Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O Dia de Santo António é celebrado no dia 13 de junho, data da sua morte.
Por que Santo António é um santo popular?
Santo António é o santo padroeiro da cidade de Lisboa. É conhecido como o santo casamenteiro, sendo o santo a quem os jovens devem pedir ajuda para arranjar namorada(o) e/ou casar.
Este santo também é conhecido como o santo dos pobres e o santo das coisas e das causas perdidas. Sempre que se perde algo, pode-se rezar ao Santo António em auxílio, para este ajudar a encontrar a coisa perdida.
As crianças podem dar uma esmolinha ao Santo António e pedir proteção e saúde.
Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de junho de 1231, em Pádua. Foi assim escolhido o dia 13 para a sua celebração.
Tradições de Santo António
Neste dia é feriado municipal em Lisboa. As festividades da cidade são marcadas pelas marchas populares e pelos casamentos de Santo António (no dia 12 de junho), com a celebração de vários casamentos em conjunto e com os arraiais nos bairros da cidade.
Os lisboetas têm por hábito festejar o Santo António nas ruas da cidade enfeitando as casas e os bairros históricos com cores coloridas e colocando manjericos nas janelas. O Santo António faz parte das celebrações das Festas de Lisboa, que se realizam todos os anos em junho.
A tradição manda que no dia de Santo António os foliões comam sardinhas assadas, caldo verde, pimento assado e broa.
Frases e quadras para o Dia de Santo António
Santo António meu querido, o que peço em segredo é um marido.
Grande Santo António, tu que és um protetor, protege sempre a minha vida e a do meu amor.
Que o Santo António abençoe para sempre o nosso casamento.
Não precisa de altar
O nosso Santo Antoninho
No coração pode ficar
Fazer dele o seu cantinho.
Oh, manjerico bem cheiroso
Pelo regar e por ao luar
Dá-lhe um rapaz bem jeitoso
Para com ela se casar.
O Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo acontece anualmente a 13 de junho.
Celebrado pela primeira vez em 2015, o dia foi proclamado pela ONU, para divulgar informação sobre o albinismo e para evitar a discriminação aos albinos, combatendo ao mesmo tempo a sua perseguição. Celebrar as conquistas das pessoas com albinismo é outro objetivo desta data.
O que é e o que causa o albinismo?
O albinismo é uma anomalia pigmentar que leva a uma cor de pele, de pelos e de olhos muita clara. Devido a fatores genéticos (aos genes recessivos dos pais), no albinismo ocorre a ausência total de pigmentação na pele, sistema piloso e íris. O albinismo não é considerado uma doença, mas podem surgir problemas na visão e haver mais risco de cancro da pele nos albinos.
Ambos os pais necessitam de possuir o gene do albinismo para que este seja passado aos filhos, mesmo que os pais nunca tenham mostrado essa condição.
Dados sobre o albinismo
Cerca de uma em 18 mil pessoas no mundo tem um tipo de albinismo. O albinismo pode afetar pessoas de todas as raças. Contudo, na África o albinismo é mais frequente e problemático. Dados da ONU mencionam que centenas de pessoas com albinismo, na sua maioria crianças, foram atacadas, mutiladas ou mortas em pelo menos 25 países africanos.
Na Tanzânia, onde existe um albino em 1.400 tanzianos, vários albinos são raptados, feridos ou mortos por feiticeiros e curandeiros, dada a crença de que os seus órgãos possuem poderes mágicos, sendo vendidos por cerca de 550 euros e utilizados em rituais.
Foi para combater estes problemas que a ONU decidiu criar o Dia Mundial de Consciencialização do Albinismo.
O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de junho.
A celebração do Dia Mundial do Dador tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros e agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e benévolas, assim como reconhecer a sua importância e o seu contributo em salvar vidas e em melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, sendo que 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue. A organização pretende que em 2020 as dádivas de sangue em todos os países sejam completamente benévolas e não remuneradas.
Quem pode ser dador de sangue?
Pode proceder à doação de sangue se:
tiver entre 18 e 65 anos de idade;
pesar mais de 50 quilos;
gozar de boa saúde e ter hábitos de vida saudáveis.
Onde dar sangue?
Pode dar sangue nos:
centros regionais de sangue do Instituto Português do Sangue em Lisboa, Porto e Coimbra;
locais onde se realizam colheita de sangue móveis, no seu local de trabalho, centro comercial ou na sua área de residência;
serviços de imunohemoterapia hospitalares.
O que fazer e o que não fazer depois de doar sangue?
