Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla celebra-se todos os anos no dia 4 de dezembro.
A data tenta chamar a atenção da população para a doença, desde os seus sintomas à sua gravidade e ao seu tratamento. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia.
O que é a Esclerose Múltipla?
É uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens. Vários fatores podem estar na sua origem, desde a hereditariedade, o ambiente ou o sistema imunológico.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla.
Em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.
Sintomas da Esclerose Múltipla
Alterações da sensibilidade
Fadiga
Dor
Alterações urinárias e intestinais
Alterações cognitivas
Alteração de humor e depressão
Perda da força muscular nos braços e nas pernas
Neurite ótica
A esclerose múltipla é uma doença que dura uma vida. O seu tratamento é feito por intermédio de corticosteróides, interferões e Copolímero 1.
O Dia da Bolacha saboreia-se todos os anos a 4 de dezembro.
Este doce dia é celebrado pelo mundo fora com o intuito de homenagear uma das grandes delícias à disposição do paladar humano: a bolacha.
A origem do Dia da Bolacha é incerta mas encontram-se referências a este dia no Dicionário da Rua Sésamo, que data de 1980, sendo o Monstro das Bolachas o seu promotor.
Algumas sugestões para o Dia da Bolacha são:
Fazer bolachas com os filhos
Fazer bolachas caseiras para oferecer no Natal
Fazer bolo de bolacha
Comer gelado de bolacha
Dar bolachas aos amigos e colegas de trabalho
Experimentar novos tipos/sabores de bolachas
Rever vídeos do Monstro das Bolachas ou episódios da Rua Sésamo com os filhos
Partilhar imagens do Monstro das Bolachas e deste dia na internet.
O Dia de Santa Bárbara comemora-se a 4 de dezembro.
Santa Bárbara nasceu em 280 em Nicomédia, na Turquia. Foi uma virgem e mártir cristã, acusada pelo próprio pai à autoridade romana de seguir o cristianismo.
Bárbara foi torturada para renunciar a sua fé mas não mudou de crenças. Os seus seios foram cortados e a santa foi conduzida para fora da cidade pelo próprio pai, Diáscoro, que a degolou-o. Segundo a lenda, ao cair a sua cabeça, um relâmpago rasgou os céus e fulminou o corpo de Diáscoro.
Santa Bárbara tornou-se então a santa protetora dos raios, trovões, tempestades, mineiros, artilheiros e de todos aqueles que trabalham com o fogo.
Em Braga encontra-se o Jardim de Santa Bárbara, no centro da cidade, com uma estátua da santa.
O Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem tem lugar anualmente a 4 de dezembro.
Esta data foi criada em 2012 nos Estados Unidos tendo em vista sensibilizar e envolver os cidadãos na conservação de todo o tipo de vida selvagem.
Diariamente são aniquilados milhares de animais pela sua pele, carne ou partes específicas do corpo, para além dos guardas-florestais que perdem a vida a tentar travar estes crimes. Tigres, rinocerontes e elefantes são alguns dos animais mais atacados. Apesar da crise atacar em especial os países africanos e asiáticos, tratam-se de crimes mundiais, que exigem o envolvimento de pessoas de todo o mundo.
Neste dia realizam-se conferências para discutir o estado da vida selvagem e o seu futuro, assim como campanhas de sensibilização, manifestações e exibição de documentários.
Para celebrar o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem pode juntar-se à luta online no site oficial do Wildlife Conservation Day, partilhar a data nas redes sociais, ou fazer um donativo à World Wildlife Fund (WWF).
O Dia Internacional do Voluntariado é celebrado todos os anos no dia 5 de dezembro.
A data tem como objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.
A data foi proclamada em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas.
Voluntariado em Portugal
Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, tanto ao nível das organizações que promovem o voluntariado, como a nível da quantidade de voluntários existentes.
Ainda assim, o número de voluntários em Portugal é reduzido, se comparado à média europeia.
O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de auto-realização.
Neste dia realizam-se atividades como a recolha de alimentos em hipermercados, com cerca de 40 mil voluntários espalhados pelo país.
