Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O Dia Internacional do Piercing Corporal comemora-se anualmente a 28 de junho.
Foi escolhido este dia por ser a data de aniversário de James Mark Ward (Jim Ward), o norte-americano que abriu o primeiro estúdio profissional de piercing na Califórnia em 1978: o Gauntlet. A data terá sido criada por um amigo de Jim Ward para promover padrões de segurança pela indústria e para continuar o legado de Ward.
Esta data celebra a arte da perfuração corporal e todos os profissionais da indústria. Estão também de parabéns todas as pessoas com piercings espalhadas pelo mundo. Acredita-se que esta arte de modificação corporal data já da pré-história, sendo utilizada quer por homens quer por mulheres, com diferentes fins, desde rituais de passagem, rituais religiosos, ornamentação corporal, entre outros.
Neste dia é possível fazer e comprar piercings a preços especiais, tornando-se assim este o dia do ano ideal para se ser ousado e para se mudar a imagem através da perfuraração do corpo.
O Dia de São Pedro comemora-se em Portugal a 29 de junho.
Tal como São João e Santo António, São Pedro é um santo popular muito estimado. É o último santo popular de acordo com as datas, apesar das cantigas populares.
Este dia é também conhecido como o dia São Pedro e São Paulo. Julga-se que 29 de junho é a data do aniversário da morte destes santos. Neste dia, celebra-se também o Dia do Papa, visto São Pedro ter sido o primeiro Papa da Igreja Católica.
Para diferenciar São Pedro de outros santos homónimos, costuma-se designá-lo como São Pedro Apóstolo.
História de São Pedro
São Pedro nasceu em Betsaida, na Galileia, e era pescador. Ele conheceu Jesus em Betânia, através de seu irmão André.
Seu nome original era Simão, mas Jesus lhe chamou de Cefas (Rocha, do grego Petros), cuja tradução é Pedro, e o instituiu como líder da Igreja: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16:18).
Ao seguir o Messias, Pedro abandonou seu passado como pescador de peixes e se tornou pescador de homens como um dos doze apóstolos. Após a ressurreição de Cristo, Pedro seguiu na sua missão de erguer a Igreja.
Em Jerusalém, São Pedro encontrou-se com São Paulo, e o apoiou na decisão de expandir o cristianismo também para os não judeus.
A tradição católica considera São Pedro como o primeiro Papa. O martírio de São Pedro ocorreu em Roma, sendo crucificado de cabeça para baixo na Colina Vaticana, provavelmente no ano de 64 d.C.
Na Bíblia, a trajetória de São Pedro pode ser lida nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Além disso, ele escreveu também duas epístolas e há registo de sua vida nos livros de Atos dos Apóstolos e nas epístolas de Paulo.
Tradições de São Pedro
A data é celebrada no mês dos santos populares - junho - e a tradição manda que a população festeje a data decorando as ruas com várias cores e manjericos.
Cidade de Setúbal enfeitada para a festa de São Pedro
Procissões, bailes e marchas populares são organizadas nas ruas e a música está sempre presente. Na gastronomia, a sardinha assada, o pimento, broa, caldo verde e vinho são os elementos principais da festa.
Festas de São Pedro em Portugal
Algumas cidades celebram o feriado municipal no dia de São Pedro, como por exemplo: Póvoa de Varzim, Sintra, Montijo, Évora, Castro Verde, São Pedro do Sul, Seixal, Macedo de Cavaleiros, Ribeira Grande, Felgueiras e Bombarral.
Assim, para celebrar o São Pedro com euforia, estes são os principais destinos a visitar.
São Paulo e São Pedro celebram-se ambos a 29 de junho, data em que se julga a ocorrência do martírio de ambos. Os santos são considerados os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva pela sua pregação e fé.
História de São Paulo
Paulo, que tinha como nome antes da conversão Saulo ou Saul, também era conhecido como Paulo de Tarso, cidade da Turquia onde nasceu, entre 15 e 5 a.C.