Deve-se beber líquidos em abundância;
Não se pode conduzir por 30 minutos;
Não se pode fumar por duas horas;
Não se pode beber álcool por 12 horas.
Neste dia convidam-se as pessoas a descobrirem o vento: do seu poder à sua importância, das suas possibilidades à sua tipologia. A efeméride foi criada pelo Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council - GWEC). Começou como uma data europeia em 2007, mas tornou-se numa data mundial em 2009.
Atividades
No Dia Mundial do Vento realizam-se variadas atividades abertas ao público em dezenas de países, incluindo Portugal. Entre outras atividades destacam-se:
Lançamento de papagaios ao vento
Medição do vento com recurso a laser (WindScanner)
Atualização ou divulgação do Novo Atlas Europeu do Vento (NEWA)
Peças de teatro realizadas ao ar livre
Prática de desporto ao sabor do vento
Exibição de documentários sobre energias renováveis
Exposições sobre novas tecnologias eólicas
Realização de colóquios sobre o recurso energético do vento
Abertura de parques eólicos a visitas
Energia eólica
É uma fonte de energia limpa e renovável.
É um dos sectores com maior crescimento, com cerca de 100 mil milhões de dólares investidos por ano.
Possui mais instalações na UE do que o gás e o carvão juntos (consumo equivalente a 73 milhões de domicílios).
Cerca de 80 países do mundo investem em energia eólica.
O estado do Texas é líder na geração de eletricidade eólica.
A China apresenta o maior programa de energia eólica do mundo.
Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa
O Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa tem lugar a 15 de junho.
A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.
Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil mihões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.
Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.
Neste dia a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.
O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação celebra-se a 17 de junho.
Este dia foi instituído pela ONU em 1994 e foi celebrado pela primeira vez em 1995. Desde então comemora-se anualmente a 17 de junho.
O objetivo do Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação é sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita a desertificação e a seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação nos países mais afetados pela seca/desertificação (países africanos especialmente).
Não só nos países que assinaram a convenção da ONU, como em grande parte dos países do mundo, se realizam atividades neste dia para incentivar o combate à desertificação e à seca.
A desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, por ação humana ou variação climática.
A seca é um fenómeno natural onde se regista um défice de água por um extenso período de tempo, com danos na agricultura, pesca e no habitat dos seres vivos, entre outros.
O Dia Internacional do Sushi comemora-se a 18 de junho.
A única regra do Dia Internacional do Sushi é comer sushi. A data foi criada em 2009 no Facebook pelo administrador da página "Sushi" com um evento aberto a todos para comer sushi neste dia e desde então tornou-se numa celebração mundial, com milhões de aderentes. A página conta com mais de 3 milhões de fãs e todos os anos se celebra esta iguaria a 18 de junho, deliciosamente à mesa, com um prato de sushi.
Neste dia alguns restaurantes da especialidade organizam menus especiais e fazem promoções.
Há registos também de um Dia Internacional do Sushi criado em 2006 por um blog sobre sushi, festejado a 1 de novembro. Contudo, a massificação do dia 18 de junho nas redes sociais e no mundo como o Dia Internacional do Sushi sobrepôs-se a esta data.
O Dia Internacional do Piquenique celebra-se a 18 de junho.
Com a aproximação do verão, o Dia Internacional do Piquenique convida as pessoas a saírem de casa e do trabalho e a estenderem a toalha no chão para comer. As comemorações deste dia são simples e qualquer pessoa pode aderir: basta preparar um pouco de comida e levar a cesta e a toalha para o ar livre.
Alguns hotéis realizam piqueniques de fim de tarde, com petiscos e iguarias diferentes do habitual. As escolas organizam piqueniques com os alunos e efetuam-se também piqueniques de caridade. Algumas empresas optam por convidar os seus colaboradores a almoçar no exterior.
Para organizar um piquenique deve preparar comida a gosto com antecedência e escolher um sítio propício, como os parques das cidades.
A palavra piquenique é de origem francesa e acredita-se que é uma atividade que se popularizou após a Revolução neste país. Há quem diga que a vida não é um piquenique, mas neste dia ela é.
O Dia Internacional do Pânico verifica-se a 18 de junho.
Ao contrário do que parece, o Dia Internacional do Pânico não é um convite às pessoas para perderem a cabeça, mas sim para encontrarem formas de combater o pânico, que muitas vezes ataca no quotidiano silenciosamente. Pode encarar este dia como uma simulação, para estar preparado e para saber como reagir ao pânico nos momentos mais difíceis que se avizinham.
