Portal Chamar Táxi

Ciclismo - Volta ao País Basco 2025

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
72,741
Gostos Recebidos
3,408

João Almeida ficou a 54 centésimas de ser o primeiro líder da Volta ao País Basco​

João Almeida

Foram somente 54 centésimas de segundo que impediram esta segunda-feira João Almeida (Emirates) de ser o primeiro líder da Volta ao País Basco, ele que alinha com o dorsal 1.
O português foi o segundo mais rápido nos 16.5 quilómetros do contrarrelógio individual, que marcaram o arranque da edição deste ano da corrida do World Tour, ficando atrás do alemão Maximilian Schachmann (Soudal), que cumpriu a distância em 18.37,28 minutos.

"Estou super contente. Penso que me saí muito bem. Não tinha mais nada para dar quando cortei a linha de meta, o que é positivo. Foi uma pena ter ficado tão perto do primeiro lugar. Vamos ver se consigo, pelo menos, manter o 2.º lugar até ao final", resumiu o português da UAE Emirates.
O terceiro mais rápido, ainda dentro do mesmo segundo, foi outro alemão, Florian Lipowitz (Red Bull), a 0,76 centésimas.
Já Nelson Oliveira (Movistar) ficou muito perto do top dez dos mais rápidos, em 12.º, a 21 segundos, enquanto o campeão olímpico de pista, Iúri Leitão (Caja Rural) foi o 138.º, a 1.59 minutos.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
72,741
Gostos Recebidos
3,408

Caleb Ewan vence segunda etapa e Iúri Leitão é quinto​


Ewan impõe-se ao sprint

A segunda etapa da Volta ao País Basco tece uma chegada em pelotão, com Caleb Ewan (INEOS) a vencer, três anos depois da sua última vitória em provas do World Tour.
O australiano, de 30 anos, que esta temporada se transferiu para a INEOS, deixando a Jayco, impôs-se na chegada a Lodosa, à frente de Luca Van Boven (Intermarché), Bastien Tronchon (Decathlon), Thibaud Gruel (Groupama) e do português Iúri Leitão (Caja Rural).

Numa etapa sem dificuldades ao nível do percurso, a classificação geral não sofreu alterações no que aos três primeiros diz respeito, com o alemão Maximilian Schachmann (Soudal) a manter a liderança, com 0,54 centésimas de diferença para João Almeida (Emirates) e 1 segundo sobre o compatriota Florian Lipowitz (Red Bull).
A terceira etapa, esta quarta-feira, ainda que não tenha chegada em alto, já apresenta algumas dificuldades, com sete contagens de montanha, entre terceira e segunda categoria.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
72,741
Gostos Recebidos
3,408

João Almeida atacou a descer, mas uma rotunda mal abordada impediu-o de chegar à liderança​

João Almeida destacou-se no País Basco

João Almeida (Emirates) deu espectáculo na terceira etapa da Volta ao País Basco, onde chegou a ficar para trás. Mas nos quatro quilómetros finais, já com o grupo dos favoritos agrupado e numa descida, o ciclista português desferiu um forte ataque, que tinha tudo para ter sucesso na meta em Beasain. Só que uma abordagem precipitada numa rotunda levou-o ao passeio e a perder aí alguns segundos, quando já tinha sido alcançado por Alex Aranburu (Cofidis). Este erro, que assumiu mais tarde, permitiu ao espanhol seguir isolado para a meta e pouco depois ser alcançado pelo grupo dos favoritos.
Na meta, com a vitória já selada por Aranburu, restavam ainda dois lugares para lutar pelas bonificações, que acabaram por ir para Romain Grégoire (Groupama) e Maximilian Schachmann (Soudal), com Almeida a fechar na quarta posição.

Só que pouco depois, surgiu a desclassificação de Aranburu por ter entrado num desvio para carros.

Posto isto, a vitória foi atribuída a Grégoire, com Schachmann em segundo e Almeida a fechar o pódio.


Depois de nas três primeiras etapas, Schachmann e Almeida terem estado empatados na geral (0,54 centésimas de diferença), o alemão aborda a 4.ª etapa com um avanço de dois segundos sobre o português.
Com as bonificações na meta (para os três primeiros, com 10, 6 e 4, respetivamente), Schachmann ganhou dois a João Almeida, sendo esta agora a vantagem para o ciclista português, que mantém a segunda posição da geral, sendo que Florian Lipowitz (Red Bull) também continua em terceiro, mas agora a seis segundos do alemão.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
72,741
Gostos Recebidos
3,408

Comissários devolvem vitória a Alex Aranburu após enorme confusão​


Alex Aranburu vitorioso

Situação no mínimo bizarra a que sucedeu esta quarta-feira no final da terceira etapa da Volta ao País Basco. Depois de os comissários terem retirado a vitória a Alex Aranburu, da Cofidis, por "desvio do percurso para obter vantagem", os mesmos juízes voltaram atrás na decisão, devolvendo o triunfo ao campeão espanhol, depois de reverem as provas, como o próprio livro da corrida, que indicava que o referido corredor foi pelo lado correto da rotunda.

Posto isto, João Almeida (Emirates) regressou também ao quarto lugar da etapa, ficando por isso fora das bonificações, onde entraram ainda Romain Grégoire (Groupama) e Maximilian Schachmann (Soudal), este último o camisola amarela.