De perseguidor dos primeiros discípulos de Jesus em Jerusalém, Paulo passou a ser um seguidor de Jesus, a caminho de Damasco, após ter uma visão do Messias que o cegou por três dias.
A Bíblia registra o momento do encontro em Atos 9:3-5: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues.”
São Paulo terá escrito treze Epístolas e levado à formação de comunidades dominadas por grupos gentios, o que lhe valeu o epíteto de "Apóstolo dos gentios".
São Paulo acabaria por ser também ele perseguido pela sua fé, morrendo decapitado. É representado tradicionalmente com uma espada e com um livro. É o santo padroeiro dos autores, dos editores e da imprensa.
Tradição e festejos no dia de São Paulo
O dia de São Paulo é celebrado em junho, mês dos santos populares. Nesse período, ruas são decoradas em cores e manjericos, com realização de festas litúrgicas e romarias pela Igreja.
São Paulo, conhecido como “apóstolo dos gentios”, é patrono dos caminheiros, sendo escolhido para IV Secção pelo exemplo de “caminho”.
O Dia Internacional da Lama celebra-se a 29 de junho.
O objetivo deste dia é ligar as crianças de todo o mundo pela terra, através de brincadeiras na lama. É um dia de celebração na natureza, de libertar as crianças existentes em todos os homens e mulheres e de sujar as mãos e os pés, juntamente com outras pessoas.
Ao contrário do que se pensa, em vez de viver num ambiente estável (o que torna o corpo vulnerável), entrar em contacto com a lama e com algumas bactérias traz vantagens, já que ajuda a desenvolver o sistema imunológico.
Origem
A origem do Dia Internacional da Lama remonta a 2009, num evento do World Forum, em que surgiu a ideia de unir as crianças do mundo através da própria terra. Desde então todos os anos se celebra a data a 29 de junho, em vários países do mundo, com participantes de todas as idades, raças e religiões, provando que todos somos iguais (sobretudo quando cobertos com lama).
Atividades
Neste dia pode:
encher o jardim de lama e brincar com os filhos
Disponibilizar uma piscina insuflável com lama para as crianças brincarem
Tirar muitas fotos no dia da lama
Partilhar histórias deste dia
Fazer esculturas de lama
Fazer máscaras de lama
Aconselha-se a utilizar roupa velha na lama, pois a roupa usada neste dia pode não voltar ao que era depois de tantas brincadeiras na lama e da lavagem.
A razão de se comemorar o Dia do Papa a 29 de junho prende-se com o facto de este ser o Dia de São Pedro. Este santo foi considerado um dos pilares da Igreja Católica e primeiro Papa. A origem do seu nome advém de “pedra, rochedo”, sendo visto São Pedro como a primeira pedra da Igreja de Cristo.
O objetivo deste dia é prestar homenagem ao trabalho do líder mundial da Igreja Católica, o sumo pontífice. O Papa tem o poder de disseminar entre todos os membros do clero e pelos milhões de católicos a palavra de Deus. Acredita-se que palavra Papa provém do latim Papa e do grego Pappas, uma palavra carinhosa para pai.
O atual e 266º Papa é Francisco, com nome de nascimento Jorge Mario Bergoglio, natural de Buenos Aires. Francisco sucedeu a Bento XVI em 2013, que abdicou ao papado.
O Papa Francisco é pontífice desde 13 de março de 2013
Sabia que?
O Apóstolo Pedro foi o primeiro Papa e ainda o Papa com o pontificado mais longo (37 anos).
O Papa Estevão II foi o Papa com o pontificado mais curto (3 dias) tendo falecido antes da consagração.
A esmagadora maioria dos Papas tem origem italiana (212 Papas italianos num total de 269 Papas).
Já existiram dois Papas portugueses.
O Papa Francisco é o primeiro Papa nascido no continente americano, o primeiro latino-americano, o primeiro do hemisfério sul e o primeiro a usar o nome de Francisco.
O posto de Papa é vitalício. O único papa que abdicou na Idade Contemporânea foi Bento XVI, em 2013, tornando-se "Papa Emérito”.