Esta data visa soar o alarme da urgência da adoção de formas de atenuar o stress, no trabalho e na vida pessoal. Acabar com tudo o que provoca ataques de pânico é o objetivo primordial deste dia.
O que fazer?
Para acabar com o pânico e desfrutar deste dia a pessoa pode tentar as seguintes sugestões:
receber massagens
tomar chás relaxantes
preparar a sobremesa preferida
comer no restaurante predileto
fazer um piquenique
fazer uma caminhada
praticar desporto
ouvir música serena
ver vídeos engraçados
marcar uma consulta médica
descobrir e confrontar o que lhe provoca pânico
tomar um banho de imersão
Ir a um SPA
nadar
sair com os amigos
Osana Andreasi foi uma beata que nasceu em Mântua, Itália, no dia 17 de janeiro de 1449. A sua festa litúrgica celebra-se a 18 de junho, já que faleceu a 18 de junho de 1505, em Mântua.
Desde criança teve visões místicas, acreditando-se que aprendeu milagrosamente a ler após ver as palavras "Jesus" e "Maria". Osana acabaria por receber estigmas aos 28 anos de idade, na cabeça e nos pés, e por viver muitos anos praticamente sem comer alimentos.
Osana transmitiu a sua vida espiritual e todas as suas experiências místicas a um biógrafo que lhe serviu de orientador espiritual. De origem nobre, Osana gastou muita da fortuna da família a ajudar os pobres, servindo também como guia espiritual às pessoas.
Foi beatificada em 1694 pelo Papa Inocêncio XII. O seu templo é a Catedral de Mântua, em Itália, onde se encontra o seu corpo incorrupto em exposição no altar. É a padroeira das jovens estudantes.
O Dia do Orgulho Autista comemora-se a 18 de junho.
Este dia celebra a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam.
O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”.
Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, é a essência da comemoração.
Os eventos deste dia visam destacar a identidade, a cultura e o orgulho autista e são organizados por diferentes entidades relacionadas com o autismo. O destaque nos eventos vai para os encontros online e offline de pessoas autistas, para os piqueniques e para as caminhadas.
O primeiro Dia do Orgulho Autista celebrou-se em 2005, por iniciativa da Aspies for Freedom.
No calendário anual encontram-se ainda relacionadas com o Autismo as datas "Dia Internacional de Oração pelo Autismo e Síndrome de Asperger" e "Dia da Consciencialização do Autismo".
20 de junho, sábado. Este é o dia do início do verão em 2020, cuja data é determinada pela ocorrência do solstício de verão.
De 20 de junho a 22 de setembro, o calor que se faz sentir nessa altura é sinônimo de férias, descanso e boa disposição. Não é à toa que o verão é a estação mais aguardada pela maior parte dos portugueses.
Solstício de Verão
O solstício de verão corresponde ao momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em junho no hemisfério norte, e em dezembro no hemisfério sul.
Assim, o início do verão europeu começa em junho, enquanto no hemisfério sul o verão só se inicia em dezembro.
Em 2020 o solstício do verão acontece a 20 de junho. Este é o dia mais longo do ano no hemisfério norte.
O solstício de verão acontece maioritariamente a 21 de junho, mas pode também ocorrer noutros dias, como a 20 de junho em 2020.
Goze o melhor Verão de sempre!
1. Aproveite os festivais
Pessoas aproveitando festival de verão
Entre amigos e família, os festivais de música, ou festivais de verão, são um excelente momento não só para curtir música como para relaxar e divertir-se à farta.
Dependendo do festival que o festivaleiro escolher, pode fazer praia ou visitar locais turísticos durante o dia e, à noite, assistir os seus artistas preferidos.
2. Divirta-se nas festas populares
Por todo o país, é no verão que acontecem as festas dos santos populares. A tradição é forte e a diversão é garantida.
As mais conhecidas são as de Lisboa e do Porto. As pessoas saem às ruas, convivem, dançam, cantam e comem as tradicionais sardinhas na brasa.
Temos certeza que você vai gostar deste texto: Dia do biquíni.
3. Visite lugares especiais
Portugal tem praias maravilhosas. Mesmo dentro do nosso país, você pode viajar e desfrutar de paisagens lindíssimas. Algarve, Nazaré, Cascais, Porto Santo, são muitas as opções.
Para quem não gosta de praia, aproveite o bom tempo para conhecer lindas aldeias portuguesas: Piódão, Aldeias do Xisto, Monsanto, Castelo Rodrigo são apenas alguns exemplos.
