Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Atletismo: Portugal com comitiva de 12 atletas em Turim



Lisboa, 01 Mar (Lusa) - Portugal deve apresentar-se com 12 atletas nos Campeonatos Europeus de atletismo em pista coberta, em Turim, Itália, entre 06 e 08 de Março, com mais dois atletas além dos 10 que conseguiram alcançar os mínimos.

"Foi proposta a selecção de mais dois atletas que, sem terem a marca de referência, deram boas indicações nos Campeonatos de Portugal. Digamos que fizeram marcas de orientação", disse à Agência Lusa o seleccionador português, José Barros.

Hoje, na segunda jornada de provas, em Pombal, Sandra Teixeira ficou a cerca de dois segundos do objectivo, nos 800 metros, com 2.06,01, enquanto Gaspar Araújo, no salto em comprimento, conseguiu 7,76 metros, a nove centímetros do registo procurado.

Os outros atletas já com mínimos para a competição continental que vai decorrer na região italiana da Lombardia são: Rui Silva e Bruno Albuquerque (1.500 metros), Arnaldo Abrantes (60 metros), Marco Fortes (lançamento do peso), Patrícia Lopes (400 metros), Jessica Augusto, Sara Moreira e Inês Monteiro (3.000 metros), Maria-Eleonor Tavares e a sua irmã Elisabete Ansel (salto com vara).

"Há uma mistura de expectativas nestes Europeus. Há atletas muito bem colocados no ranking das provas que vão disputar e, depois, há outros como o Rui Silva, com grande experiência e currículo. Vamos lutar pelas idas às finais e, quem vai à final, vai para lutar pelo melhor lugar possível", continuou Barros, destacando também os momentos de forma de Marco Fortes, Patrícia Lopes e Arnaldo Abrantes.

Sobre os 3.000 metros, prova em que Portugal será representado por Jéssica Augusto, Inês Monteiro e Sara Moreira, o técnico preferiu "não embadeirar em arco" até porque "são atletas que gostam de andar na frente e de impor o andamento".

"Têm estado bastante bem, quer nos Europeus de crosse, com distâncias muito maiores, quer nos 1.500 metros. Temos que ver bem, com os seus treinadores, a melhor táctica a adoptar", concluiu.

José Barros, fixou o dia de hoje como limite para a obtenção de marcas para Turim, embora nos critérios fixados no início da época tenha ressaltado a hipótese de escolher mais atletas, caso revelassem boa forma.

A associação europeia (EAA) não estabeleceu mínimos de participação (com excepção das estafetas e provas combinadas), apenas fixando o limite de três atletas por país por prova
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rui Silva regressa cinco anos depois

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_307D1C49-0A0B-4BA2-AB1B-0345C5A3AA16_img_destaque_pt_1.jpg


SUPEROU FASE CONTURBADA



Em sete campeonatos da Europa e do Mundo consecutivos, Rui Silva foi cinco vezes medalhado, três das quais com ouro. Depois, nos quatro últimos campeonatos, esteve ausente, por lesão, doença ou má forma. Regressa no sábado, em Turim (Itália), para tentar aquela que, a concretizar-se, será a sua quarta medalha em Campeonatos da Europa.

Tinha Rui Silva apenas 20 anos quando, de forma surpreendente, o atleta, ingressado no Sporting apenas na época anterior, se sagrou campeão europeu de 1.500 m em Valência. Era o início de uma grande carreira internacional. Dois anos depois, optou pelos 3.000 m e foi 2.º. E em 2001, no Mundial de Lisboa, atingiu o ponto mais alto em pista coberta.

Perante um Pavilhão Atlântico em delírio, sagrou-se campeão mundial de 1.500 m. No ano seguinte, voltou a ser campeão europeu, ainda nos 1.500 m. Teve um dia mau no Mundial de 2003, em Budapeste, ficando fora da final mas no ano seguinte apenas o então ainda queniano Bernard Lagat o derrotou nos 3.000 m. Seguiu-se, cinco meses depois, a medalha olímpica de Atenas.

Contrariedades

Fora a última presença de Rui Silva em grandes competições de pista coberta. Em 2005, uma lesão impediu-o de defender o seu título europeu. Em 2006, teve uma virose e falhou o Mundial e, em 2007, estava longe da forma e prescindiu. Finalmente, há um ano, quando se preparava para regressar a Valência, desta vez para um Mundial, surgiu-lhe uma fratura de fadiga num pé, voltando a ficar por terra.

Agora, finalmente, regressa a um Campeonato da Europa e com aspirações a estar mais uma vez na luta pelas medalhas na sua distância de sempre – os 1.500 metros.
Autor: ARONS DE CARVALHO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Taça Europa Lançamentos: Portugal com 12 atletas

COMPETIÇÃO ARRANCA DIA 14 DE MARÇO EM TENERIFE




Portugal vai participar, entre 14 e 15 de Março, na Taça da Europa de Lançamentos, em Tenerife, Espanha, com 12 atletas, incluindo quatro sub-23, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Atletismo.