O papamóvel foi introduzido pelo Papa João Paulo II, que aboliu o transporte do Papa em cadeira por doze homens e a ventilação com penas brancas de avestruz.
O Dia Mundial das Redes Sociais acontece a 30 de junho.
A data foi criada pelo site Mashable em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social, celebrando-se anualmente a 30 de junho desde então. Portugal associou-se à data logo em 2010.
O dia é comemorado com a organização de encontros informais de pessoas de todo o mundo por meios tecnológicos ou presencialmente. Alguns eventos são transmitidos online em direto e são abertos a todos, para tornar a data verdadeiramente social. O destaque dos encontros vai para a partilha de conhecimentos sobre as áreas transversais às redes sociais e sobre as especificidades destas.
De facto, a cada dia que passa as redes sociais ganham mais importância. Apesar de certas redes sociais pioneiras como o Myspace já não serem relevantes, outras tornaram-se obsessões, como o Facebook e o Twitter. As próprias empresas reconheceram a importância das redes sociais, recorrendo a sites como o LinkedIn para contratar trabalhadores. Snapshat, Vine e Instagram são outros exemplos de plataformas sociais populares.
De nome oficial “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”, o Dia da Madeira celebra a autonomia da Região Autónoma da Madeira concedida por Portugal na Constituição Portuguesa de 1976, data em que a ilha ganhou poder legislativo.
Este dia é feriado na Região Autónoma da Madeira e é marcado pela realização de variadas atividades. São disso exemplo concertos, espetáculos de dança, salva de foguetes e girândolas, sessões solenes na Assembleia Legislativa Regional, deposição de flores no monumento à Autonomia, imposição solene das insígnias honoríficas madeirenses, missa Te DBandeira da Madeiraeum na Sé Catedral do Funchal, etc.
Bandeira da Região Autónoma da Madeira
História da Madeira
A Ilha da Madeira foi descoberta em 1419 por Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco, mas sua colonização começou somente em 1425. Antes, haviam descoberto o Porto Santo, em 1418.
O nome, atribuído por esses navegadores portugueses, decorre da quantidade de madeira existente nessa ilha.
Em 1440, o arquipélago da Madeira foi dividido pelo sistema de capitanias: Machico, Porto Santo e Funchal. Hoje, a Madeira é dividida em 11 concelhos: Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana e São Vicente.
A sua economia passou desde o início pela cultura da cana-de-açúcar, pelo vinho e, mais tarde, pelo setor turístico, tendo já sido eleita Melhor Destino Insular da Europa.
O Dia Mundial das Bibliotecas celebra-se a 1 de julho.
Este dia via enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas. O Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas refere-se à biblioteca pública como uma porta de acesso local ao conhecimento fulcral para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.
Em vários países do mundo se realizam atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural. Entre estas iniciativas destacam-se as bibliotecas itinerantes, móveis, que possibilitam o livre acesso a livros, revistas e jornais em locais públicos, as sessões de leituras e os encontros de autores e leitores.
O Dia Mundial das Bibliotecas é o dia ideal para se dirigir a uma biblioteca e requisitar um livro ou então para partilhar o livro da sua vida com outras pessoas e para conhecer novos livros pelos quais se pode apaixonar.
O Dia Mundial do Salvamento comemora-se a 1 de julho.
Este dia tem como objetivo divulgar os processos de salvamento existentes nas praias para que os banhistas se familiarizem com os mesmos e para que não entrem em pânico numa situação crítica.
Nesta data fazem-se demonstrações dos meios e processos de salvamento que os nadadores salvadores utilizam durante um salvamento, como pranchas e bóias. É também divulgado o que se deve fazer para prevenir acidentes na água, como pedir ajuda na água e como agir numa emergência, prestando primeiros socorros.
Foi em 1979 que a Fedération International de Salvetage et des Sports Utilitaires sugeriu à World Life Saving a criação do Dia Mundial do Salvamento, a comemorar a 1 de julho ou no primeiro domingo deste mês.
O Dia Internacional da Piada observa-se anualmente a 1 de julho.