4. Relaxe
Mesmo para quem não consegue tirar férias e aproveitar o verão ao máximo, com dias mais longos, é possível usufruir de um pouco de sossego depois do trabalho numa esplanada agradável.
As caminhadas depois do jantar também são excelentes para repor as energias para o dia seguinte.
O solstício de verão de 2020 ocorre a 20 de junho (sábado) em Portugal, marcando oficialmente o início do verão.
No hemisfério norte, o dia do solstício do verão é o dia mais longo do ano.
O que é o Solstício de Verão?
Esquema mostra os Solstícios e Equinócios
O solstício de verão é o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em junho no hemisfério norte, e em dezembro no hemisfério sul.
O termo "solstício" vem do Latim sendo composto pelas palavras sol e sistere (que não se mexe). Visto da Terra, o sol parece parado, mantendo uma posição fixa ao nascer e ao se pôr, durante algum tempo.
Solstício de verão
Sol sobre Stonehenge, no Reino Unido
Os solstícios acontecem duas vezes por ano, uma vez em junho e outra em dezembro, o que define as mudanças de estação do ano juntamente com os dois equinócios.
Em junho observa-se o solstício de verão, que coincide com o início do verão no hemisfério norte. No hemisfério sul acontece ao mesmo tempo o solstício de inverno.
Já no Brasil, o solstício de verão acontece a 21 ou 22 de dezembro.
Saiba tudo sobre a estação mais quente do ano e como aproveitar o melhor verão de sempre: Início do Verão.
O Dia Mundial do Refugiado está marcado no calendário a 20 de junho.
Nesta data presta-se homenagem à resistência e à força de todos os refugiados do mundo que foram obrigados a fugir de suas casas por motivos de perseguição, calamidades ou de guerra. Neste dia as celebridades gravam vídeos de apoio a refugiados, os refugiados são convidados a contar as suas histórias, entre outras atividades que se realizam por todo o mundo.
Um “refugiado” é uma pessoa que sofre perseguição pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo a ele retornar por força de perseguição.
Estima-se que existem mais de 45 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que foram forçadas a encontrar um novo local para viver. As regiões mundiais com mais refugiados são o Médio Oriente, o Sudeste Asiático, a África Oriental e o ***** de África. Segundo o Parlamento Europeu, na Europa, os países que mais proteção oferecem a refugiados são a Suécia, a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido.
Foi no ano 2000 que a ONU instituiu o Dia Mundial do Refugiado, com o objetivo de consciencializar os governos e as populações para o problema grave dos refugiados.
Pode juntar-se à comemoração da data com a hashtag #ComOsRefugiados.
O Dia Mundial da Produtividade observa-se anualmente a 20 de junho.
Esta data é aproveitada por certas empresas, como empresas de consultoria, formação, informática e bebidas, por exemplo, para divulgar serviços e produtos que ajudem a melhorar a produtividade das pessoas.
Se sente que não está a produzir o suficiente, este é o dia do calendário para refletir e encontrar novas formas de trabalhar e de aumentar a produtividade.
Pelo contrário, se tem trabalhado de forma exemplar, cumprindo tudo o que se espera de si e ainda mais alguma coisa, então este é um dia de descanso e de celebração pela sua proeza.
Como melhorar a produtividade?
Anotar tarefas para fazer no dia seguinte antes de deitar;
Preparar tudo antes de deitar;
Trabalhar ao som de música energética;
Evitar distrações no trabalho;
Fazer uma lista de prioridades;
Fazer uma coisa de cada vez;
Ter uma agenda e apontar nela ideias e compromissos;
Mudar o local de trabalho;
Beber muita água;
Alimentar-se saudavelmente;
Movimentar-se e fazer exercício físico;
Fazer pausas no trabalho.
O Dia Internacional do Yoga é celebrado a 21 de junho.
Foi escolhido o dia 21 em alusão ao solstício de verão. Neste dia realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física, mental e espiritual com 5.000 anos, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre. Além disso, vários praticantes reúnem-se para celebrar a data e mostrar um pouco mais sobre esta modalidade que pode ser praticada por todas as idades.
Nesta data apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor. Inicialmente chamado de Dia Mundial do Yoga, em 2014 as Nações Unidas declararam a data oficialmente como "Dia Internacional do Yoga".
Benefícios do Yoga
Os praticantes de yoga destacam o bem-estar proporcionado pela atividade física e encaram o yoga como uma filosofia de vida. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática de yoga.