O Sporting, com nove atletas, é o clube que mais contribui para a delegação portuguesa, cuja partida está agendada para 12 de Março rumo a Los Realejos, Puerto de La Cruz.



Marco Fortes (peso), Jorge Grave (disco), Dário Manso (martelo) e Elias Leal (dardo) são os seniores masculinos convocados, todos atletas leoninos.



No sector feminino, o Sporting também é totalista: António Borges (peso), Liliana Cá (disco), Sílvia Cruz (dardo) e Vânia Silva (martelo).


Irina Rodrigues (disco) é a outra atleta do clube de Alvalade, no escalão de sub-23, enquanto os jovens António Vital e Silva (peso e disco), do Benfica, Carlos Vicente (martelo), da Juventude Vidigalense, e Tiago Aperta (dardo), do Sporting de Abrantes, se apresentam no sector masculino sub-23.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Seleção INAS-FID já em Reims

CAMPEONATO EUROPEU COMEÇA AMANHÃ




A Seleção Nacional de atletismo da ANDDI-PORTUGAL chegou esta quarta-feira a Reims, em França, onde irá competir no Europeu INAS-FID de atletismo em pista coberta, entre 5 e 7 de Março.

Amanhã entram em competição dez atletas portugueses, com destaque para Lenine Cunha e Pedro Isidro. Lenine irá participar nas provas em que se apresenta como o recordista mundial, 3115 pontos no pentatlo e 14.56 no triplo salto. Pedro Isidro irá competir nos 3.000 metros marcha, onde também detém o recorde do Mundo, 12.55.95.

José Costa Pereira, o selecionador nacional, fez a antevisão da participação portuguesa no primeiro dia de prova, salientando que há "a possibilidade de conquistar já duas ou três medalhas de ouro". "Em relação ao recorde do mundo do Lenine no pentatlo, sabemos que será difícil alcançá-lo ou superá-lo, mas estamos a contar com uma boa prestação do atleta que vem aqui mais à procura do pódio do que de bater o seu próprio recorde", confidenciou o treinador.

A Cerimónia de Abertura tem lugar amanhã às 10 horas, com as provas a terem início a partir das 11. O Europeu conta com a participação de oitenta atletas, em representação de dez países: Croácia, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Portugal, República Checa, Suécia, Turquia e Ucrânia.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rui Silva: «Espero sair daqui com medalha»

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_A659C3D5-F51F-4136-9CC4-AC54E1A61B0A_img_destaque_pt_1.jpg

CONFIANTE NO REGRESSO AOS EUROPEUS DE PISTA COBERTA




Rui Silva volta a ser a grande vedeta da Seleção Nacional e parte para o Europeu de pista coberta que hoje se inicia em Turim com aspirações. "Há uma ansiedade diferente da habitual, já que é um regresso às grandes competições depois de alguns anos de ausência. Mas estou feliz, pois pude fazer a preparação completa".

O atleta do Sporting tem a noção de que está "menos reativo, menos explosivo" mas, em contrapartida, tem agora mais experiência, importante em provas de pista coberta. "Sinto-me a 100 por cento mas, claro, há vários candidatos, espanhóis mas não só. Se a prova for tática, pode aparecer um atleta rápido que surpreenda todos. Como eu fiz quando ganhei pela primeira vez, com 20 anos..."

Onze anos depois, tem a aspiração de "sair daqui com uma medalha". Embora acrescente: "Mas tenho os pés assentes no chão e sei que irá ser difícil...". Rui Silva tem como melhor esta época 3.38,99, em Birmingham. "Mas se a prova tem sido rápida, faria certamente uma marca ao nível daquelas que os espanhóis têm...", acrescentou.

Entretanto, na próxima semana (sábado), Rui Silva e a equipa do Sporting vão estar no Nacional de crosse curto (4 km), na Figueira da Foz. "É uma aposta do prof. Moniz Pereira...", referiu.
Autor: ARONS DE CARVALHO. TURIM, ITÁLIA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Patrícia Lopes falha presença nas meias-finais

14.º TEMPO NAS ELIMINATÓRIAS DOS 400 METROS DO EUROPEU DE PISTA COBERTA




Patrícia Lopes falhou por 10 centésimos de segundo o apuramento para as meias-finais dos 400 metros femininos dos Europeus de pista coberta, a decorrer em Turim, Itália.

A atleta portuguesa foi quarta na primeira série, com 54,04 segundos, conseguindo o 14.º registo entre as 20 participantes, sendo que apenas 12 seguiam para as meias-finais: a britƒnica Marian Andrews foi a 12.ª, com 53,94 segundos.

A 21 de fevereiro em Pombal conseguiu 53,87 (segunda melhor marca pessoal), tempo que esta sexta-feira teria valido a qualificação.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Três portuguesas na final

FINAL DOS 3.000 METROS DO EUROPEU DE PISTA COBERTA




Sara Moreira, Jéssica Augusto e Inês Monteiro apuraram-se este sábado para a final dos 3.000 metros nos campeonato da Europa em pista coberta, que estão a decorrer em Turim, Itália.