Trata-se de uma data não oficial, mas que é comemorada por todo o mundo com pompa e circunstância. Os países partilham as suas maiores piadas numa tentativa de dar ao mundo um sorriso de orelha a orelha, afastando toda a tristeza, drama e negatividade logo no abrir da segunda metade do calendário gregoriano.
Origem do dia da piada
A data terá sido criada por Wayne Reinagel em 1994, para promover os seus livros de anedotas.
Como o mundo já tem problemas e infelicidades que cheguem, a ideia da data é rir e afastar as insatisfações, começando a segunda metade do ano com uma nova mentalidade.
Como celebrar o dia da piada?
Grupo de jovens rindo
Neste dia deve-se partilhar anedotas com os amigos e familiares verbalmente ou pela internet e aprender novas piadas para incluir no reportório. Pode ler livros de anedotas e organizar concursos, ou então pregar uma partida inofensiva a um colega.
As piadas mais partilhadas no Dia Internacional da Piada são as piadas relacionadas com os países e com as nacionalidades. Para tornar a data realmente internacional são contadas e partilhadas na internet anedotas relativas a cada país, dando-se aos outros a oportunidade de rir sobre o que caracteriza os países e os povos.
Sabia que?
Uma criança até aos 4 anos ri-se entre 200 e 300 vezes ao dia, enquanto um adulto só se ri entre 4 e 20 vezes ao dia.
O Dia da Polícia da Segurança Pública comemora-se a 2 de julho.
Foi a 2 de julho de 1867 que se fundou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em Portugal por decreto do rei D. Luís I. A PSP garante assim a segurança dos portugueses todos os dias há século e meio. O objetivo do dia é agradecer o serviço e esforço das forças policiais portuguesas. As missões da PSP passam pela defesa da legalidade democrática, da garantia da segurança interna e da defesa dos direitos dos cidadãos.
Neste dia realizam-se em Portugal cerimónias comemorativas com a presença de pessoas ilustres como o Presidente da República. As cerimónias consistem, entre outras, na entrega de medalhas a elementos policiais pelo seu mérito e na homenagem de polícias que faleceram em serviço.
Conhecido mundialmente como World UFO Day, este dia convida as pessoas de todo o mundo a olharem para o céu em busca de objetos voadores não identificados.
Origem do dia
O primeiro dia internacional do OVNI surgiu a 2 de julho de 2001 mas no passado também se celebrou a data a 24 de junho. Para evitar confusões, a WUFODO (World UFO Day Organization) declarou o dia 2 de julho como o dia oficial da celebração. Foi nesta data que supostamente se verificou a queda de um OVNI em Roswell, nos Estados Unidos, em 1947. Já o dia 24 de junho foi o dia em que o aviador Kenneth Arnold relatou aquele que é considerado o primeiro avistamento de OVNI nos Estados Unidos, também em 1947.
Atividades
Neste dia pode entre outros:
Procurar por um OVNI no céu.
Tirar fotografias a objetos estranhos no céu.
Fazer um OVNI com um boomerang, disco ou através de legos.
Assistir a alguns episódios da série Ficheiros Secretos.
Ver um filme de ficção científica como por exemplo os “Encontros Imediatos do Terceiro Grau”.
Ver um documentário sobre Roswell, OVNI ou sobre a vida extraterrestre.
Partilhar histórias sobre discos voadores e raptos extraterrestres.
Usar uma t-shirt com a frase “I Want To Believe”.
Divulgar a data nas redes sociais.
Partilhar livros, vídeos e outras possíveis provas da existência de vida extraterrestre.
Discutir a possibilidade da vida extraterrestre com os amigos.
Um OVNI é uma anormalidade verificada no céu, não detetada visualmente por radares, cuja natureza não é imediatamente conhecida.
A Associação de Pesquisa OVNI (APO) estima que cerca de 105 milhões de pessoas tenham sido raptadas por extraterrestres.
O Dia Internacional Sem Sacos de Plástico ocorre a 3 de julho.
O objetivo da data é chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.