Razões para fazer voluntariado
Ajudar o próximo
Bem-estar
Conhecer novas pessoas
Convívio
Ganhar experiência
Conhecer novas realidades
Vencer obstáculos
Este dia da banheira é conhecido internacionalmente como “Bathtub Party Day”, sendo na sua essência um dia de diversão na banheira. A ideia é desfrutar de banhos de hidromassagem ou encher a banheira de água quente e fazer bolhas na água e espuma, libertando a criança que há dentro de cada um.
Tomar banho numa banheira leva a um sentimento de satisfação na pessoa, assim como a uma aparência limpa. Por intermédio de um banho de imersão demorado é possível libertar a mente do stress do quotidiano. Na Roma antiga, os banhos eram encarados como um acontecimento social, organizando-se regularmente encontros que permitiam às pessoas conhecerem-se e estabelecer negócios e relações.
Ao contrário de muitas datas do calendário do anual de consciencialização e ação, este é um dia de inação, para fugir ao stress do mundo, um dia para parar por um bocado e simplesmente desfrutar de um tempo de qualidade na banheira.
O Dia Mundial do Solo verifica-se a 5 de dezembro.
Este dia foi criado em 2002 pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para celebrar a importância crítica do solo para a humanidade.
O Dia Mundial do Solo é uma oportunidade única para refletir sobre o tratamento humano que este recurso natural finito recebe. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) também impulsiona a comemoração deste dia.
Funções do solo
Proporcionar a alimentação humana
Conservar a biodiversidade
Possibilitar o ciclo hidrológico
Reduzir o impacto das mudanças climatéricas
Criar agroenergia
Proteger as águas subterrâneas e superficiais
Sustentar construções
Neste dia realizam-se debates e outras iniciativas para consciencializar a população sobre o estado dos solos e a necessidade de os proteger.
O Dia Internacional do Ninja celebra-se a 5 de dezembro.
Se nunca ouviu falar no Dia Mundial do Ninja, não estranhe. Isto porque na verdade os ninjas agem em secretismo, nas sombras. Não se sabe concretamente quem iniciou o dia, mas o facto é que este recebeu uma adesão das massas. Neste dia as pessoas pelo mundo fora são convidadas a vestirem o fato de ninja ou pelo menos a agirem como ninjas por 24 horas.
Quer por casa, quer na escola, no trabalho, no parque ou no centro comercial, neste dia a pessoa pode agir sorrateiramente, como um verdadeiro ninja.
Na internet incentiva-se à publicação de vídeos das pessoas como ninjas, à partilha de fotos das pessoas vestidas como ninjas nas redes sociais, à recomendação de filmes e de jogos de ninjas, entre outras iniciativas que divulguem o Dia do Ninja. O mote da comemoração é simplesmente partilhar e desfrutar a arte de ser ninja.
O Dia de São Martinho de Dume é celebrado a 5 de dezembro em Portugal e também a 22 de outubro em Braga, arquidiocese da qual é santo padroeiro.
Natural da Panónia (c.510/5), província romana da atual Hungria, São Martinho foi um ilustre bispo com influência sobre todas as dioceses da província da Galécia, no século VI.
Depois de estudar em Roma e em França, onde visitou o túmulo de São Martinho de Tours, seu conterrâneo, o santo fundou um mosteiro em Dume, nas proximidades de Bracara Augusta, tornando-se no primeiro bispo da diocese de Dume.
Em 569 foi designado bispo metropolita da região de Braga, a capital do Reino Suevo da altura. Martinho conseguiu converter o rei suevo ao Cristianismo e assim converter todo o reino suevo.
No Porto, um fulcral posto militar e administrativo suevo, o santo fundou a igreja e mosteiro de São Martinho de Tours.
Para além dos seus fulcrais papéis diplomáticos e religiosos, Matinho de Dume teve um importante papel cultural, escrevendo várias obras e traduções. São Martinho foi o grande responsável por Portugal e pela Galiza deixarem de utilizar os nomes pagãos dos dias da semana, instituindo a terminologia eclesiástica para os assinalar.
O santo morreu a 20 de março de 579, tendo sido sepultado na catedral de Dume.
São Geraldo de Braga nasceu em Cahors, França e faleceu em Bornes, Vila Pouca de Aguiar, a 5 de dezembro de 1108. O santo está sepultado na Capela de São Geraldo, na Sé de Braga.