Sara Moreira (4.ª na 1.ª série) e a Jessica Augusto (4.ª na 2.ª série) directamente e a Inês Monteiro (7.ª na 1.ª série) com o quarto e último tempo nas "repescagens" garantiram um lugar na final que se disputa este cdomingo, às 15:30 horas.

Sara Moreira liderou a prova desde os 1.700 m até perto do final e chegou com as primeiras. Inês Monteiro, que chegou a estar na frente, fugazmente, pelos 1600 m, quebrou muito na parte final e teve que esperar pelos resultados da 2¦ série para saber que seria uma das 12 apuradas para a final.

Na 2.ª série, Jessica Augusto liderou até quase aos 2000 m em bom andamento. Isso "partiu" o pelotão e acabou por ser benéfico para Inês Monteiro, pois a sexta desta série quebrou muito e acabou por gastar mais cerca de nove segundos do que a atleta portuguesa.

Jessica terminou no 4.ª lugar, tentando desgastar-se ao mínimo para a final, na qual terá como principais adversárias a russa Anna Alminova, que esta tarde correrá ainda a final de 1.500 m, a espanhola Nuria Fernandez, que detém a melhor marca europeia do ano nos 1.500 m mas optou pelos 3.000 m, a turca (de origem etíope) Almitu Bekele, que ganhou a 1¦ série de hoje, a irlandesa Mary Cullen, que impressinou pela facilidade como ganhou a 2.ª série (8.55,01) e a russa Yuliya Zarudnova. Muito difícil a tarefa das portuguesas.

O restantes portugueses que estiveram em competição esta manhã foram naturalmente eliminados.

Arnaldo Abrantes foi 4.º na sua série de 60 m, depois de uma má partida, gastando 6,78 (a 10 centésimos do seu recorde pessoal), o 22.º tempo entre 34 concorrentes (o último dos 16 apurados paras as meias-finais gastou 6,71).

Gaspar Araújo fez 7,44 no seu único salto válido (fez nulo nos 1.º e 3.. ensaios), tendo sido 23.º na sua série de qualificação"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rui Silva corre final

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_D7C11F63-0096-43BC-8BE2-CCD6B0FB23F9_img_destaque_pt_1.jpg

VENCEU SÉRIE DOS 1.500 METROS NO EUROPEU




Rui Silva, fazendo uma corrida de trás para a frente, como habitual, venceu este sábado a segunda eliminatória de 1.500 metros e estará na final de amanhã nos Europeus de pista coberta, que decorrem em Turim, Itália.

Os principais adversários do fundista português serão os três espanhóis, dois dos quais o acompanharam na recta final da eliminatória de hoje, sem forçar, apenas para confirmarem os três lugares da frente, que garantiam o apuramento directo. Rui Silva fez 3.42,89, menos um e três centésimos que os dois espanhóis.

A primeira série foi mais rápida, dela saindo os três apurados por tempos. Bruno Albuquerque sentiu muitas dificuldades, atrasou-se a seguir aos 1.000 m e foi 10.º (penúltimo) na série, com 3.47,08, o 17.º total entre os 23 concorrentes. "Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Fernanda Ribeiro vence em Porto Santo

NA 10.ª EDIÇÃO DA MEIA-MARATONA INTERNACIONAL




Fernanda Ribeiro e Rui Pedro Silva foram hoje os vencedores da 10.ª edição da Meia Maratona Internacional do Porto Santo.

A campeã olímpica e mundial dos 10.000 metros percorreu a prova em 1:16.51 horas, seguida pelas atletas do FC Porto Mónica Silva (1:19.34) e Lilian Silva (1:29.03).

No sector masculino, o campeão nacional de corta-mato e dos 10 mil metros, o olímpíco Rui Pedro Silva, venceu a prova por um centésimo de segundo sobre o madeirense Alberto Paulo.

Silva fez 1:10.15 horas, enquanto o atleta olímpico do marítimo dos 3.000 obstáculos acabou logo a seguir.

Na Maratona, a vitória sorriu a David Fernandes, do Águias Unidas, com 2:47,12 horas, o principal candidato da prova, seguido pelos madeirenses Jorge Manuel e José Rodrigues.

Policarpo Gouveia, presidente da Associação da Atletismo da Madeira, manifestou a sua satisfação pelo decorrer das provas, que "reuniram mais de um milhar de atletas, naquela que pretende entrar no livro de recordes de provas homologadas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF)".

"É que esta é a prova mais participada numa ilha da IAAF", sublinhou, relevando a presença de centenas de estrangeiros e continentais vindos, a custas próprias, para o evento, isto "apesar das más condições de transporte aéreo".

No Porto Santo, ilha com pouco menos de cinco mil habitantes, estiveram milhar e meio de visitantes para participarem neste evento desportivo, que se pretende afirmar na Europa anos após anos.