Em suma, com este desfecho, o alemão aborda a quarta etapa, esta quinta-feira, com quatro segundos de vantagem para o ciclista português, que baixa ao terceiro lugar, ainda que com o mesmo tempo de Florian Lipowitz (Red Bull).

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
72,741
Gostos Recebidos
3,408

João Almeida vence 4.ª etapa e assume liderança da Volta ao País Basco​

João Almeida brilhou na chegada a Markina-Xemein

O português João Almeida, da UAE Emirates, venceu esta quinta-feira a 4.ª etapa da Volta do País Basco, ao chegar isolado à meta instalada em Markina-Xemein. Com este triunfo, o português de 26 anos consegue saltar para a liderança da classificação geral, saltando de 3.º para 1.º, ao superar Max Schachmann e Florian Lipowitz, respetivamente.

Depois das boas indicações da véspera - apesar do azar que teve numa das rotundas finais -, João Almeida confirmou o seu grande estado de forma, ao partir o grupo de favoritos na derradeira subida, a cerca de 13 quilómetros da meta. Ninguém conseguiu segui-lo e, com um final demolidor, tanto a subir, como depois a descer, cruzou a linha de meta de forma destacada, com 28 segundos para o segundo colocado, o colega de equipa Isaac del Toro, que com um sprint final conseguiu 'roubar' as bonificações a Schachmann, que viria a ser 3.º.

Contas feitas, Almeida lidera agora com 30 segundos para Schachmann e 38 para Lipowitz. Uma vantagem importante para os dois dias que restam: 172 quilómetros de sobe e desce constante na 5.ª etapa e uma derradeira tirada com partida e chegada a Eibar, com 3 contagens de primeira categoria, 1 de segunda e 3 de terceira.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
72,741
Gostos Recebidos
3,408

João Almeida segura liderança no País Basco antes do último dia​

João Almeida segue no comando da geral em Espanha

O português João Almeida, da UAE Emirates, conservou a liderança na Volta ao País Basco, ao chegar esta sexta-feira ao final da 5.ª etapa integrado no grupo de favoritos. Venceu a tirada entre Urduña e Gernika-Lumo o irlandês Ben Healy, da EF Education - EasyPost.

Apesar de atacado nas pequenas dificuldades do dia, Almeida conseguiu resistir até a essas investidas e chegou tranquilo no 19.º posto, a 1:48 minutos de Ben Healy. Na geral, o ciclista da UAE Emirates conserva uma liderança de 30 segundos para Max Schachmann.

Será com essa vantagem que, no sábado, irá enfrentar a derradeira tirada desta prova espanhola, de 153.4 km, com partida e chegada a Eibar. Pelo meio o pelotão enfrentará 3 contagens de primeira categoria, 1 de segunda e 3 de terceira. Ainda assim, nenhuma coincidirá com a meta.

Record
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
72,741
Gostos Recebidos
3,408

João Almeida conquista a Volta ao País Basco e com vitória na última etapa​

João Almeida após cruzar a meta na última etapa

João Almeida defendeu-se bem na última etapa da Volta ao País Basco, com sete contagens de montanha, mas sem final em alto, para confirmar a vitória final nesta corrida espanhola por etapas e não deixou a coisa por menos, já que se impôs também na meta em Eibar.

Uma fuga marcou parte da etapa, mas sempre controlada pela UAE Emirates, tendo até o próprio João Almeida assumido a cabeça do grupo dos favoritos à passagem pela contagem de montanha de primeira categoria, a cerca de 40 quilómetros da meta. Altura em que o então segundo classificado da geral - estava a 30 segundos do português -, Maximilian Schachmann (Soudal) perdia terreno, tal como o terceiro (a 38 s), Florian Lipowitz (Red Bull).

Nos 15 quilómetros finais, já com um grupo de seis unidades na frente e com chuva e a descer, João Almeida ainda apanhou um susto quando Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) caiu à sua frente. O português conseguiu evitar também a queda, para ir à procura da vitória na etapa, que discutiu com o espanhol Enric Mas (Movistar). E no mano a mano, o luso levou a melhor, para somar a sua segunda vitória em etapas na prova de 2025.

Recorde-se que João Almeida vestiu a camisola amarela ao vencer a quarta etapa, controlando depois as duas tiradas finais para se confirmar como o campeão da 64.ª edição da Volta ao País Basco. Termina a geral à frente de Enric Mas (a 1.52 m), sendo que Schachmann fechou o pódio, a quase dois minutos. O português conquista também a camisola verde (pontos).

Ja Nelson Oliveira (Movistar) terminou a Volta ao País Basco em 33.º, a 21.32 minutos

O ciclista de A dos Francos conquista assim a sua segunda prova por etapas do World Tour, depois do triunfo na Volta à Polónia em 2021, onde terminou à frente de Matej Mohoric (Bahrain) e Michael Kwiatkowski (INEOS).

A Volta ao País Basco é a segunda prova por etapas do World Tour conquistada por João Almeida. Antes, tinha triunfado na Volta à Polónia em 2021
Os próximos compromissos de João Almeida são a Volta à Romandia (começa dia 29 de abril) e Volta à Suíça (junho), antes de abordar a sua segunda participação na Volta a França, em julho.

Record
 
Topo