São Geraldo, que foi o primeiro bispo de Braga (em 1099), teve grande influência na independência do Condado Portucalense, tendo elevado Braga à condição de metrópole em 1100 e obtido também junto de Roma a confirmação da jurisdição sobre todas as dioceses da Galiza, Astorga, Mondoñedo, Ourense, Tui e ainda, em Portugal, sobre o Porto, Coimbra, Lamego e Viseu em 1103.
Segundo a lenda, o santo realizou um milagre na hora da sua morte. Consumido por febre, para matar a sede e a fome, São Geraldo pediu fruta aos familiares. O criado respondeu que naquele inverno rigoroso não havia folhas nem frutas nas árvores, ao que São Geraldo ripostou com “vai e procura”. Lá fora o criado encontrou árvores floridas e recheadas de belas frutas.
O Dia de São Nicolau é comemorado a 6 de dezembro.
Acredita-se que foi a 6 de dezembro de 350 que São Nicolau morreu, em Patara, na Turquia.
A São Nicolau são atribuídos vários milagres, sendo um dos santos mais populares entre os cristãos. Durante o século IV, São Nicolau ficou conhecido pela sua generosidade e bondade, ajudando os pobres, especialmente as crianças e jovens.
De São Nicolau diz-se ter distribuído sacos de moedas pelas chaminés das casas de famílias mais necessitadas, ficando assim ligado à distribuição de presentes. A sua bondade foi mais tarde associada à imagem do Pai Natal.
Por todos os seus milagres, Nicolau foi considerado santo, assim como protetor das crianças, marinheiros e comerciantes, além de santo casamenteiro. É ainda o santo padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega.
Em Portugal São Nicolau é visto como o padroeiro dos estudantes, sendo celebrado em Guimarães, com a realização das festas Nicolinas.
Em Timor-Leste o dia 7 de dezembro é feriado e chama-se Dia dos Heróis Nacionais.
Foi a 7 de dezembro de 1975 que ocorreu a invasão e ocupação indonésia de Timor, com a operação “Komodo”. Portugal denunciou a invasão e cortou relações diplomáticas com a Indonésia no mesmo dia, abandonando a administração portuguesa o território a 8 de dezembro de 1975.
Este dia 7 de dezembro começou entretanto a ser conhecido como o Dia Internacional de Solidariedade com Timor-Leste.
Timor-Leste, oficialmente República Democrática de Timor-Leste, conseguiu a sua independência de Portugal a 28 de novembro de 1975 e o fim da ocupação da Indonésia a 20 de maio de 2002.
"Timor" advém de Timur, que significa "leste" em indonésio e malaio.
O Dia Internacional da Aviação Civil observa-se a 7 de dezembro.
Origem do dia
Este dia foi comemorado originalmente a 7 de dezembro de 1994, em celebração dos 50 anos da assinatura da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional. Dois anos depois, em 1996, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a data de 7 de dezembro de modo oficial como o Dia Internacional da Aviação Civil.
Aviação civil: o que é?
A aviação civil compreende os voos comerciais e privados, referindo-se a qualquer voo de natureza não militar. Assim, a aviação desportiva, acrobática, ultraleve e de transporte de passageiros ou cargas está englobada na aviação civil, que se comemora todos os anos a 7 de dezembro.
191 países fazem parte da Organização da Aviação Civil Internacional, trabalhando em conjunto para a progressão dos transportes aéreos, favorecendo a segurança, a economia e a eficiência dos serviços aéreos.
O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado no dia 9 de dezembro.
A data tem como objetivo consciencializar as pessoas acerca do que é corrupção, quais as consequências desse crime, bem como envolver todos os cidadãos no seu combate, principalmente através de denúncias.
O que é Corrupção?
Em uma das definições do termo “corrupção” no infopedia.pt, consta: “aliciamento de uma ou mais pessoas, geralmente através da oferta de bens ou de dinheiro, para a prática de atos ilegais em benefício próprio ou de outrem; suborno”.
Origem do Dia Internacional Contra a Corrupção
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 9 de novembro de 2003, quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que entrou em vigor em 2005.
Importância do Dia Internacional Contra a Corrupção
As datas instituídas pela ONU tem como objetivo consciencializar a população para a existência de determinados problemas, a fim de que as pessoas e organizações se mobilizem para refletir sobre eles.