"Já estamos a fazer contactos com diversas federações europeias para a próxima iniciativa, no dia 06 de Março de 2010. O Porto Santo, pelo seu clima e percurso plano, permite iniciativas deste género", destacou, afirmando que o objectivo passa por fazer deste evento um programa de uma semana no Porto Santo.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Marco Fortes é 14.º no Europeu

FALHOU FINAL POR 66 CENTÍMETROS




Marco Fortes foi 14.º no lançamento do peso nos campeonatos da Europa em pista coberta, que estão a decorrer em Turim, Itália, ficando a 66 centímetros da marca que lhe permitia passar à final.

O atleta do Sporting precisava de um lançamento de 19,66 para passar à final, menos três centímetros do que a sua melhor marca deste ano, mas ficou aquém do resultado, já que os lançamentos ficaram nos 18,69, 19,00 e 18,90.

Marco Fortes aspirava a uma presença entre os oito finalistas, graças à sua melhor marca e ao lançamento de 20,08 como recorde nacional, além de que detinha a 10.ª marca do ano entre os 23 inscritos.

Gaspar Araújo, com os seus 7,44 metros do grupo A de qualificação, acabou por ser o 23.º entre os 30 concorrentes aos dois grupos do comprimento.
"Rc"
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Europeu de atletismo : Sara Moreira de prata nos 3000 metros

Sara Moreira acaba de conquistar a medalha de prata nos 3000 metros, no Campeonato Europeu de atletismo de pista coberta, que se realiza em Turim.

A atleta lusa fez o percurso em 8:48.18, melhorando assim a sua marca pessoal, pode ver-se no site oficial da competição. A portuguesa ficou atrás de Almitu Bekele Degfa (8:46.50), que bateu o recorde nacional da Turquia.

Jessica Augusto ficou na 10ª posição (9:04.48) e Inês Monteiro terminou no 12º lugar (9:14.34).



lusa
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rui Silva arrecada ouro na prova dos 1.500 metros

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_A2914652-0284-4780-A53A-FF023A30EAC2_img_destaque_pt_1.jpg

PORTUGUÊS SAGROU-SE VENCEDOR NO EUROPEU DE PISTA COBERTA




Rui Silva conquistou, este domingo, a medalha de ouro na prova dos 1.500 metros, no campeonato Europeu de pista coberta, em Turim (Itália), com um tempo de 3:44.38 minutos.

Esta é a 3.ª vez que o português se sagra campeão nos Europeus de pista coberta, na prova dos 1.500 metros, após ter arrecadado o ouro em 1998 e 2002. Em 2000, Rui Silva conseguiu a medalha de prata na distância dos 3.000 metros.

O espanhol Diego Ruiz (3:44.70 minutos) e o francês Yoann Kowai (3:44.75) completaram o pódio, em 2.º e 3.º lugares, respetivamente

'Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rui Silva: «Assumi o risco»

PORTUGUÊ FOI PARA A FRENTE ACELERAR O RITMO




O risco assumido em impor um ritmo acelerado desde o início da corrida foi o segredo da vitória do português Rui Silva na final dos 1.500 metros dos Europeus de atletismo em pista coberta.

"Se a prova fosse muito lenta corria o risco de perder no 'sprint' final. Assumi o risco de impor o ritmo logo de início para evitar que a parte final da corrida fosse muito rápida", explicou Rui Silva aos microfones da Antena 1.

Depois de um período menos feliz e marcado por lesões, Rui Silva voltou à ribalta internacional, com a conquista da terceira medalha de ouro nos 1.500 metros em Europeus de pista coberta, depois dos títulos de 1998 e 2002.

Nos Europeus de 2000, Rui Silva tinha conquistado uma medalha de prata, mas na distƒncia dos 3.000 metros.

"Esta vitória foi bastante importante, sobretudo pelo que eu passei nos últimos anos. Consegui chegar aqui e cumprir o meu objectivo. É difícil descrever este momento", confessou Rui Silva logo depois do êxito nos 1.500 metros."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Sara Moreira: «Ainda não acredito»

CONFESSA QUE MEDALHA NÃO PASSAVA DE UM SONHO




Sara Moreira ainda estava incrédula com a medalha de prata conquistada na prova de 3.000 metros do Europeu de pista coberta, em Turim (Itália).

"Ainda não acredito no feito que consegui. Era apenas um sonho. Algo que eu queria muito, mas não passava de um sonho. Estou bastante feliz", rejubilou a atleta portuguesa.

Sara Moreira admitiu não estar à espera de ter pernas para acompanhar o ritmo das atletas da frente, pelo que a surpresa ainda foi maior.

"Consegui acelerar com as minhas adversárias. Não estava à espera de conseguir acelerar daquela forma", explicou a atleta portuguesa.
"Rc"
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Rui Silva e o ouro: «É difícil descrever esta vitória»

Rui Silva conquistou a medalha de ouro no Europeu de pista coberta em Turim, Itália. Em declarações à rádio Antena 1, o atleta português descreveu a sensação de um triunfo saboroso.