Sacos plásticos e problemas ambientais
Estima-se que um cidadão na Europa consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam no lixo ao fim de meia hora de utilização, ou então no meio-ambiente, criando-se vastas ilhas de lixo plástico nos oceanos (80% da poluição marinha). Como os animais confundem o plástico com alimentos, eles acabam por morrer pela ingestão de plástico.
Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. Apesar da gravidade da situação, apenas 2% da população recicla sacos plásticos.
Tartaruga engolindo plástico
O que fazer com os sacos plásticos?
O Dia Internacional Sem Sacos Plásticos apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o meio-ambiente, levando sempre o mesmo saco plástico para as compras, reciclando os sacos plástico ou utilizando sacos de papel.
Veja as diferentes formas de reutilizar sacos plásticos. Se quiser ser mais proactivo pode juntar-se aos eventos do International Plastic Bag Free Day no site oficial da data.
O Dia Internacional das Cooperativas, o CoopsDay, comemora-se anualmente no primeiro sábado de julho, como foi decretado pela ONU em 1992 na resolução 47/90.
Os objetivos do Dia Internacional das Cooperativas passam por divulgar o trabalho das cooperativas, por destacar as metas do movimento cooperativo internacional, em paralelismo com as metas da ONU, e por fortalecer as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais, nacionais ou internacionais).
Origem do Dia Internacional das Cooperativas
A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992. No entanto, ela foi comemorada pela primeira vez em 1995, uma vez que tinha o intuito de assinalar o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional, cuja fundação data de 1895.
Atividades do Dia Internacional das Cooperativas
Todos os anos, a Comissão para a Promoção e Progresso das Cooperativas divulga um tema para as atividades do dia.
Portugal comemora este dia com inaugurações, concursos, exibições, sessões solenes e com colóquios que contam com a presença de vários cooperadores, dirigentes cooperativos e ministros. A preocupação das atividades é o fomento do cooperativismo no nosso país.
Tipos de Cooperativa em Portugal
Em Portugal, as cooperativas são associações que podem ter a seguinte tipologia: de primeiro grau ou de interesse público. As principais diferenças entre elas resumem-se, nomeadamente, no fato de que no primeiro tipo fazem parte pessoas singulares ou coletivas, enquanto no último, há a participação do Estado.
A data recorda o lançamento do biquíni, a 5 de julho de 1946, em França. O primeiro modelo foi desenhado pelo estilista francês Louis Réard, nesse mesmo ano, mas foi somente nos anos 60 que a peça tornou-se popular.
Micheline Bernardini pousando para foto com o primeiro biquíni da história
Modelo Micheline Bernardini pousando para foto com o primeiro biquíni da história
O nome desta invenção, ousada para a altura, deriva de uma ilha no Pacífico - Bikini - que foi usada para testes com bombas nucleares. A intenção era, assim, sugerir que esta reduzida peça de roupa teria um efeito bombástico na sociedade.
E teve. A sociedade tentou resistir, até que ousadas atrizes de cinema começaram a fazer uso do biquíni. Brigitte Bardot foi a primeira a fazê-lo no filme E Deus Criou a Mulher.
Com o tempo, a peça popularizou-se e foi ficando cada vez mais ousada, até que nos anos 80 uma modelo brasileira lançou o "fio dental".
A origem dessa comemoração não é muito clara, mas o que importa é que este é o dia do ano de comer chocolate sem peso na consciência. Seja uma barra de chocolate, uma bebida, um gelado, algumas bolachas ou bombons, neste dia é obrigatório ingerir uma boa dose de chocolate.
Apesar de tudo, recomenda-se alguma moderação: alguns estudos indicam que o chocolate é mais viciante do que drogas como a cocaína.
Origem do chocolate
É curioso que o chocolate teria sido utilizado pelos Maias como moeda de troca. Para eles, o cacau era uma dádiva dos deuses, daí o seu valor. Enquanto isso, os maias serviam cacau aos guerreiros para dar-lhes força.