Assim, é preciso que as pessoas entendam efetivamente quais as consequências da corrupção e qual o seu papel no seu combate.
Segundo o Greco, que é o Grupo de Estados Contra a Corrupção, Portugal é um dos 16 países (entre os 49 que integram ao Greco) que não cumpre muitas recomendações desse organismo.
Dia Internacional das Vítimas do Crime de Genocídio
O Dia Internacional para a Comemoração e Dignidade das Vítimas do Crime de Genocídio e da Prevenção da Criminalidade é celebrado a 9 de dezembro.
A data foi criada em 2015 pela ONU, marcando o dia 9 de dezembro o aniversário da adoção da convenção do genocídio, intitulada de Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio, assinada em 1948.
Os objetivos da data passam por chamar a atenção para a convenção do genocídio e o seu papel na prevenção e combate deste crime e por honrar todas as vítimas de genocídio.
O genocídio é considerado um crime contra o Direito Internacional contrário ao espírito e aos fins das Nações Unidas e uma violação grave dos direitos humanos, que todo o mundo civilizado condena.
Todos os 193 países membros da ONU são responsáveis por prevenir e por punir o crime do genocídio, cometido em tempo de guerra ou de paz.
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 9 de dezembro.
Os objetivos do dia passam por sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e por promover a sua inclusão na sociedade.
Neste dia debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos, que dão o seu testemunho e deixam sugestões de inclusão.
É hábito nesta data realizarem-se diversas atividades que contribuem para a felicidade das pessoas e das famílias que vivem com deficiência, tudo no sentido de tornar a sociedade mais solidária e justa.
Conferências, concertos, peças de teatro, concursos, encontros, torneios, exibição de filmes são alguns exemplos de atividades desenvolvidas no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência por associações, escolas e câmaras municipais.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos
A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.
Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal
Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Leia abaixo os primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Artigo 2°
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.
Artigo 3°
Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
O Dia Internacional da Montanha é celebrado todos os anos no dia 11 de dezembro.
Desde 2003 que se celebra anualmente o Dia Internacional da Montanha, também conhecido como Dia Internacional das Montanhas, com o fim de consciencializar a população sobre a importância da preservação das montanhas no mundo. Destacar as oportunidades e os constrangimentos no desenvolvimento das montanhas e construir alianças que tragam mudanças positivas para os povos e ambientes de montanha em todo o mundo são outros objetivos desta data.
Importância das montanhas
As montanhas são ecossistemas terrestres com uma grande biodiversidade de fauna, flora e que possuem uma singularidade cultural. A sua destruição e degradação paisagística tem vindo a aumentar devido à pressão humana direta e indireta através do aquecimento global e alterações climáticas associadas. A sua preservação é essencial para muitas espécies animais que encontram um habitat natural nas montanhas.
O Dia Internacional do Tango é celebrado anualmente no dia 11 de dezembro.
Este dia foi criado em homenagem a dois dos seus maiores criadores, nascidos nesta data: Carlos Gardel, cantor, e Julio de Caro, compositor.
Acredita-se que este tipo de música e estilo de dança teve origem africana mas foi na Argentina que o tango se tornou popular e é neste país que se regista o maior número de praticantes de tango.
A dança do tango tem uma coreografia complexa, sendo considerada como uma das danças mais sensuais do mundo. A sua forma musical é binária e o seu compasso é de dois por quatro. Acordeão, contrabaixo, piano, violão e violino são alguns instrumentos típicos deste estilo musical.
Ástor Piazzolla, Carlos Gardel, Alfredo Le Pera, Hugo del Carril, Aníbal Troilo e Enrique Santos Discépolo são alguns artistas essenciais do tango.
Como são precisos dois para dançar o tango, neste dia mundial do tango sugere-se encontrar uma companhia e dar uns pezinhos de dança.
O Dia Internacional da UNICEF encontra-se no calendário anual a 11 de dezembro.
A UNICEF (United Nations Children's Fund - Fundo das Nações Unidas para a Infância) é um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo fomentar a defesa dos direitos das crianças e contribuir para o desenvolvimento destas. Ela rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança, lutando por um mundo melhor para as crianças, que são o futuro da humanidade.