«Foi uma vitória muito importante para mim, depois de tudo o que passei nos últimos anos. É difícil descrever esta vitória. Quando vi que a corrida estava a tornar-se demasiado lenta, tive de assumir a responsabilidade. Tinha de eliminar a probabilidade de um sprint final rápido, onde provavelmente seria batido por muitos corredores», resumiu Rui Silva


lusa
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Dwain Chambers com novo castigo à vista

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_999A3DD4-364C-4F2E-9E3C-5559BE3CE1E8_img_destaque_pt_1.jpg

POR NÃO TER DEVOLVIDO DINHEIRO GANHO DURANTE O PERÍODO EM QUE SE DOPOU




Poucas horas depois de ter batido o recorde europeu dos 60 metros em pista coberta (6,42) e de ter conquistado o título do VelhoContinente, nos Campeonatos realizados em Turim neste fim-de-semana, o velocista britânico Dwain Chambers ficou a saber que pode voltar a ser suspenso, ele que esteve 2 anos sem competir (de 2003 a 2005) depois de ter acusado positivo num teste antidoping.

O ConselhoDiretivo da IAAF vai estudar, na reunião marcada para os dias 21 e 22, em Berlim, a possibilidade de suspender Chambers, agora por não ter devolvido o dinheiro ganho durante o tempo em que se dopou. Na sua autobiografia, à venda dentro de poucas semanas, o atleta inglês, de 30 anos, confessa que chegou a tomar 300 tipos de substâncias proibidas.

O porta-voz da IAAF, Nick Davies, precisou que um atleta suspenso não pode voltar a competir até que tenha devolvido todo o dinheiro acumulado em prémios durante o período em que se dopou.

Estima-se que, no referido período, Chambers arrecadou entre 80 a 160 mil euros, valor que terá de devolver para não voltar a ser castigado. Para já, o atleta congratula-se com mais um recorde:"Estou agora muito mais rápido do que quando me dopava."
'Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Liu Xiang aponta para Londres'2012

ATLETA CHINÊS REGRESSA APÓS OPERAÇÃO




O atleta chinês Liu Xiang, campeão olímpico em Atenas'2004, regressou a Xangai, na China, três meses após ter viajado para os EUA, para ser operado, e garante que vai estar em Londres'2012.

Nos Jogos Olímpicos Pequim'2008, o atleta de 25 anos sofreu uma lesão no tendão de Aquiles da perna direita quando se preparava para iniciar a prova dos 110 metros barreiras, falhando a revalidação do ouro conquistado quatro anos antes, na Grécia.

"Acima de tudo, vou decididamente competir nos próximos Jogos Olímpicos, caso contrário não teria feito esta operação", disse Xiang, campeão do Mundo de 110 metros barreiras, citado pela imprensa chinesa.

Recordista mundial da distƒncia, Liu Xiang chegou domingo à noite ao aeroporto internacional de Pudong, em Xangai, sua terra natal, acompanhado pelo seu treinador, Sun Haiping, após ter sido operado em Houston (Texas), em dezembro de 2008, manifestando que não tem pressa de voltar às pistas.

"Sei que toda a gente está a pensar quando é poderei regressar à pista e se continuarei a ser tão rápido. Alguns chamam a isto pressão, mas eu não, porque sei que não há razão para estar ansioso", afirmou Liu Xiang.

O ex-campeão olímpico, que vai falhar a presença nos Campeonatos do Mundo de atletismo, em Berlim, não tem ainda previsto o regresso às pistas, mas, segundo Sun Haiping, iniciará imediatamente o processo de recuperação, em Xangai.

"Os médicos norte-americanos pediram-nos para sermos pacientes antes de permitirmos que Liu volte a calçar as sapatilhas", alertou o treinador de Xiang.
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Chambers fora da estafeta nos Mundiais

FEDERAÇÃO BRITÂNICA NÃO CONTA COM ELE PARA OS 4X100 METROS




Dwain Chambers, que domingo se sagrou campeão europeu dos 60 metros em pista coberta em Turim, não participará na equipa britânica da estafeta dos 4x100 metros nos mundiais de Berlim, anunciou esta segunda-feira a federação britânica.

"Nós considerámos a possibilidade de o incluir na estafeta para Berlim, mas as suas oportunidades de evoluir num ambiente de competição são demasiado limitadas para que ele se possa preparar convenientemente no seio de uma equipa", disse o director ténico britânico Charles van Commenee.

Os grandes "meetings" europeus recusam-se a convidar Dwain Chambers devido ao seu passado de doping.

"Dwain não é selecionável para os Jogos de Londres em 2012 e isso teve evidentemente influência na nossa decisão" de não o escolher para os Mundiais de Berlim, em Agosto, assinalou Van Commenee.

O Comité Olímpico Britânico (BOA) baniu teoricamente para toda a vida qualquer desportista que tenha sido considerado culpado de infracção ao regulamento antidoping.