Quem o trouxe para a Europa foi Cristóvão Colombo, em 1502. E foi na Espanha onde começou-se a adicionar açúcar ao cacau, até ganhar popularidade na França, estendendo-se por tantos outros países.
Hoje, a indústria do chocolate movimenta milhares de euros e, em Portugal, os portugueses comem um quilo e meio de chocolate em média por ano.
Como tão adorado que é, existe também a celebração do Dia Internacional do Chocolate, a 13 de setembro.
Vários bombons expostos
Benefícios do chocolate
Para a alegria de muitos, são apontadas várias vantagens ao consumo de chocolate. Mas atenção, o chocolate que traz benefícios é o que tem mais de 70% de cacau. Assim, apenas para citar alguns benefícios comprovados cientificamente, temos:
Aumento da concentração, para os estudos ou no trabalho;
Redução no risco de ter uma doença cardíaca;
Alívio do estresse;
Proteção da pele contra os raios solares.
A data da Organização Mundial da Saúde visa alertar as pessoas sobre a importância do tratamento das alergias, visto que em certos caso as alergias podem provocar a morte. Neste dia pode informar-se melhor sobre as alergias e visitar o médico de família, por exemplo.
Em maio celebra-se também o Dia Mundial da Asma e em dezembro o Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica.
Alergias mais comuns
As alergias mais comuns em Portugal são as alimentares e as respiratórias (pólenes, ácaros, fungos, pelos de animais).
Nos adultos, as alergias alimentares mais frequentes são aos peixes, mariscos e certas frutas. Nas crianças, as alergias alimentares mais comuns são às proteínas do leite de vaca, mariscos e ovos.
As alergias alimentares manifestam-se com coceira e inchaços nos lábios, vómitos, diarreia, pele irritadiça e rouquidão. As alergias respiratórias provocam espirros, falta de ar, coriza, tosse, coceira nos olhos e dores de cabeça. Já as alergias a medicamentos podem provocar náusea, vómitos ou dificuldades respiratórias.
Sabia que?
Estima-se que metade dos europeus sofre de alergias.
Um terço das crianças europeias sofre de alergias.
Um lençol pode conter um milhão e meio de ácaros, mas deixar a cama por fazer por meia hora é suficiente para os matar.
Em Portugal, as doenças respiratórias são responsáveis por 15 milhões de dias de baixa anuais, por cinco milhões de consultas e 1,8 milhões de idas às urgências.
O Dia Mundial pelo Desarmamento ocorre a 9 de julho.
O objetivo deste Dia Internacional do Desarmamento é retirar o maior número possível de armas de fogo de circulação, de forma a diminuir as mortes, os feridos e a violência em geral.
O tema é tão importante que, na ONU, funcionam órgãos exclusivamente a trabalhar na questão do desarmamento.
Cada país do mundo tem a sua legislação relativamente ao comércio e ao porte de armas. Com o aumento dos ataques terroristas a pressão sobre os governos para mudar a legislação aumenta, em países como os Estados Unidos, por exemplo.
As iniciativas do dia do desarmamento variam de país para país. Entre elas destacam-se as marchas silenciosas de protesto contra as armas, os cortejos de homenagem a vítimas e a destruição de armas de fogo.
Pesquisas realizadas mostram que o Brasil é o país onde mais se mata com armas de fogo. A posição seguinte é ocupada pelos Estados Unidos. Juntos, ambos são responsáveis por mais de 30% de mortes à bala em todo o mundo.
Em Portugal, a estimativa é de que existam mais um milhão e meio de armas ilegais, ainda que no país o porte de armas seja permitido mediante licença entregue na PSP ou na GNR.
A data celebra uma das mais adoradas invenções culinárias da história da humanidade: a pizza.
Para celebrar devidamente o dia é necessário comer nem que seja só uma fatia de pizza. Para os mais arrojados, recomenda-se experimentar um rodízio de pizza.
A data surgiu no Brasil, mas em Portugal também se festeja a data, com algumas pizzarias a colocarem os seus pratos a preços especiais neste dia.