Celebra-se a dia 11 de dezembro o Dia Internacional da UNICEF pois foi neste dia que se fundou este organismo, em 1946. Na sua origem esteve o desejo de ajudar as crianças europeias que sentiram na pele a crueldade da 2ª Guerra Mundial. Hoje em dia a UNICEF está em 193 países e territórios do mundo, tendo a sua sede em Nova Iorque.
Neste dia pode informar-se sobre a UNICEF e sobre a defesa das crianças, assim como pode fazer um donativo à UNICEF. Este órgão depende inteiramente de contribuições voluntárias, não recebendo qualquer financiamento da ONU.
Esta data surgiu nos Estados Unidos da América, em homenagem a Joel Roberts Poinsett, falecido a 12 de dezembro de 1851. Poinsett foi o primeiro embaixador americano no México, e foi quem introduziu a flor nos Estados Unidos, em 1825. O nome da planta deriva assim do nome do embaixador.
A poinsétia é uma flor mexicana que floresce no solstício de inverno, coincidindo com o Natal. Ela serve de decoração natalícia já desde o século XVI, graças a uma lenda popular mexicana, onde uma menina pobre, triste por só conseguir oferecer uns ramos secos ao menino Jesus na missa de Natal, chora e testemunha a transformação destes ramos em lindas poinsétias vermelhas no seio da igreja, que declara o acontecimento um milagre.
As largas folhas da poinsétia, flor de Natal ou estrela de Natal, podem assumir diversas cores. É uma planta de interior que também pode ser plantada no exterior. Ela apresenta um baixo grau de toxicidade que pode causar irritações ou inflamações. Contudo, não apresenta riscos mortais ao homem, a não ser que sejam ingeridas centenas de suas folhas.
Neste dia pode plantar ou comprar ponsétias e decorar a sua casa com a flor.
Santa Luzia é o nome popular de Santa Lúcia de Siracusa, uma santa mártir e virgem nascida no ano de 283 e falecida a 13 de dezembro de 304, na Siracusa.
A história de Santa Luzia está repleta de devoção e de sofrimento. Perdendo o pai ainda em criança e tendo a mãe doente, Luzia dedicou a sua vida a Cristo e deu todos os bens da sua família aos necessitados. Um abastado jovem pagão, por ela apaixonado, denunciou a sua fé ao imperador, acabando a santa por sofrer martírios por recusar negar a sua crença.
A santa foi atirada ao fogo, mas saiu dele sem marcas. Um soldado tirou-lhe os olhos e entregou-os num prato à santa, mas milagrosamente nasceram novos olhos no seu rosto, ainda mais belos. Após os vários martírios falhados, a santa foi degolada, a 13 de dezembro de 304.
Santa Luzia é assim a santa da visão, a padroeira dos oftalmologistas e das pessoas com problemas de visão.
Foi uma das santas mais populares da Antiguidade, com 20 templos em Roma. Em Portugal encontra-se o Santuário de Santa Luzia no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde se encontra uma visão magnífica sobre a cidade, o vale, o mar e o rio Lima.
Comemorada 12 dias antes do Natal, a data insere-se nas festividades natalícias, onde o instrumento tem um papel relevante.
O violino é um instrumento de grande alcance muito versátil que pode ser tocado em diferentes géneros musicais, desde o jazz ao clássico ou do rock à folk, por exemplo.
Apesar de ter apenas 4 cordas, o violino é considerado um dos melhores instrumentos para tocar, mas também um dos mais difíceis, requisitando fortes músculos nos braços e um ouvido apurado.
História do violino
Acredita-se que a origem do violino remonta ao século IX, entre a Europa e a Ásia, com os cavaleiros turcos e mongóis a tocarem um instrumento de duas cordas com arcos de crina de cavalo.
Os violinos com as características atuais surgiram na Itália no século XVI, com algumas modificações no século XVIII.
Andrea Amati construiu o violino mais antigo com as características atuais de que há registo, em 1555. Entre os discípulos de Amati estiveram Antonio Stradivari e Andrea Guarneri que se tornaram nos criadores dos melhores violinos do mundo. Cada um com as suas características, a discussão entre qual é o melhor violino do mundo não tem uma conclusão consensual.