No entanto, o BOA levantou essa sanção em vários casos, nomeadamente para a campeã olímpica dos 400 metros Christine Ohuruogu.

Chambers, que na meia-final de Turim bateu o recorde da Europa dos 60 metros, com um tempo de 6,42 segundos, ganhou facilmente a final, com uma marca de 6,46 segundos. "Rc'
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rui Silva: «Vou estar em Londres»

CAMPEÃO EUROPEU ESPERA NÃO TER LESÕES





O atleta português Rui Silva considerou esta segunda-feira que a medalha de ouro conquistada domingo nos 1.500 metros dos Europeus de pista coberta tem um sabor especial e garante que quer estar presente nos Jogos Olímpicos Londres'2012.

"Cada medalha tem uma história, esta é especial porque se segue a um largo período de lesões", afirmou o campeão europeu em declarações à Lusa, garantindo que "toda a comitiva ficou muito satisfeita com a medalha".

Aos 31 anos, o atleta do Sporting, que falhou os Jogos Olímpicos Pequim'2008 por não ter conseguido mínimos, acredita numa presença nos Jogos de 2012: "Vamos ter Rui Silva em Londres. Se não houver lesões, lá estarei".

Rui Silva lamenta que a sua ausência em Pequim tenha sido mal interpretada por algumas pessoas: "Tentei, mas não consegui. Sem preparação não se fazem milagres. Custou-me na altura ouvir comentários de pessoas que dizem perceber de atletismo. Não foi por eu não querer que estive ausente, foi porque não consegui".

Para Rui Silva, que esta segunda-feira de manhã foi treinar, o ouro conseguido em Turim é uma aposta ganha: "Eu e o professor João Campos no princípio da temporada decidimos apostar na pista coberta. Foi uma aposta ganha, oxalá todas sejam assim".

Rui Silva, que repetiu o ouro conquistado em Valência'1998 e Viena'2002, garante que só percebeu que ia "ser campeão europeu na recta da meta", até porque "os atletas espanhóis eram muito fortes e o bronze do francês foi uma surpresa".

O campeão europeu dos 1.500 metros assegura que nunca esteve ausente por opção, "mas sempre devido a lesões, sobretudo microrroturas ao nível dos gémeos, que foram surgindo antes das competições".

O atleta do Sporting estava afastado das grandes competições desde os Mundiais de Helsínquia'2005.

Rui Silva correu para o seu terceiro título de campeão europeu dos 1.500 metros em 3.44,38 minutos, impondo-se ao espanhol Diego Ruiz (3.44,70), medalha de prata, e ao francês Yoann Kowal (3.44,75), bronze. (Rc'
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Heróis à chegada

SARA MOREIRA E RUI SILVA REGRESSARAM DE TURIM





Cerca de 50 pessoas, entre familiares e amigos próximos de Rui Silva e Sara Moreira, estiveram ontem à noite no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, para uma chegada emotiva dos dois atletas portugueses medalhados no Europeu de pista coberta, em Turim (Itália).

Rui Silva, habituado a estas andanças, mostrou-se mais tranquilo que Sara Moreira, que não deixou escapar algumas lágrimas. "Esta medalha fez-me despertar para o nível que pretendia", disse o campeão europeu dos 1.500 m, acrescentando: "Sinto-me melhor na pista coberta do que ao ar livre. Há mais concentração e adrenalina. Agora quero dar ênfase a este título e atacar as medalhas no Mundial em agosto."

A vice-campeã dos 3.000 m, por seu lado, reconheceu que a medalha de prata foi uma surpresa. "Isto é o relançar da minha carreira e o que me vai fazer acreditar no futuro", adiantou por entre autógrafos e abraços.
Autor: PEDRO MALACÓ 'Rc(
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Lel vence Meia Maratona de Lisboa+Video

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_234A8FA5-5E43-446B-A6C9-50D29FACF14E_img_destaque_pt_1.jpg

QUENIANO SUPERA GARIB SOBRE A META




O queniano Martin Lel venceu hoje a 19.ª Meia Maratona de Lisboa, repetindo o triunfo alcançado em 2003, numa prova na qual o recorde do Mundo voltou a ficar "inalcançável".

Martin Lel esteve sempre no grupo da frente, onde, até aos 15 quilómetros esteve também o queniano Samuel Wanjiru, campeão olímpico em Pequim'2008 e detentor do recorde da distância (58.33 minutos), mas que acabou "apenas" na sétima posição.

Na parte final da corrida, o grupo reduziu-se de sete para quatro, com Martin Lel a impor-se, mesmo no final, ao marroquino Jaouad Gharib, segundo, e ao também queniano Robert Cheruyot, terceiro. Martin Lel concluiu a prova em 59.56 minutos, ficando a mais de um minuto do recorde mundial da Meia Maratona, que continua a não ser batido na "meia" lisboeta. A ponta final do queniano acabou por lhe garantir a vitória, com o marroquino Gharib a cortar a meta três segundos depois.

