
O que é o autismo?
O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida. Este transtorno apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial.
Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.
Em Portugal destaca-se a ação da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, cuja missão é defender os direitos das pessoas com autismo.
O objetivo do Dia Mundial do Rato é fazer com que o pequeno bicho seja reconhecido como um animal de estimação e de companhia para pessoas de todas as idades. Combater o preconceito da sociedade para com os pequenos roedores e manifestar o gosto por estes animais são outros objetivos desta data.
Segundo os seus donos, os ratos são animais inteligentes, amigáveis, leais e cativantes, constituindo-se como uma grande companhia. Os ratos gostam normalmente de festas na cabeça e que lhes cocem as orelhas.
O dia foi criado em 2002 por amantes de ratos, tendo sido escolhido o dia 4 de abril em homenagem à “Ratlist”, uma lista de email criada neste dia 4, dedicada a espalhar a discussão e o amor pelos pequenos roedores.
Ratos famosos
Mickey
Jerry
Topo Gigio
Fievel
Ratatouille
Stuart Little
Speedy Gonzalez
Itchy
Músicas sobre ratos
Rats – Pearl Jam
King Rat – Modest Mouse
Year Of The Rat - Badly Drawn Boy
Rat In Mi Kitchen - UB40
Gartloney Rats – The Pogues
I Think I Smell A Rat – The White Stripes
Ratos - Linda Martini
Rat Race - The Specials
Rat Trap - The Boomtown Rats
Factos sobre os ratos
Um rato selvagem vive cerca de ano e meio enquanto um rato doméstico cerca de três anos.
Um par de ratos pode gerar uma colónia de 2 mil ratos.
Um par de ratos deixa cair 1.000.000 de pelos por ano.
As fêmeas têm um período de gestação de 22 a 24 dias.
Um rato come 30 gramas por dia.
Os ratos machos tendem a ficar quietos enquanto lhe fazem festas ao contrário das fêmeas.
O dia foi criado pelas Nações Unidas em 2006, com o objetivo de sensibilizar o público sobre o perigo das minas terrestres antipessoais e de promover o processo de limpeza destas minas.
As minas terrestres são armas que se compram a baixo custo e que se escondem facilmente debaixo da terra. Já a sua remoção é difícil e demorada. As minas são plantadas durante os conflitos armados, sem registo da sua localização, tornando as populações civis as principais vítimas, mesmo passados anos sobre os conflitos.
Anualmente morrem cerca de 5 mil pessoas vítimas de minas terrestres, e muitas mais ficam mutiladas.
Colômbia, Afeganistão, Myanmar, Camboja e Paquistão são os países com mais vítimas de minas. Já os países identificados com produtores de minas são: Birmânia, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Cuba, Estados Unidos, Índia, Irão, Paquistão, Rússia, Singapura e Vietname.
O Domingo de Ramos é uma festa móvel, que se celebra no domingo anterior ao Domingo de Páscoa.
Nesse dia, que não é feriado e marca o início da Semana Santa, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.
Nessa ocasião, as pessoas receberam Jesus abanando ramos de oliveira e palmeira, os quais representam a vitória de Jesus, um rei humilde que entra na cidade montado em um jumentinho, o qual além da humildade, representa a paz, o inverso do cavalo, que remete à guerra.
Tradições do Domingo de Ramos
Como forma de lembrar a data, os católicos costumam levar ramos para a missa para serem benzidos. Também é comum encontrar-se ramos de palmeiras colocados em forma de cruz nas igrejas e nas ruas.
Outra tradição do Domingo de Ramos é o costume de os afilhados oferecerem flores ou ramos aos seus padrinhos e madrinhas, os quais, no domingo seguinte, retribuem o gesto com o "folar", isto é, como a prenda da Páscoa.
Procissão do Domingo de Ramos
No Domingo de Ramos realizam-se procissões de norte a sul de Portugal, com diversas paragens, retratando-se a Paixão de Cristo.
Autênticos mares de flores são preparados para a procissão passar, tornando este evento numa grande atração para as famílias e para os turistas.
Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.
A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas:
evita o excesso de peso e a obesidade
previne o aparecimento de doenças
reduz a tensão arterial
melhoria da auto estima
redução do stress
contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico
O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.
A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.