Origem da Pizza
Acredita-se que a pizza terá surgido com os egípcios há mais de 5 mil anos, pois foram estes os primeiros a misturar farinha com água e assá-los em fornos rústicos.
A massa era apelidada de "pão de abraão" e tinha o nome de “píscea”. Os fenícios acrescentavam carne e cebola ao pão, mas foram os italianos que adicionaram tomate, ervas regionais e azeite de oliva à receita, e que tornaram o alimento popular, depois deste chegar ao porto de Nápoles.
Na sua origem era um prato fechado, tal como o calzone e ficou conhecido por matar a fome aos pobres no sul de Itália.
Sabia que?
A maior pizza do mundo foi feita em Itália, com 40 metros de diâmetro. Recebeu o nome de “Ottavia” em honra ao primeiro imperador romano.
A primeira pizzaria de que se tem registo é a Port'Alba em Nápoles (criada em 1738). Ela juntava artistas famosos da época, como por exemplo Alexandre Dumas.
Os maiores consumidores de pizza são os norte-americanos e os brasileiros.
Foi a 11 de julho de 1987 que o contador mundial de população chegou aos cinco biliões de pessoas, inspirando a ONU a criar este dia em 1989 e a comemorar anualmente esta efeméride a 11 de julho.
Estima-se que a evolução da população mundial registe um aumento anual de 75 milhões de pessoas. Quanto à distribuição da população mundial, a maior parte da população encontra-se na Ásia, com a China e a Índia no topo dos países mais populosos do mundo.
O objetivo do Dia Mundial da População é alertar para o planeamento e o desenvolvimento populacional e encontrar soluções para tais questões, quando muita gente não tem acesso a cuidados de saúde, por exemplo. Outro problema sério é a escassez dos alimentos, sendo que a sua distribuição é desequilibrada, com abundância nos países desenvolvidos e carência nos países subdesenvolvidos. A poluição, as epidemias e o uso de contraceptivos são outros temas relacionados com a população mundial abordados pela ONU nesta data.
Todos os anos o dia realiza-se à volta de um tema específico. Através da consciencialização proposta nessa data espera-se auxiliar as mulheres a planear as suas famílias - o que consiste num direito humano - e, assim, prevenir milhões de nascimentos.
O Dia Mundial do Rock celebra-se a alto e bom som a 13 de julho.
Origem
É neste dia que o rock se faz ouvir em especial por todo o mundo, graças ao festival Live Aid organizado por Bob Geldof e Midge Ure a 13 de julho de 1985. O evento dividido por concertos em Londres, Filadélfia, Sidney, Moscovo e Japão foi transmitido para cerca de 1,5 biliões de pessoas no mundo. O objetivo era arrecadar fundos para travar a fome na Etiópia.
O festival Live Aid foi um marco da história do rock
Desde então, a 13 de julho celebra-se o poder da música rock em unir as pessoas e de lhes trazer alegria aos ouvidos e corações.
Atividades para o dia do rock
Neste dia realizam-se eventos por todo o mundo, como concertos (livres em vários casos), exposições, mercados de rua sob a temática da música, festas musicais com programas especiais, etc.
Confira as nossas sugestões do que você pode fazer nesse dia:
Tirar o pó aos discos de vinil
Ouvir os três discos preferidos
Escutar alguns dos melhores discos rock de sempre
Fazer uma maratona de música rock no YouTube ou no Spotify
Ir a um concerto rock
Ensaiar com a sua banda
Fazer karaoke
Vestir uma t-shirt da banda preferida
Partilhar músicas rock nas redes sociais
Ver um documentário ou filme ficcional sobre música
O Dia Mundial da Liberdade de Pensamento ocorre anualmente a 14 de julho.
A liberdade de pensamento é um direito consagrado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, adotada a 10 de dezembro de 1948. Segundo o artigo 18:
“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
Ser livre para pensar é o expoente da liberdade individual.
Neste dia apela-se à reflexão sobre o significado de liberdade de pensamento e à extinção do fosso existente entre esta liberdade e a liberdade de expressão: entre os pensamentos interiores e as manifestações exteriores dessas visões pessoais.