Consequentemente, a redução da ansiedade e dos níveis de stress são outros dos benefícios do yoga.
Ao nível físico, o yoga exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório.
A meditação é uma das componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante.
Yoga em Portugal
Portugal é um dos países com mais praticantes de yoga. Existem várias escolas de ensino de yoga e a modalidade é uma das mais procuradas pelo público feminino.
A modalidade pode ser praticada por todas as idades, havendo aulas específicas para crianças, grávidas e idosos.
Foi o escolhido o dia tradicional do solstício de verão com o objetivo de trazer os músicos para a rua. O primeiro Dia Europeu da Música celebrou-se em 1982 em França, por iniciativa do ministro francês da cultura Jack Lang. Em 1983 reuniram-se 200.000 músicos, atolando ruas, praças e parques, tendo crescido a iniciativa de ano para ano pela Europa fora.
Neste dia os amantes de música desfrutam de descontos especiais em algumas lojas, que oferecem até descontos durante todo o fim de semana da efeméride. Os parques, as salas de espetáculos e os espaços culturais organizam também concertos (gratuitos em muitos casos) de celebração da música. Alguns hotéis e restaurantes também oferecem programas musicais especiais.
A música é um elemento essencial na vida de milhões de pessoas no mundo. Seja acompanhado ou sozinho, no Dia Europeu da Música deve ouvir (ou tocar) algumas das suas músicas preferidas. Partilhar os seus gostos musicais nas redes sociais para relembrar esta efeméride é outra sugestão de celebração para este melodioso dia.
O Dia do Relógio do Sol celebra-se por altura do solstício de verão desde 1990, sendo uma iniciativa portuguesa, do Instituto de Investigação, Estudo e Divulgação do Quadrante Solar.
Como funciona?
Um relógio de sol é um instrumento que serve para apurar a hora do dia, utilizando como referência a posição do sol. Os relógios de sol mais comuns são os relógios de jardim, construídos num desenho horizontal com linhas e uma haste, onde a sombra do sol é projetada pela haste, indicando as horas do dia nestas linhas.
Acredita-se que quem inventou o relógio de sol foram os egípcios, já que o mais antigo relógio de sol é egípcio, datado de 1.500 a.C.
Como construir?
A haste (ponteiro ou gnômon) deve ser posicionada paralelamente ao eixo de rotação da Terra, sendo necessário encontrar o norte magnético com uma bússola.
Deve-se proceder à fixação da haste no mostrador, orientada em sentido norte-sul, inclinada relativamente ao plano horizontal tal como a latitude do local. De seguida, marcar as linhas das horas com a ajuda de um relógio normal.
Como é o animal mais alto, escolheu-se o dia mais longo do ano no hemisfério norte (e a noite mais longa do ano no hemisférico sul) para celebrar este animal.
O objetivo da data é promover a proteção das girafas pelo mundo inteiro. Estes animais encontram-se ameaçados pela ação do homem e pela degradação da natureza. No continente africano já só existem 90.000 girafas selvagens.
Neste dia realizam-se atividades especiais com a girafa no centro das atenções. Os jardins zoológicos e os parques de safari efetuam visitas que permitem o contacto direto com este longo animal.
As receitas das atividades realizadas ao abrigo do programa da Giraffe Conservation Foundation revertem a favor do estudo e da proteção das girafas no mundo selvagem.
Também se realizam concursos fotográficos e outras iniciativas que podem ser conhecidas no site oficial do evento anual.
A data celebrou-se pela primeira vez em 2014 por iniciativa da Giraffe Conservation Foundation.
É uma efeméride comemorada anualmente pelos humanistas espalhados pelo mundo, por altura do solstício de verão no hemisfério norte, que tradicionalmente acontece a 21 de junho.
O objetivo deste Dia Mundial Humanista é fazer do mundo um melhor local, por encontrar meios que permitam a mudança. Aumentar o conhecimento do público de métodos científicos e celebrar os valores do Humanismo são outras finalidades desta data.
Criado nos anos de 1980, pela Associação Humanista Americana, esta é uma data para o livre pensamento, que é celebrada de diferentes formas de país para país e de local para local.
Enquanto alguns grupos humanistas privilegiam os encontros e as atividades informais como piqueniques e festas, outros preferem as conferências de reflexão ou o ativismo.
O que é o Humanismo?