Dia Mundial da Atividade Física em Portugal
No dia 6 de abril decorrem várias atividades para promover a prática de exercício físico. Aulas em grupos e caminhadas são algumas das iniciativas desenvolvidas por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data e para levar as pessoas a praticarem desporto. Seja sozinho ou acompanhado, o obrigatório neste dia é mesmo fazer exercício.
Sugestões para o Dia Mundial da Atividade Física
Fazer uma caminhada
correr
jogar futebol
jogar basquetebol
praticar ténis
andar de bicicleta
ir ao ginásio
fazer 30 minutos de exercício físico em casa
Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz
O Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz celebra-se a 6 de abril.
Data do Dia Internacional do Desporto
A Assembleia-Geral da ONU festeja o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz todos os anos. A data foi instituída pela ONU em agosto de 2013. Foi escolhido o dia 6 de abril já que foi neste dia se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, em 1896. Em 2014 celebrou-se pela primeira vez o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.
Este dia é um complemento ao Dia Olímpico.
Atividades do Dia Internacional do Desporto
Nesta dia realizam-se colóquios, eventos desportivos e homenagens a desportistas por todo o mundo, entre outras atividades relativas ao desporto e à paz.
O Dia Internacional do Cigano celebra-se a 8 de abril.
O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida por essa comunidade.
Neste dia realizam-se atividades em Portugal, como exposições de fotografia sobre a cultura cigana e tertúlias sobre a sua integração.
Ciganos dançando
Origem do Dia mundial do cigano
É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril, pois foi nessa data que se realizou o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. A data foi institucionalizada pela ONU, como International Romani Day.
Quem são os ciganos?
Os ciganos representam a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho.
Sua cultura é fundamentalmente ágrafa, pelo que o desconhecimento corrobora o preconceito contra a comunidade cigana.
As roupas coloridas, os adereços de metal, a fala rápida, a música e a dança animada são alguns aspetos facilmente destacáveis na cultura cigana, marcada por um sentimento de união e por um estilo de vida nómada.
Em Portugal festeja-se também o Dia Nacional do Cigano a 24 de junho.
Sábado Santo, Dia do Senhor ou Sábado de Aleluia é o dia a seguir à Sexta-Feira Santa e que antecede a Páscoa.
Este dia, que é o segundo do Tríduo Pascal, celebra o repouso de Jesus Cristo no túmulo após o martírio e a crucificação. Este é, assim, um dia de silêncio e de meditação, em que se contempla o mundo sem Cristo e sem a esperança da ressurreição.
Nas igrejas católicas romanas evitam-se as decorações e a administração dos sacramentos. É feita a Vigília Pascal, celebração que tem inicio com as luzes da igreja apagadas, porque nesse dia o círio é acesso.
O Círio Pascal, uma vela grande que traz inscrito o ano e as letras Alfa e Ômega, simboliza a luz de Cristo e é usado para acender a vela nas celebrações do Batismo.
Na Igreja Ortodoxa, este dia é conhecido como Grande Sábado, onde o espírito de Jesus terá descido ao inferno e levado para o paraíso as almas dos justos por lá perdidas.
Já nas tradições ortodoxas coptas, etíopes e eritreias, este dia é conhecido como o Sábado de Alegria.
Neste dia internacional da doença de Parkinson realizam-se iniciativas pelo mundo inteiro com o objetivo de informar e consciencializar a população mundial para a doença. A população pode aderir às iniciativas e ainda fazer donativos para a pesquisa e para o combate à doença.
Foi a 11 de abril de 1755 que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817. Esta dia é uma iniciativa da Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA - European Parkinson's Disease Association).
Sintomas de Parkinson
tremores quando em repouso
rigidez muscular
lentidão de movimentos
dificuldade em realizar movimentos repetitivos
alterações no equilíbrio quando em movimento.
Doença de Parkinson em Portugal
A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, pautada pela destruição das células nervosas. Esta doença ataca cerca de 20 mil portugueses, de ambos os sexos, com uma ligeira preponderância para o sexo masculino. Estima-se que no mundo existam 10 milhões de doentes de Parkinson.
O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos.
Esta data visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou de demonstrar amor e carinho por outra pessoa.
Acredita-se que se celebrou a data pela primeira vez a 13 de abril de 1882. Atualmente também se celebra o Dia Internacional do Beijo a 6 de julho no Reino Unido e noutros locais do mundo.