O artigo 19 da mesma declaração refere:
“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
A data alude à Queda da Bastilha, que assinalou o início da Revolução Francesa.
Frases sobre a liberdade
“Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento.” Antoine de Saint-Exupéry
“Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade." Voltaire
“O pensamento é o ensaio da ação.” Sigmund Freud
“A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.” Fernando Pessoa
O Dia Mundial das Competências dos Jovens comemora-se a 15 de julho.
A data foi instituída pela ONU - Organização das Nações Unidas em 2014 e celebrada pela primeira vez em 2015. O objetivo desta data passa por alcançar melhores condições socioeconómicas para os jovens como uma forma de enfrentar os desafios do desemprego e do subemprego.
O destaque da efeméride vai para as habilidades dos jovens e para a importância delas à escala global. Por todo o mundo são realizadas atividades que colocam as competências dos jovens no centro das atenções.
jovens
A ONU estima que a população jovem desempregada é de 75 milhões e que os jovens têm 3 vezes mais probabilidades de ficarem desempregados do que os adultos. Um em cada cinco jovens (125 milhões) está a trabalhar, mas a viver em condições de extrema pobreza (com menos de 1 dólar por dia).
O reconhecimento destes problemas e a implementação de diferentes programas pelos Governos e pelas instituições visam assegurar a absorção dos jovens no mercado do trabalho.
A ONU destaca a importância dessa comemoração como forma de mobilizar as pessoas para a valorização das competências dos jovens no progresso das nações, acreditando que somente assim seja possível investir nos jovens e garantir, entre tantos outros aspectos, ensino de qualidade e a redução da pobreza.
O Dia Mundial da Justiça Internacional celebra-se a 17 de julho.
Também conhecido como o Dia Internacional da Justiça ou Dia Internacional da Justiça Criminal, este dia relembra a importância dos tribunais no respeito pelos direitos humanos e na manutenção da igualdade dos direitos internacionais e civis em todo o mundo.
Foi escolhida a data de 17 de julho para a comemoração deste dia dado que foi a 17 de julho de 1998 que se adotou o Estatuto de Roma, o tratado que deu luz ao Tribunal Penal Internacional. Este tribunal está responsável pelo julgamento dos crimes mais graves do planeta, desde genocídios a crimes contra a humanidade e crimes de guerra.
O dia é aproveitado para promover a justiça criminal internacional e para chamar a atenção das massas relativamente a crimes graves que aguardam ainda julgamento ou o simples conhecimento da sua existência. É um dia especial para refletir sobre as vítimas de genocídio, de crimes contra a humanidade e de crimes de guerra, comemorando-se ao mesmo tempo os esforços da comunidade internacional para conseguir um mundo mais pacífico e justo.
O Dia Internacional de Nelson Mandela tem lugar a 18 de julho e é uma homenagem a um dos impulsionadores da democracia e da paz mundial.
Foi em 2009 que a ONU declarou que o dia de nascimento do líder sul-africano seria o “Dia Internacional Nelson Mandela” e, assim, em 2010 celebrou-se a data pela primeira vez. Desde então, se realizam homenagens e atividades anualmente em todo o mundo a 18 de julho.
As iniciativas deste dia consistem sobretudo em ações voluntárias e comunitárias, lembrando que cada homem tem um impacto no mundo e o poder de mudar as coisas.
Qualquer pessoa pode aderir à comemoração, criando um evento solidário, juntando-se a um já existente ou, ainda, pode participar nas ações promovidas pela Fundação Mandela consultando o site Mandela Day.
Quem foi Nelson Mandela?
Nelson Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de julho de 1918 e faleceu a 5 de dezembro de 2013.
Foi um advogado, ativista rebelde e presidente sul-africano que revolucionou a sociedade sul-africana e venceu o Prémio Nobel da Paz. Mandela foi o primeiro presidente negro sul-africano, vencedor de eleições inteiramente democráticas.
O seu papel político concentrou-se no desmantelamento do apartheid, do racismo, da pobreza e da desigualdade.