Segundo a Declaração Mínima da União Internacional Ética e Humanista, o Humanismo é "uma filosofia de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar significado e forma às suas próprias vidas. O Humanismo defende a construção de uma sociedade mais humana através da ética baseada em valores humanos e outros valores naturais no espírito da razão e da livre investigação por meio das capacidades humanas. Ele não é teísta, e não aceita visões sobrenaturais da realidade."
O Dia Mundial do Vitiligo observa-se a 25 de junho.
Esta data, também conhecida por Dia Mundial do Combate ao Vitiligo, pretende aumentar o conhecimento das pessoas sobre o vitiligo e travar a progressão da doença.
Foi escolhido o dia 25 de junho em alusão à morte de Michael Jackson, que sofria de vitiligo e lúpus.
Causas e Sintomas do Vitiligo
O vitiligo é uma doença não contagiosa que se caracteriza pela perda da coloração da pele, formando-se frequentemente manchas brancas pelo corpo todo. Não provoca dor física, mas causa transtornos emotivos e psicológicos. Estas manchas podem ser despoletadas por vários fatores, desde o componente genético às exposição solar ou química, desde queimaduras ao stress e outros traumas emocionais.
Tratamento do Vitiligo
Aos primeiros sinais de descoloração da pele deve-se consultar um dermatologista, pois quanto mais cedo se começar o tratamento, maior é a hipótese de se evitar a propagação das manchas. Os tratamentos extensivos, de cirurgias a fototerapias, podem ser capazes de controlar, atenuar e, em certos casos, até de curar o vitiligo.
Estima-se que existam 100 milhões de pessoas no mundo afetadas por vitiligo, com 1% da população europeia a sofrer desta doença.
Dia do Marinheiro celebra-se todos os anos a 25 de junho.
A data, mais conhecida a nível mundial como "Day of the Seafarer" ou "Día de la Gente de Mar", foi criada pela Organização Marítima Internacional e oficializada pela ONU, para celebrar todos os marinheiros, navegadores e trabalhadores marítimos do mundo e para mostrar como eles são importantes para todos nós. Promover a profissão e a carreira no mar é outro intento do dia.
O Dia do Marinheiro é celebrado no Brasil a 13 de dezembro.
O Dia Internacional de Apoio às Vitimas de Tortura é o dia 26 de junho.
O objetivo deste dia é alertar para a necessidade de apoio a todas as vítimas de tortura, que sofrem maus tratos silenciosamente e frequentemente por todo o mundo. A data sublinha que a tortura, além de ser uma violação dos Direitos Humanos, é um crime. O apelo é feito sobretudo aos Estados, que se devem prontificar a erradicar a prática da tortura.
O Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura foi instituído em 1997 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com vista à erradicação da tortura e à aplicação da Convenção contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes (resolução 39/46, criada a 26 de junho de 1987).
O apoio à vítima em Portugal faz-se pela APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, e começa com uma chamada gratuita para a linha de apoio das 9h às 21h dos dias úteis (número 116 006).
Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas
O Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas trava-se a 26 de junho.
Todos os anos a 26 de Junho se luta contra o uso de drogas ilícitas no mundo, sobretudo pelos jovens.
Origem da data
Foi em 1987 que se instaurou esta data como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, pela resolução 42/112 da ONU, para implementar a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada a 26 de junho de 1987.
Atividades
Neste dia a ONU divulga o Relatório Mundial de Drogas, com as informações anuais sobre o consumo, a produção e o tráfico de drogas no mundo.
Estima-se que morrem cerca de 200.000 pessoas anualmente por causa das drogas ilícitas.
Em vários países do mundo realizam-se encontros para discutir a resolução do problema do uso e tráfico de drogas, assim como o tratamento dos danos causados pelas drogas. Também se verificam campanhas de consciencialização contra os perigos das drogas e se abrem linhas para a doação de fundos.
O Dia dos Trabalhadores Industriais Mundiais celebra-se a 27 de junho.
A data chama a atenção para os trabalhadores industriais do mundo, homenageando todo o contributo prestado à população, pelos bens que estes trabalhadores produzem e em que a sociedade se sustenta. Com a modernização da indústria, os processos industriais mudam constantemente, ofuscando por vezes a importância de uma indústria e o papel dos trabalhadores industriais.
Este dia celebra-se a 27 de junho por esta ser a data de fundação da Industrial Workers of the World, uma união de trabalho internacional que foi fundada em 1905. Com sede em Chicago, esta união sindical conta com membros em todos os continentes do planeta. Os seus membros são chamados "Wobblies" e entre os seus membros famosos encontram-se Noam Chomsky, Helen Keller e Tom Morello.