Benefícios do beijo
Beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico.
Beijar emagrece - queimamos calorias enquanto beijamos. Ao beijar está a queimar, em média, 12 calorias.
Beijar alivia o stress - o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento. Quantas vezes não bastou um simples beijo para acalmar?
Beijar promove o bem estar - quando beijamos o batimento cardíaco aumenta e consequentemente a oxigenação das células é maior, melhorando as funções circulatórias do organismo.
No dia do beijo não pode deixar de beijar quem mais ama.
Significado dos beijos
Os apaixonados trocam beijos na boca, os amigos beijam na face, seja com um, dois ou até três beijos! Para mostrar respeito e admiração por alguém podemos beijar a mão. Curiosamente, as crianças recebem muitas vezes beijos na testa, em forma de bênção.
Beijos famosos
O "Beijo" de Gustav Klimt
O "Beijo" de Rodin
O beijo de Judas
O beijo de "E Tudo o Vento Levou"
O beijo da "Bela Adormecida"
O beijo de "A Dama e o Vagabundo"
O beijo de "Titanic"
Beijo mais longo do mundo
O beijo mais longo do mundo foi dado em 2013 por Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat. O casal tailandês deu um beijo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos, entrando para o Guinness World Records.
O Dia de São Hermenegildo festeja-se a 13 de abril.
Hermenegildo nasceu por volta de 564 e faleceu a 13 de abril de 585 em Terragona. Foi um príncipe visigodo que acabou martirizado por ordem do próprio pai.
Filho do rei Leovigildo, Hermenegildo e seu irmão Recaredo foram educados no arianismo dos visigodos, sendo nomeados príncipes de Sevilha e Toledo, respetivamente. Hermenegildo casou-se com uma princesa católica, Ingonda, que era sobrinha da segunda mulher de Leovigildo, que a todo o custo a tentou converter ao arianismo.
As tensões familiares levaram ao exílio de Hermenegildo em Sevilha, onde se converteu ao cristianismo e teceu um plano para se insurgir contra o pai. Hermenegildo foi derrotado ao fim de anos e foi preso pelo pai, na esperança que o cárcere mudasse as ideias do filho. Hermenegildo não recuou, mesmo perante a ameaça do pai de tirar o seu título, dizendo Hermenegildo que nada lhe custava renunciar à coroa terrestre, pois já tinha garantida a coroa celeste.
Num sábado santo, antes de Páscoa, Hermenegildo pediu para ser confessado e para receber a comunhão na prisão por um padre católico, mas o pai enviou-lhe em vez um bispo ariano. Hermenegildo recusou-se e o rei ordenou então que decepassem a cabeça de Hermenegildo com um machado. Nessa noite ouviram-se músicas celestes e viram-se luzes nos céus, segundo relatos de São Gregório.
O grande milagre de São Hermenegildo consistiu, contudo, na conversão privada de seu pai ao cristianismo, que ainda apontou o filho Recaredo à sua sucessão. Recaredo, irmão de Hermenegildo, viria a governar com prudência, tendo também se convertido ao cristianismo e abandonando a heresia ariana.
O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril.
A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.
No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce.
Esta data foi comemorada pela primeira vez em 2003.
Cuidados a ter com a voz
Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
Beber bastante água e praticar exercício físico
Não gritar em excesso nem em tom agudo
Falar pausadamente
Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
Dormir bem
Sinais de alerta a ter em conta
Alterações na voz
Tosse frequente
Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
Pigarreia ou rouquidão com frequência
Esteja atento à sua voz e identifique possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.
Vozes famosas
Morgan Freeman
Elvis Presley
Aretha Franklin
Nat King Cole
Freddy Mercury
Frank Sinatra
Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico.
É desenvolvida desde 1989 pela Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo e que foi fundada por Frank Schnabel em 1963.
O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas.
Neste dia é tradição acender os vários monumentos do mundo com luzes vermelhas, chamando a atenção para as pessoas com desordens sanguíneas.
Hemofilia
A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.
Esta é uma afeção hereditária, transmitida pelas mulheres, que ataca sobretudo os homens. A forma mais comum de desordem é a hemofilia A, presente em 1 de 5.000-10.000 nascimentos masculinos. Já a hemofilia B acontece em aproximadamente 1 de 20,000-34,000 nascimentos masculinos.