Os violinos construídos por Stradivari são dos mais procurados por colecionadores e músicos. Existindo ainda cerca de 650 violinos, os leilões destes violinos atingem valores astronómicos.
No museu Ashmolean Museum de Oxford encontra-se “O Messias”, o violino mais valioso e famoso do mundo, feito por Stradivari em 1716, mas com aspeto de ter acabado de ser feito.
Arnold Rosé é considerado por muitos como o melhor violinista do mundo.
Comemoração do dia
Para comemorar este dia pode:
ouvir música com violinos em casa ou no trabalho;
ver um concerto com violinos, ao vivo ou em casa;
tocar um pouco de violino;
ter aulas de violino;
oferecer um violino;
aprender mais sobre este instrumento;
partilhar a data nas redes sociais.
Dia Internacional do Violino
A 17 de junho também se celebra o Dia Internacional do Violino, para comemorar o aniversário de Igor Stravinsky, um dos músicos e compositores mais importantes do século XX.
É a 13 de dezembro que se festeja o dia de Santa Odília.
Odília de Alsácia nasceu em Obernai, França, por volta de 660 e faleceu em Hobenbourg, em 720.
Cega de nascença, a santa foi rejeitada pelo pai Aldarico, duque governante de Alsácia, que desejava um filho para o suceder. Odília foi assim entregue a um mosteiro, sendo educada por religiosas.
Aos 12 anos Odília recebeu a visita bispo Heraldo, que se dirigiu ao mosteiro por ordem de um anjo que lhe tinha dito para batizar uma menina cega. As religiosas mostraram-lhe a jovem cega, que o bispo batizou com o nome de Odília, segundo as indicações do anjo, um nome que significa "luz de Deus".
Heraldo batizou Odília dizendo: "que os teus olhos do corpo se abram, como foram abertos os teus olhos da alma". Odília começou milagrosamente a ver e recebeu o dom da profecia, tornando-se numa das grandes místicas cristãs, com previsões assustadoramente reais.
Por intercessão do bispo, Aldarico aceitou receber a filha, mais feliz por já ter um filho chamado Hugo. Com o passar do tempo Aldarico começou a gostar da filha e tentou arranjar-lhe um casamento. Odília, decidida a seguir a vida religiosa, fugiu de casa.
Aldarico decretou o seu perdão e a sua permissão para a filha seguir a vida religiosa, o que a fez regressar a casa. O duque fundou um mosteiro para a filha governar, no castelo de Hohenbourg, junto ao Rio Reno, que recebia inúmeras religiosas.
Junto ao mosteiro Odília fundou um hospital para assistências dos doentes abandonados. Os próprios pais de Odília se refugiaram no mosteiro e foram amparados pela filha até à morte, que transformou os seus castelos em mosteiros ou hospitais.
A santa faleceu a 13 de dezembro de 720, sendo sepultada no mosteiro de Hohenbourg ao qual acorrem muitos fiéis que passam água da fonte do mosteiro nos olhos para se curarem.
Odília é a padroeira da Alsácia. Tal como Santa Luzia, também comemorada neste dia, é invocada contra os problemas de visão.
O Dia Mundial do Macaco tem lugar a 14 de dezembro.
Este Dia Mundial do Macaco é uma data não oficial que surgiu no ano 2000, quando um cartoonista e estudante norte americano chamado Casey Sorrow escreveu em jeito de brincadeira “Dia do Macaco” no calendário de um amigo, começando vários amigos e outros estudantes de arte da Universidade de Michingan a celebrar o dia.
A brincadeira foi ganhando visibilidade com a introdução da data em bandas desenhadas de Casey e de outros cartoonistas, e com a partilha na internet, tornando-se numa data internacional ao longo dos tempos, com o apoio de organizações não governamentais e de defesa dos animais.
Este é assim um dia de "macadadas" mas também de aviso: o principal objetivo da data é alertar para a proteção dos macacos, que são muito utilizados em testes médicos.
Este dia internacional do macaco pode ser comemorado de diversas formas, desde a contemplar os primatas no jardim zoológico, a vestir-se como um macaco e entrar em festas, a agir como um macaco, a divulgar histórias de macacos ou abusos a estes animais, a fazer donativos a entidades de apoio aos animais, etc.