No final da prova, Martin Lel admitiu que "não foi uma vitória fácil", sobretudo porque o "grupo da frente juntou sempre os principais favoritos". Lel afirmou que a "meia" serviu sobretudo para "testar a velocidade", numa altura em que está a preparar a sua participação na maratona de Londres, a disputar a 26 de Abril, prova que venceu em 2007 e 2008.

José Ramos (Conforlimpa), que se estreou na meia-maratona de Lisboa, foi o melhor português, terminando na nona posição, a 3.27 minutos do vencedor. "É a primeira vez que faço esta prova, senti-me muito bem. Esta vitória permite que pensar que aos 40 anos ainda posso continuar a correr muito bem", afirmou o atleta português no final da prova.

Em femininos, a norte-americana Kara Goucher dominou a prova desde o início, cortando a meta com o tempo de 1:08.30 horas, seguida das quenianas Alice Timbilili (1:09.00) e Jane Kiptoo (1:09.07), segunda e terceira, respectivamente.

Numa prova em que Mónica Rosa (Maratona) foi a melhor portuguesa, com um sexto lugar, Kara Goucher confirmou o favoritismo que lhe era atribuído, mas ficou longe do recorde da distância (1:06.25).

"Foi bom, tenho treinado muito. Esta prova foi um bom ensaio para a maratona de Boston", disse Goucher, admitindo que "gostava de ter sido mais rápida". Mónica Rosa garantiu ter corrido descontraída e sempre com a ideia de que poderia ser a melhor atleta lusa, apesar de ter sentido alguns problemas na fase final. "Esperava ser a melhor portuguesa, houve uma fase no final em que tive a ajuda de um grupo fabuloso, o que foi muito bom, porque eu não tenho quilómetros para isto". A atleta do Maratona garantiu ter-se sentido muito bem e assegurou que, aos 30 anos, o seu objectivo "é correr mais quatro anos, até aos Jogos Olímpicos Londres'2012".

Classificações:

Masculinos

1. Martin Lel (Quénia), 59,56 minutos
2. Jaouad Gharib (Marrocos), 59,59
3. Robert Cheruyot (Quénia), 1.00,02
4. Gedion Ngatumy (Quénia), 1.00,04
5. Samuel Shauri (Tanzânia), 1.00,31
6. Emmanuel Mutai (Quénia), 1.00,44
7. Samuel Wanjiru (Quénia), 1.01,23
8. David Kemboi (Quénia), 1.02,51
9. José Ramos (Portugal/Conforlimpa), 1.03,21
10. Joshua Chelanga (Quénia), 1.03,23

Femininos

1. Kara Goucher (EUA), 1.08,30 horas
2. Alice Timbilili (Quénia), 1.09,00
3. Jane Kiptoo (Quénia), 1.09,07
4. Jelena Prokopcuka (Letónia), 1.09,58
5. Leah Malot (Quénia), 1.11,37
6. Mónica Rosa (Portugal/Maratona), 1.14,14
7. Ayanu Workitu (Etiópia), 1.15,03
8. Filomena Costa (Portugal/Sp. Braga), 1.15,33
9. Galina Ivanova (Rússia), 1.15,50
10. Natalia Volgina (Rússia), 1.16,43
"Rc"
Vídeo Sapo
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo: Portuguesas conquistam bronze

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_5C612C7C-2DD6-42BF-BA84-93F268DEBAED_img_destaque_pt_1.jpg

SÓ PERDERAM PARA QUÉNIA E ETIÓPIA NO MUNDIAL DE CORTA-MATO




A Seleção portuguesa feminina de corta-mato, campeã europeia em título, conquistou este sábado a medalha de bronze na 37.ª edição do campeonato do Mundo, em Amã (Jordânia). O Quénia ganhou coletivamente e também em termos individuais, por intermédio de Florence Jebet Kiplagat.

A formação nacional, que terminou apenas atrás do Quénia e da Etiópia, totalizou 72 pontos, conquistados com o 15.º lugar de Dulce Félix, o 16.º de Sara Moreira, o 19.º de Ana Dias e o 22.º de Anália Rosa.

O conjunto português não conseguiu dar luta às super poderosas formações africanas, mas passou desde a primeira volta ao Campo de Golde de Bisharat, em Amã, no terceiro posto, sempre bem à frente das restantes concorrentes ao último lugar vago no pódio.

Anália Rosa foi a atleta que fechou o quarteto luso nas quatro voltas, em 28.ª na primeira, em 23.ª na segunda, em 26.ª na terceira, numa altura em que Inês Monteiro já desistira, e em 22.ª no final.

Por seu lado, Sara Moreira, que chegou a andar no grupo da frente, liderou a equipa nas primeiras três voltas (20.ª na primeira, 17.ª na segunda e 15.ª na terceira), cedendo essa posição a Dulce Félix na última.