Não existe um registo nacional sobre a hemofilia em Portugal, estimando-se que exista um milhar de pessoas com esta doença em Portugal.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril.
A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.
Neste dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como visitas e entradas gratuitas nos monumentos. Ao longo da semana que integra este dia, também se realizam comemorações por todo o país, todos os anos com um novo tema.
Monumentos e sítios abertos em Portugal
Neste dia estarão abertos ao público locais como:
Serralves
Museu do Vinho do Porto
Casa do Infante
Museu Nacional Soares dos Reis
Museu Bordalo Pinheiro
Museu Interactivo do Megalitismo de Mora
Museu Nacional do Azulejo
Padrão dos Descobrimentos
Palácio de São Bento
Panteão Nacional
Museu dos Biscainhos
Pode conhecer todo o programa de atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios por localidade no site da Direção-Geral do Património Cultural.
Monumentos mais visitados em Portugal
Mosteiro dos Jerónimos
Torre de Belém
Mosteiro da Batalha
O Palácio Nacional de Mafra é o palácio mais visitado, enquanto que o Museu Nacional dos Coches é o museu mais visitado em Portugal.
Os estrangeiros representam 85% das entradas nos monumentos nacionais, enquanto que 61% das entradas nos museus e palácios são feitas por portugueses.
Origem da data
A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.
Todos os anos, a 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra.
Origem da data
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.
A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Atividades
Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Neste dia de cariz educativo escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas, entre outras atividades.
É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo.
O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja. Este ato será uma espécie de semente para regar durante o resto do ano.
Impacto ambiental
Investigadores e associações ambientalistas alertam para o perigo e consequências do aquecimento global da Terra, nomeadamente:
aumento da temperatura global da Terra;
extinção de espécies animais;
aumento do nível dos oceanos;
escassez de água potável;
maior número de catástrofes naturais, como tempestades, secas e ondas de calor.
A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.
Atividades
No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades. Neste dia, algumas livrarias promovem compras de livros com descontos.
Uma sugestão de celebração é partilhar a(s) sua(s) obra(s) preferida(s) com os outros. Outra sugestão é começar a ler um novo livro.
Origem da data
A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.
Livros famosos
Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
A Ilíada, Homero
As Mil e Uma Noites
A Bíblia
Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
Os Miseráveis, Victor Hugo
Dom Quixote, Cervantes
Romeu e Julieta, William Shakespeare
Lolita, Vladimir Nabokov
Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
Guerra e Paz, Liev Tolstói
1984, George Orwell
Oliver Twist, Charles Dickens
As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
A Metamorfose, Franz Kafka
O Dia Mundial do Escutismo celebra-se a 23 de abril em todo o mundo.
Esta data é conhecida também como o Dia de São Jorge. Esta santo, que na lenda venceu um dragão, é o patrono mundial do escutismo.
O escutismo nasceu em Inglaterra, com Baden-Powell, que confiou a São Jorge, o santo protetor e patrono de Inglaterra, o movimento escutista mundial.
O escutismo apela ao sentido de entreajuda, à união e ao despertar da coragem e da força, com um desejo de cumprir a vontade de Deus, à imagem de São Jorge. É o sentido prático que caracteriza o escuteiro.
As pessoas, as atividades como as caminhadas, os acampamentos e os encontros entre agrupamentos são alguns dos aspetos que os escuteiros referem como os mais positivos no escutismo.
Em Portugal destacam-se duas organizações escutistas: os Escoteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas (CNE).
O Dia Nacional de Educação de Surdos tem lugar todos os anos a 23 de abril.
Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.
As atividades desde dia consistem em fóruns comemorativos, exposições, encontros de adultos e jovens surdos com partilha de experiências, entre outras. As atividades visam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e ainda a afirmação da linguagem gestual.
Língua Gestual Portuguesa
A comunidade falante de Língua Gestual Portuguesa (LGP) é composta por mais de 30 mil pessoas. O número de intérpretes, que são obrigados a ter um curso superior, é de cerca de 150. Em Portugal não existem escolas exclusivas para alunos surdos, sendo os estudantes incorporados em instituições, com turmas constituídas por jovens surdos.