No final, a diferença de Portugal, que arrecada um prémio de 9.000 euros, para a concorrência foi enorme, já que a Espanha, quarta classificada, totalizou 117 pontos, sendo seguida pelas formações dos EUA e de Marrocos, ambas com 130 pontos.

Em termos individuais, Dulce Félix foi a melhor das atletas nascidas em solo europeu, mas o título de "rainha" do "velho continente" foi para a holandesa Hilda Kibet, natural do Quénia, que terminou no quinto posto, depois de se ter sagrado campeã europeia em Bruxelas.

A vitória pertenceu à queniana Florence Jebet Kiplagat, que gastou 26.13 minutos para suceder à etíope Tirunesh Dibaba (ausente), enquanto a medalha de prata foi conquistada pela sua compatriota Line Chepkwemoi Masai e a de bronze pela etíope Meselech Melkamu.

Classificação individual

1. Florence Jebet Kiplagat (Quénia), 26.13 minutos
2. Linet Chepkwemoi Masai (Quénia), 26.16
3. Meselech Melkamu (Etiópia), 26.19
4. Lineth Chepkurui (Quénia), 26.23
5. Wude Ayalew (Etiópia), 26.23
6. Hilda Kibet (Holanda), 26.43
7. Ann Karindi Mwangi (Quénai), 26.49
8. Gelete Burka (Etiópia), 26.58
9. Maryam Yusuf Jamal (Bahrain), 27.00
10. Iness Chepkesis Chenonge (Quénia), 27:00

(...)
15. Dulce Félix (Portugal), 27.42
16. Sara Moreira (Portugal), 27.54
19. Ana Dias (Portugal), 28.05
22. Anália Rosa (Portugal), 28.10
64. Elisabete Lopes (Portugal), 29.36
- Inês Monteiro (Portugal), desistiu

Classificação coletiva:

1. Quénia, 14 pontos (1+2+4+7)
2. Etiópia, 28 (3+5+8+12)
3. PORTUGAL, 72 (15+16+19+22)
4. Espanha, 117
5. EUA, 130
6. Marrocos, 130
7. Austrália, 154
8. Japão, 165
9. Grã-Bretanha, 193
10. África do Sul, 198
"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Atletismo - Dulce Félix: «Sem a Jessica não acreditava no pódio»

A MELHOR PORTUGUESA NO MUNDIAL DE CROSSE




A Seleção Nacional feminina de corta-mato voltou ao pódio do Campeonato do Mundo, confirmando o título europeu de dezembro passado. Dulce Félix foi a sensação da equipa, ao ser a primeira a chegar, no 15.º lugar.

"Eu só queria melhorar o mau 72.º posto do ano passado e entrar nas 30 primeiras. Ter sido 15.ª foi ótimo", conta a atleta minhota, de 26 anos, que há ano e meio trocou o FC Vizela pelo Sp. Braga e deixou o seu trabalho numa fábrica de confeções para se dedicar a 100 por cento ao atletismo. Com excelente resultado. "Também não contava com a medalha coletiva, apesar da professora Sameiro Araújo nos ter dito que era possível. Mas sem a Jessica...".

As atletas só souberam da desistência de Inês Monteiro no final da prova. "Foi bom assim; de outra forma, se calhar, teríamos desmoralizado". Dulce Félix começou a acreditar numa boa classificação a meio da prova, quando lhe disseram que ia em 16.º. "Depois apanhei a Sara para nos ajudarmos e acabei por ser eu a chegar primeiro. Ficar nas 15 primeiras foi excelente."

A atleta, que vive perto de Vizela, quer agora apostar nos 10.000 m para o Mundial de Berlim, mas sonha ser maratonista a partir do próximo ano.

Dulce Félix foi a melhor de um grupo muito coeso, o mais equilibrado de sempre, a ponto de ter conseguido o 3.º lugar coletivo "prescindindo" de Jessica (ausente) e Inês Monteiro (desistente), as duas melhores! Neste Mundial, Portugal colocou as suas quatro atletas pontuáveis em sete lugares (entre o 15.º e o 22.º) e 28 segundos.

Quando a surpreendente Dulce Félix, a melhor portuguesa, cortou a meta em 15.º lugar, já tinham terminado as 6 quenianas (até ao 11.º lugar) e 5 etíopes (até ao 14.º). Mas quando Anália Rosa foi 22.ª, fechando a equipa, na meta ainda só estavam uma espanhola, uma americana, uma australiana e uma japonesa. E das outras cinco seleções que formaram equipa, ninguém terminara ainda! Foi o segredo do êxito português...
Autor: ARONS DE CARVALHO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Vídeos Modalidades - Campeão nu pelas ruas de Paris

VEJA AS IMAGENS DE ROMAIN MESNIL




O 2.º lugar nos Mundiais de Osaka, em 2007, não rendeu a Romain Mesnil o esperado. Perdido o apoio da Nike, o atleta francês decidiu colocar um vídeo no youtube para encontrar um patrocinador. São alguns segundos de corrida nu pelas ruas de Paris... Rc



 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo