Portal Chamar Táxi

Atletismo

Status
Não está aberto para novas respostas.

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Presidente do COI acredita que Bolt "está limpo"

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, declarou-se hoje convencido de que o atleta jamaicano Usain Bolt, campeão mundial, olímpico e recordista dos 100 metros, "está limpo".

"Não tenho nenhuma razão para duvidar dele", acrescentou Rogge numa entrevista ao jornal belga Le Soir, quando interrogado sobre a possibilidade de a espectacular progressão de Bolt poder ser explicável pelo uso de substâncias ilegais.

Além de destacar a importância de se respeitar o princípio da "presunção da inocência", o presidente do COI recordou que o velocista jamaicano é um dos atletas que se submeteu a um maior número de controlos, que deram "sempre negativo".

Jacques Rogge valorizou a proeza de Bolt, que domingo baixou para 9,58 segundos a sua anterior melhor marca mundial dos 100 metros, prevendo que no futuro se possa chegar aos 9,50 segundos.

Rogge, que nos Jogos Olímpicos de Pequim criticou o velocista jamaicano por não respeitar os colegas, ignorou esse comentário, afirmando que Bolt é, como Michael Phelps na natação, Roger Federer no ténis e Eddy Merckx no ciclismo, um "campeão emblemático que domina uma geração".

Considerou, no entanto, que no plano técnico o jamaicano "não traz nada novo", destacando a suas qualidades genéticas que lhe "permitem correr mais rápido do que os outros".

Interrogado sobre a hipótese de dopagem genética, Rogge referiu que tanto os especialistas da Agência Mundial da Antidopagem com os do COI negam a existência de tal elemento.

OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
O "Super-homem" que rompe os limites do seu próprio tempo

Entre o norte-americano Jim Hines, que pela primeira vez baixou a fasquia dos 10 segundos (1968), e Carl Lewis, o primeiro a romper de forma legal a barreira dos 9,90, passaram 23 anos. De Lewis a Maurice Greene, que baixou dos 9,80, passaram mais 18 anos. Depois de Greene, em 1999, Asafa Powell levou oito anos para conseguir evoluir cinco centésimos. Até que chegou Usain Bolt, em 2008. E no espaço de um ano o recorde do mundo dos 100 metros saltou todos os limites do seu tempo, avançando décadas de progressão.

Ao correr em 9,58 segundos, em Berlim, Usain Bolt não superou apenas mais uma mítica barreira. O jamaicano realizou esse feito por uma margem de progressão nunca antes sonhada por um ser humano. O recorde do Mundo nos 100 metros, e os 11 centésimos de segundo que foram retirados ao seu anterior máximo obtido na final dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, significam a maior diferença entre dois recordes consecutivos desde que a cronometragem electrónica foi instituída no atletismo, em 1977.

"Não estava obcecado com o recorde, mas consegui a marca de 9,58 que sabia há muito estar a valer. Agora, e pela forma como corri, acredito que posso fazer melhor no futuro" disse Bolt, após arrecadar 180 mil dólares (120 mil euros), o prémio atribuído pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo) pelo recorde e pelo título. Isso não é nada comparado ao que o jamaicano passa a facturar como prémio de presença em meetings, após este resultado - qualquer coisa como 300 mil euros por participação.

Na última década contavam-se por escassos centésimos de segundo a evolução que cada velocista acrescentava ao recorde. Temos de recuar muito no tempo para encontrar a segunda grande diferença registada. Em 1921, o norte-americano Don Lippincot viu o seu recorde de 10,6 segundos (estabelecido em 1912) ser melhorado para 10,4 pelo seu compatriota Charlie Paddock. Porém, como na época os tempos eram obtidos por cronometragem manual, registados em décimos de segundos e não em centésimos como hoje, é difícil comparar se a diferença é superior à obtida por Bolt.

Quanto a marcas cronometradas electronicamente, a maior diferença entre recordes mundiais seguidos foi conseguida pelo também americano Jim Hines: em Outubro de 1968, na Cidade do México. Numa corrida beneficiada pela altitude, realizou 9,95, tornando-se o primeiro homem a correr 100 metros em menos de 10 segundos, superando em sete centésimos a marca conquistada pelo seu conterrâneo Charles Green um dia antes. No século XXI, as maiores diferenças de um recorde para outro eram de apenas três décimos. Em Setembro de 2007, em Itália, o compatriota de Bolt, Asafa Powell - que nesta final de Berlim foi medalha de bronze - obteve o tempo de 9,74, superando os 9,77 que já lhe pertenciam. Além de Powell, o próprio Bolt, quando correu em 9,69, superou em três centésimos a sua prórpia marca de 9,72.

OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Tyson Gay: o "humano" mais rápido de sempre

Não há comparação para Usain Bolt hoje e sempre. "É o mais alto, mais forte e mais rápido velocista de sempre." Foi o também campeão olímpico de 100 metros Donovan Bailey quem o recordou. Com todo o propósito. Coloca-se numa dimensão fora do seu tempo. Dentro de 40 anos teremos oito finalistas olímpicos como ele (ou ainda mais altos e com mais disponibilidade motora). Hoje só há Bolt e o resto. Por isso, Tyson Gay acaba por ser o "humano mais rápido de sempre". Em Berlim, conseguiu colocar o jamaicano a correr mais empenhado do que nunca, de tal forma que só descontraiu nos seis metros finais. O norte-americano deixou de ser o campeão mundial em título mas correu mais rápido do que nunca e "deixou um recado" para Bolt "não descontraias demasiado pois pode sair-te mal". Até onde chegará o rei da velocidade mais "apertado"? É uma resposta fascinante para os próximos tempos. Tyson Gay, no fim, ciente de que não podia ir mais longe, limitou-se a comentar. "Não posso queixar-me. Estes foram os 100 metros melhores da minha vida. Dei o melhor de mim."

OJOGO
 

scbraga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2007
Mensagens
254
Gostos Recebidos
0
Se em Portugal olhassem para o desporto escolar, veriam alguns com muito potencial. Nao qerem saber, o atletismo em Portugal é para ricos :S

O Bolt aos 60m ia em 6.31s, eu aos 17 anos fiz numa prova escolar os 60m em 7.10s. O qe nao daria para melhorar, nao? lool

Por favor abram os olhos, Portugal tá cheio de atletas com dom, e para de uma vez por todas de só olhar para o futebol :((


Usain bolt é de facto um ET :D e o Tyson Gay o melhor humano de facto :D
 
Última edição:

scbraga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2007
Mensagens
254
Gostos Recebidos
0
Eu acho qe ele consegue chegar até aos 9.30s. Qd lá chegar o record dele ira se manter cerca de 10 anos
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bolt compreende Marco Fortes

Usain Bolt qualificou-se na manhã desta terça-feira para os quartos-de-final dos 200 metros dos Mundiais. Na quinta das nove séries, o detentor do recorde do Mundo (19,30) fez a meia volta à pista em ritmo de "descompressão", terminando em 20,70 segundos (o vento foi praticamente nulo (-0,2 m/s).

Sem Tyson Gay por perto (prescindiu dos 200 metros para recuperar para os 4x100 metros), Bolt não forçou, fazendo o oitavo melhor tempo das 9 séries. Pouco antes da saída dos blocos foi elucidativo o gesto do jamaicano para quem o filmava: o homem mais rápido do mundo também pensa que esta é mais uma hora para dormir. O português Marco Fortes "ganha" assim o melhor apoiante que poderia desejar embora a resposta física dos dois seja claramente diferente.

Ensonado ou não, Bolt fez o que lhe competia, ganhando a sua série (nos Jogos Olímpios e nos Mundiais Fortes falhou). Os quartos-de-final dos 200 metros estão previstos para esta tarde, enquanto as meias-finais se realizam na quarta-feira e a final na quinta. Shawn Crawford será o principal adversário. O norte-americano fez esta manhã 20.60.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais: Arnaldo Abrantes deve estar nos 4x100 metros

Arnaldo Abrantes faltou aos 200 metros por um pequeno problema físico, não especificado, que no entanto não deve colocar em causa a sua participação nos 4x100 metros de sexta-feira, segundo explicou o seleccionador nacional, José Barros ao Record.

Usain Bolt, que no domingo estabeleceu o recorde mundial dos 100 metros, qualificou-se para a segunda ronda dos 200 metros, impondo-se em 20,70 segundos, o 8.º melhor tempo da qualificação. O mais rápido foi Shawn Crawford com 20,60.

Os quartos-de-final realizam-se ainda esta tarde. As "meias" terão lugar quarta-feira e a final ocorrerá na quinta.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Campeonato do mundo em direto (18 agosto)

18:22 - Nelson Évora faz mais um salto nulo...

Entretanto, Kenenisa Bekele recebe a sua quarta medalha de campeão mundial dos 10.000 metros...

18:18 - Girat faz 17.19. Segue-se Nelson Évora...

18:14 - Copello faz um salto fantástico que o poderia ter colocado na frente, mas pisou a tábua de chamada e por isso o salto é nulo.

18:13 - Yanxi Li faz um grande salto: 17.23 metros. Ficou muito perto do bronze, que neste momento pertence ao cubano David Girat (17.26).

18:09 - No início da 2.ª volta, Jadel Gregório faz 16,70 e segue em oitavo lugar.

18:05 - Terminou a primeira volta da final do triplo Salto: Phillips Idowu segue em primeiro com um registo de 17.73 metros, Nelson Évora está segundo com 17.54 e David Girat em terceiro com 17.26.

18:03 - "Bastará" 17,73 metros para Nelson Évora

17:56 - Idowu passa para a frente da final do triplo salto com 17,73 metros. Nelson Évora vai ter de igualar o seu recorde pessoal (17.74) para levar o ouro.

17:50 - Pequena interrupção nesta final do triplo Salto. Nelson Évora, após o seu terceiro ensaio, segue na frente com um registo de 17,54 metros, seguido por Phillips Idowu com 17,51 e Girat com 17,26.

17:43 - Nelson Évora consegue 17.38 no terceiro ensaio e fica nitidamente insatisfeito...

17:42 - Girat consegue o registo de 17.18

17:36 - Copello faz 17.19 e mantém-se no quarto lugar

17:35 - Idowu nao consegue fazer melhor que Nelson Évora. Conseguiu um registo de 17.44 no segundo ensaio

17:34 - Jadel Gregório (Brasil), depois do salto nulo, faz 16.89 e está em 8.º lugar

17:32 Leevan Sands faz 17.08, e nao consegue ascender ao 3.º lugar

17:26 - Nelson Évora faz salto nulo no seu segundo ensaio

17:25 - Arnie David Girat faz um registo de 17.26. Já todos os atletas fizeram o seu primeiro ensaio e Nelson segue na frente, seguido por Idowu e Girat.

17:17 - Alexis Copello faz 17,06 metros.

17:14 - Idowu, principal rival de Évora, fez o registo de 17.51. O português mantém-se na frente.

17:07 - Nelson Évora começa muito bem: 17.54 metros, um registo melhor do que aquele que o apurou para a final

Nelson Évora inicia dentro de 15 minutos a defesa do título mundial no triplo salto. O português é o principal favorito a levar o ouro para casa, depois de ter feito o melhor salto na qualificação (17,44 metros), para além de ter a melhor marca mundial do ano (17,66). O britânico Phillips Idowu e os cubanos Arnie Girat e Alexis Copello são os adversários mais temíveis. Idowu foi mesmo vice-campeão olímpico em Pequim.

A sessão vespertina terá início às 17:05 portuguesas, 18:05 alemãs. Começa com a final do triplo-salto, onde Nelson Évora marcará presença e esperemos que consiga ganhar uma medalha para Portugal!

Fim da sessão matinal.

11:50 - Já se conhecem os apurados para a final do Lançamento do Disco. Do Grupo A, passaram: Robert Harting (Alemanha), Gerd Kanter (Estónio), Casey Malone (Estados Unidos), Mario Pestano (Espanha), Bogdan Pishchalnikov (Rússia) e Omar Ahmed El Ghazaly (Egito). Do Grupo B, apuraram-se os seguintes atletas: Zoltán Kövágó (Hungria), Jarred Rome (Estados Unidos), Virgilijus Alekna (Lituânia), Piotr Malachowski (Polónia), Gerhard Mayer (Áustria) e Frantz Kruger (Finlândia).

11:40 - Repescagem já foi feita. Curiosamente, são as 7.ª e 8.ª classificadas de cada série que seguem em frente: Viola Jelagat Kibiwot (Quénia), Lidia Chojecka (Polónia), Mimi Belete (Bahrein), Nikki Hamblin (Nova Zelândia), Anna Mishchenko (Ucrânia) e Iris Fuentes-Pila (Espanha).


11:30 - Anna Alminova (Rússia), Nancy Jebet Langat (Quénia), Kalkidan Gezahegne (Etiópia), Christin Wurth-Thomas (Estados Unidos), Sylwia Ejdys (Polónia) e Sonja Roman (Eslovénia) são as qualificadas da 3.ª série.

11:25 - As seis primeiras classificadas da 2.ª série são: Gelete Burka (Etiópia), Natalia Rodríguez (Espanha), Lisa Dobriskey (Grã-Bretanha), Natalya Evdokimova (Rússia), Anna Willard (Estados Unidos), Btissam Lakhouad (Marrocos) e Mimi Belete.


11:20 - Resultados do Salto em Altura:

Grupo A:

1 Blanka Vlašic (Croácia), 1.95 Q
2 Ruth Beitia (Espanha), 1.95 Q
2 Chaunté Howard Lowe (Estados Unidos), 1.95 Q
4 Meike Kröger (Alemanha), 1.92
5 Melanie Melfort (França), 1.92
5 Svetlana Shkolina (Rússia), 1.92
7 Marina Aitova (Cazaquistão), 1.92
8 Anna Iljuštšenko (Estónia), 1.89
8 Vita Palamar (Ucrânia), 1.89
8 Sharon Day (Estados Unidos), 1.89
11 Iva Straková (Republica Checa), 1.89
11 Svetlana Radzivil (Uzbequistão), 1.89
13 Levern Spencer LCA 1.89
14 Noengrothai Chaipetch (Tailândia), 1.89 (SB)
15 Caterine Ibargüen (Colômbia), 1.85
16 Deirdre Ryan (Irlanda), 1.85
17 Romary Rifka (México), 1.80

11:15 - Jamal, do Bahrein venceu a 1.ª série, seguida de Nuria Fernandez (Espanha) e de Assefa (Etiópia). Mariem Alaoui Selsouli (Marrocos), Iryna Lishchynska (Ucrânia) e Irina Krakoviak (Lituânia) ficaram em 4.º, 5.º e 6.º, respetivamente.


11:08 - Têm agora arranque as séries de 1500 metros femininos. Nestas séries, as 6 primeiras garantem a qualificação

11:02 - Os repescados são: Lionel Larry, da 1.ª série (Estados Unidos); Erison Hurtault (República Dominicana) e Mohamed Ashour Khouaja (Líbia) ambos da 7.ª série.

10:50 - Tabarie Henry, Sean Wroe e Martyn Rooney, da 7.ª e última série, garantem a qualificação. Realizar-se-á, agora, a repescagem.

10:45 - Na 6.ª série, o vencedor foi Jeremy Wariner (Estados Unidos), em segundo ficou Ricardo Chambers e, em terceiro, ficou Teddy Venel (França)

10:40 - Ramon Miller, Leslie Djhone e Johan Wissman foram os três primeiros da 5.ª série.

10:34 - LaShawn Merritt (Estados Unidos), John Steffensen (Austrália) e Matteo Galvan são os 3 primeiros classificados da 4.ª série. Estão já qualificados.

10:25 - Na 3.ª série, os qualificados são: Chris Brown (Bahamas), Michael Bingham (Grã-Bretanha) e Joel Milburn (Austrália)

10:15 - Na 2.ª série, Renny Quow (Trinidade e Tobago) foi primeiro, William Collazo (Cuba) foi segundo e Kévin Borlée (Bélgica) em terceiro.

10:10 - Na 1.ª série, o vencedor foi Robert Tobin (Grã-Bretanha), com 45.50. David Gillick (Irlanda) foi segundo com 45.54 e, em terceiro ficou Raban Yousif, com 45.55. Estes três atletas já estão apurados para as qualificações.

10:05 - Início das séries dos 400 metros masculinos.

10:00 - Está a decorrer a prova do lançamento do disco. O grupo A já completou a prova. O grupo B começa a lançar às 10:35.

Grupo A:

1 Robert Harting (Alemanha), 66.81 Q
2 Gerd Kanter (Estónia), 66.73 Q
3 Casey Malone (Estados Unidos), 65.13 Q
4 Mario Pestano (Espanha), 65.03 Q
5 Bogdan Pishchalnikov (Rússia), 62.93
6 Omar Ahmed El Ghazaly (Egito), 62.84
7 Aleksander Tammert (Estónia), 62.24
8 Ian Waltz (Estados Unidos), 62.04
9 Benn Harradine (Austrália), 61.74
10 Gaute Myklebust (Noruega), 60.80
11 Bertrand Vili (França), 60.68
12 Jorge Balliengo (Argentina), 59.19
13 Oleksiy Semenov (Ucrânia), 58.78
14 Daniel Schärer (Suiça), 58.50

09:50 - As qualificações dos 200 metros já terminaram.

Classificações:1.ª série:

1 Shawn Crawford (Estados Unidos), 20.60 Q
2 Roman Smirnov (Rússia), 20.85 Q
3 Brian Dzingai (Zimbabué), 20.97 Q
4 Adam Harris (Guiana), 21.28
5 Aaron Armstrong (Trinidade e Tobago) 21.38 (SB)
6 Khalil Al-Hanahneh (Jordânia), 21.98
- Dwain Chambers (Grã-Bretanha), DNS
- Jaysuma Saidy Ndure (Noruega), DNS


2.ª série

1 Brendan Christian (Antígua e Barbuda), 20.81 Q
2 Aleixo-Platini Menga (Alemanha), 20.84 Q
3 Charles Clark (Estados Unidos), 20.87 Q
4 Ben Youssef Meité (Costa do Marfim), 20.93
5 Omar Jouma Bilal Al-Salfa (Emirados Árabes Unidos), 20.94
6 Niko Verekauta (Fiji), 21.43 (SB)
7 Amr Ibrahim Mostafa Seoud (EGito), 21.44
- Desislav Gunev (Bulgária)


3.ª série
1 Steve Mullings (Jamaica), 20.62 Q
2 Paul Hession (Irlanda), 20.66 Q
3 Kenji Fujimitsu (Japão), 20.69 Q
4 David Alerte (França), 20.72
5 Khalid Idrissi Zougari (Marrocos), 21.24
6 Franklin Nazareno (Equador), 21.84
7 Gerald Phiri (Zâmbia)

4.ª série:
1 Marlon Devonish (Grã-Bretanha) 20.92 Q
2 Ramil Guliyev Azerbaijão 21.12 Q
3 Marek Niit Estónia 21.21 Q
4 Nathaniel McKinney Bahamas 21.26
5 Joel Redhead Granada 21.37
6 Ronalds Arajs Letónia 21.38
7 Sibusiso Matsenjwa Suazilândia 21.93 (PB)
8 Andrew Hinds Barbádos 22.60

5.ª série
1 Usain Bolt Jamaica 20.70 Q
2 Rondell Sorrillo Trinidade e Tobago 20.74 Q
3 Sam Effah Canadá 20.80 Q
4 Sandro Viana Brasil 21.18
5 Eddy De Lepine França 21.23
6 Hitoshi Saito Japão 21.38
- Obinna Metu Nigéria DNS

6.ª série
1 Alonso Edward (Panamá) 20.71 Q
2 Marc Schneeberger (Suíça) 20.76 Q
3 Emmanuel Callander (Trinidade e Tobago) 20.81 Q
4 Ihor Bodrov (Ucrânia) 21.00 0.139
5 Hamed Hamdan AlBishi (Arábia Saudita) 21.00 0.157
6 Ramon Gittens Barbádos 21.33 0.156
7 Vyacheslav Muravyev Cazaquistão 21.48

7.ª série:

1 Martial Mbandjock (França), 20.65 Q
2 Marco Cribari (Suíça), 20.80 Q
3 Rolando Palacios (Honduras), 20.83 Q
4 Kim Collins (São Cristóvão e Nevis), 20.83
5 Alexander Kosenkow (Alemanha), 20.99
6 Ángel David Rodríguez (Espanha), 21.37
- Tyson Gay (Estados Unidos)

8.ª série
1 Jared Connaughton (Canadá), 20.82 Q
2 Shinji Takahira (Japão), 20.86 Q
3 Stéphane Buckland (Ilhas Maurícias), 21.00 Q
4 Patrick van Luijk (Holanda), 21.05
5 Fanuel Kenosi BOT 21.75 (SB)
6 Nikolai Portelli (Malta), 22.11
7 Gabriel Mvumvure (Zimbabué), 22.67
- Arnaldo Abrantes (Portugal) - O atleta portugês não participou na prova devido a aconselhamento médico

9.ª série

1 Robert Hering (Alemanha), 20.64 Q
2 Wallace Spearmon (Estados Unidos), 20.66 Q
3 Gavin Smellie (Canadá), 20.71 Q
4 Thuso Mpuang (África do Sul), 20.91 q
5 Ramone McKenzie (Jamaica), 20.97
6 Seth Amoo (Gana), 21.04
- Churandy Martina



9:31 - Usain Bolt correu na quinta série e venceu-a, apurando-se para a fase seguinte. O jamaicano fez os 200 metros em 20'71

9:20 - Começa a prova de Salto em Altura feminina

9:05 - Séries de 200 metros masculinos - É a primeira prova a ter início esta terça-feira. Tyson Gay é o principal ausente devido a lesão.

9:00 - Arranca o 4.º dia dos Mundiais de atletismo em Berlim com os 200 metros masculinos. Bolt corre na série.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Nélson Évora falha o ouro em Berlim

O atleta português perdeu a medalha de ouro nos mundiais de Berlim para o britânico Phillips Idowu, que conseguiu um salto de 17,73 metros. Nélson Évora é assim vice-campeão do mundo em triplo salto.

Nélson Évora até assumiu a liderança logo no primeiro salto, com a marca de 17,54 metros, mas não mais conseguiu atingir os 17,73 metros alcançados por Idowu no terceiro ensaio.

O campeão olímpico, que conseguiu 17,55 metros na última tentativa, fica assim pela medalha de prata em Berlim.

Os três medalhados
Phillips Idowu (Reino Unido) 17,73 metros
Nélson Évora (Portugal) 17,55 metros
Alexis Copello (Cuba) 17,34 metros
economico
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
É um atleta q simpatizo bastante, foi pena n ter conseguido trazer mais uma medalha de ouro para Portugal.
O atleta inglês fez um salto q ninguém esperava, Nelson para o superar tinha q igualar ou superar o record nacional de 17,74m q já lhe pertence. A prata n desonra ninguém antes pelo contrário, parabéns Nelson Évora :espi28:
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Nelson Évora é o quarto atleta luso com mais de uma medalha

Nelson Évora tornou-se hoje o quarto atleta português a repetir medalhas em mundiais de atletismo, ao arrebatar a prata no triplo-salto em Berlim2009, depois de se ter sagrado campeão em Osaca (2007).

O atleta do Benfica passa a ocupar o terceiro lugar do "ranking" luso, atrás de Fernanda Ribeiro (uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze) e Manuel Machado (uma de ouro e duas de prata).

Fernanda Ribeiro, também campeã olímpica (10.000 metros, em Atlanta96), como Nelson Évora (Pequim2008), venceu os 10.000 metros em Gotemburgo (1995), onde também conquistou a prata nos 5.000 metros.

Ainda nos 10.000 metros, Fernanda Ribeira foi segunda classificada em Atenas (1997), edição em que, a exemplo de 1995, também coleccionou duas medalhas, já que foi terceira nos 5.000 metros.

Por seu lado, Manuela Machado conquistou os seus três "metais" na maratona, tendo ganho em Gotemburgo e sido segunda em Estugarda (1993) e Atenas.

Além de Nelson Évora, Fernanda Ribeiro e Manuela Machado, também Carla Sacramento colecciona mais do que uma medalha em mundiais: nos 1.500 metros, sagrou-se campeã em Atenas e foi medalha de bronze em Gotemburgo.

No lote dos medalhados lusos, destaque ainda para o ouro de Rosa Mota na maratona da edição de 1987, em Roma, onde Domingos Castro arrecadou a prata nos 5.000 metros.

Carlos Calado (comprimento, em Edmonton2001), Rui Silva (1.500 metros, em Helsínquia2005) e Susana Feitor (20km marcha, em Helsínquia2005) conquistaram medalhas de bronze para Portugal, que colecciona agora 16 "metais" (cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze) em mundiais

OJOGO
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Jamal Chatbi com controlo positivo

O atleta marroquino Jamal Chatbi, que estava apurado para a final dos 3.000 metros obstáculos dos Mundiais de atletismo de Berlim'2009, acusou positivo num controlo antidoping, anunciou hoje a federação marroquina.

Em comunicado, a federação marroquina indicou que o atleta foi controlado no sábado, véspera da sua entrada em prova, tendo acusado clenbuterol, um anabolisante.

A federação marroquina, que foi informada do resultado positivo da amostra A na segunda-feira, adiantou que já propôs ao atleta a análise da amostra B e que já o convocou para o ouvir.

Chatbi qualificou-se no domingo para a final da prova, ao ser segundo classificado da terceira série.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais: Todos os medalhados

MASCULINOS

100 metros
Bolt (Jamaica) - Ouro
TYson Gay (Estados Unidos) - Prata
Asafa Powel (Jamaica) - Bronze

20 Km marcha
Valeriy Borchin (Rússia) - Ouro
Hao Wang (China) - Prata
Eder Sánchez (México) - Bronze

Lançamento do peso
Christian Cantwell (Estados Unidos) - Ouro
Tomasz Majewski (Polónia) - Prata
Ralf Bartels (Alemanha) - Bronze

Lançamento do martelo
Primož Kozmus (ESL) - Ouro
Szymon Ziólkowski (POL) - Prata
Aleksey Zagornyi (RUS) - Bronze

10.000 metros
Kenenisa Bekele (ETI) - Ouro
Zersenay Tadese (ERI) - Prata
Moses Ndiema Masai (QUE) - Bronze

Triplo Salto
Phillips Idowu (GBR) - Ouro
Nelson Évora (POR) - Prata
Alexis Copello (CUB) - Bronze

3.000 metros obstáculos
Ezekiel Kemboi (QUE) - Ouro
Richard Kipkemboi Mateelong (QUE) - Prata
Bouabdellah Tahri (FRA) - Bronze

400 metros barreiras
Kerron Clement (EUA) - Ouro
Javier Culson (PORTO RICO) - Prata
Bershawn Jackson (EUA) - Bronze



FEMININOS

10.000 metros
Linet Masai (Quénia) - Ouro
Meselech Melkamu (Etiópia) - Prata
Meseret Defar (Etiópia) - Bronze

20 Kms marcha
Olga Kaniskina (Rússia) - Ouro
Olive Loughnane (Irlanda) - Prata
Hong Liu (China) - Bronze

Peso
Valeri Vili (Nova Zelândia) - Ouro
Nadine Kleinert (Alemanha) - Prata
Lijiao Gong (China) - Bronze

Heptatlo
Jessica Ennis (Grã-Bretanha) - Ouro
Jennifer Oeser (Alemanha) - Prata
Kamila Chudzik (Polónia) - Bronze

100 metros
Shelly-Ann Fraser (JAM) - Ouro
Kerron Stewart (JAM) - Prata
Carmelita Jeter (EUA) - Bronze

Triplo salto
Yargeris Savigne (CUB) - Ouro
Mabel Gay (CUB) - Prata
Anna Pyatykh (RUS) - Bronze

Salto com vara
Anna Rogowska (POL) - Ouro
Monika Pyrek (POL) - Prata
Chelsea Johnson (EUA) - Bronze

3.000 metros obstáculos
Marta Domínguez (ESP) - Ouro
Yuliya Zarudneva (RUS) - Prata
Milcah Chemos Cheywa (QUE) - Bronze

Lançamento do dardo
Steffi Nerius (ALE) - Ouro
Barbora Špotáková (CHE) - Prata
Maria Abakumova (RUS) - Bronze

400 metros
Sanya Richards (EUA) - Ouro
Shericka Williams (JAM) - Prata
Antonina Krivoshapka (RUS) - Bronze
RC
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Bolt nas meias finais dos 200 metros

O atleta jamaicano, Usain Bolt, alcançou o apuramento para as meias-finais nos 200 metros dos Mundiais de Berlim, ganhando a primeira das quatro séries ao obter um tempo de 20.41 segundos.

Bolt, portador do recorde do Mundo, 19.30, venceu de forma fácil todos os seus rivais, deixando os franceses a mais de 10 segundos de distância. David Alerte ficou em segundo lugar, com 20.51 e no terceiro, Martial Mbandjock obtendo 20.55. Amanhã realiza-se as meias-finais dos 200 metros.

OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Nelson Évora ficou a 18 centímetros do ouro nos Mundiais

"Hoje não foi o meu dia", disse Nelson Évora para justificar a "fuga" da medalha de ouro no triplo salto. Um derradeiro salto do português a 17,55 metros não foi suficiente para travar o britânico Phillips Idowu, o novo campeão mundial do triplo salto, com 17,73 metros. O concurso foi uma prova de nervos onde Nelson Évora era "o alvo a abater" após o título olímpico de Pequim. O britânico nunca aceitou a derrota na China e queria a desforra em Berlim, chegando mesmo a afirmar que perdera o ouro nos Jogos Olímpicos, mas era o melhor saltador do mundo.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Sara Moreira na final dos 5000 metros

A atleta portuguesa, Sara Moreira, conseguiu o apuramento, na manhã desta quarta-feira, para a final dos 5000 metros, nos mundiais de Berlim, ao concluir no quinto lugar da sua série.

A série de Sara Moreira foi vencida pela etíope Sentayehu Ejigu, com o tempo de 15:17.64. De referir que a atleta lusa efectuo o tempo de 15:19.93.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Controlos antidoping negativos para oss finalistas dos 100 metros

Um porta-voz da Federação Internacional de Atletismo, comunicou esta quarta-feira que os controlos anti-doping realizados aos oito finalistas dos 100 metros nos Mundiais de atletismo Berlim2009, deram todos obtiveram negativo.

Nick Davies confirmou que os testes efectuados em locais diferentes, referentes aos atletas apurados para as meias-finais e aos finalistas dos 100 metros deram negativo.

Domingo, realiza-se a final dos 100 metros, e o jamaicano Usain Bolt conseguiu um novo recorde do Mundo, correndo a distância em 9,58 segundos.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Treinador de Naide Gomes diz que atleta "é a melhor do mundo

O discurso optimista de Naide Gomes, em vésperas de entrar em cena nos Mundiais de atletismo Berlim2009, só é superado pelo do seu treinador de sempre, Abreu Matos, que a classifica como "a melhor do Mundo".

"A Naide vem para uma medalha. Quando vem para uma competição, vem para ganhar... é a melhor saltadora do mundo de momento", garante o técnico, que acompanha a atleta há uma década.

Abreu Matos esteve com Naide Gomes em todos os grandes resultados no pentatlo e, já numa segunda fase da carreira, do comprimento, para que se virou para evitar as lesões recorrentes.

Esteve, nomeadamente, no título mundial em pista coberta, no ano passado, e no desaire que foi depois a eliminação nas qualificações dos Jogos Olímpicos Pequim2008.

Um ano depois, reafirma: "Naide é a melhor" e está pronta a provar isso. Com ironia, diz que desde Pequim "os níveis de ferocidade aumentaram".

"Evitamos falar nisso, mas sabemos que estamos sob grande pressão, justamente porque é a primeira grande prova desde Pequim. Não queremos massacrar-nos e reviver os maus momentos", adianta.

Para a qualificação de sexta-feira, diz que a ideia é "não arriscar", ainda a recordar o que aconteceu nos Jogos.

Em Pequim, Naide teve um "nulo" na qualificação que seria "muito acima dos sete metros, talvez 7,20", mais que suficiente para uma medalha.

"Ela empolga-se e, nesse dia, foi às suas reservas de motivação e entrega, acima do potencial para que estava treinada", explica.

Abreu Matos acrescenta, falando da sua pupila, que "é uma rapariga que não vai lá para ganhar a A ou a B, mas para se superar".

E, em Berlim, estão reunidas todas as condições, com uma "óptima pista, sem problemas de vento".

Naide Gomes, prossegue, "já chegou a um patamar de seriedade no dia a dia como atleta em que as coisas acontecem com naturalidade".

Mesmo com as restrições a nível de treino do último mês, por causa dos problemas no tendão. "Foi um pequeno incidente, em Julho/Agosto, que causou alguma perturbação nos treinos, mas o bom trabalho vinha de trás".

A atleta acabou por anular a participação nos meetings de Estocolmo e Cottbus, o que "provavelmente até foi bom".

"Pressinto nela grande vontade de competir, já não o faz há três semanas", acrescenta.

O treino para Berlim foi lançado em Novembro, prescindindo-se da época de pista coberta, pelo que só houve "limitação da preparação mesmo na parte final".

Nesses meses, apostou-se em "alterar a corrida de balanço, encontrando outra estabilidade", o que deu "muita confiança à atleta".

Ainda sente dor na corrida, mas "o pé já não incha", o que é bom prenúncio. "Nada que preocupe para a prova. Assim que subir à pista não vai sentir nada de dor, com a adrenalina", antecipa Abreu Matos.

Sem temer qualquer adversária, mas respeitando "todas", o treinador destaca "as russas", a quem Naide já ganhou várias vezes em 2009.

Pelo que sabe do "dia a dia com a atleta", está confiante no sucesso: "Se ela tiver sucesso aqui, vai saber tão bem, face ao que aconteceu em Pequim...", finalizou.
OJOGO
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mundiais: Foster-Hylton vence os 100 metros barreiras

A jamaicana Brigitte Foster-Hylton venceu, esta quarta-feira, os 100 metros barreiras nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Berlim.

Foster-Hylton, de 34 anos, cumpriu os 100 metros barreiras em 12.51 segundos. Na segunda posição encontramos a canadiana Priscilla Lopes-Schliep, com o tempo de 12.54, seguida da compatriota Delloreen Ennis-London, com o registo de 12.55.


<infor/despor>
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mundiais: Kamel de ouro nos 1500 metros masculinos

O atleta do Bahrein Yusuf Saad Kamel sagrou-se, esta quarta-feira, em Berlim, campeão do mundo em 1500 metros à frente do etíope Deresse Mekonnen e do norte-americano, detentor do título, Bernard Lagat.

Kamel impôs-se na prova desde o início, tendo terminado em 3:35.93 minutos, com alguns centésimos a mais que Mekonnen e Lagat.

Confira os resultados da final masculina dos 1500 metros:

1º. Yusuf Saad Kamel (BRN), 3:35.93
2º. Deresse Mekonnen (ETI), 3:36.01
3º. Bernard Lagat (EUA), 3:36.20
4º. Asbel Kiprop (KEN), 3:36.47
5º. Augustine Kiprono Choge (KEN), 3:36.53
6º. Mohamed Moustaoui (MAR), 3:36.57
7º. Mehdi Baala (FRA), 3:36.99
8º. Lopez Lomong (EUA), 3:37.62
9º. Belal Ali (BRN), 3:37.72
10º. Amine Laalou (MAR), 3:37.83
11º. Abdelati Iguider (MAR), 3:38.35
12º. Leonel Manzano (EUA), 3:40.05 20:46 - 19-08-2009



infor/despor
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mundiais: Semenya vence final dos 800 metros

A sul-africana Caster Semenya venceu, esta quarta-feira, a final dos 800 metros dos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Berlim.

Semenya, de 18 anos, cumpriu os 800 metros em apenas 1.55,45 minutos. A atleta sul-africana ficou à frente da detentora do título, a queniana Janeth JepKosgei, e no terceiro posto encontramos a britânica Jennifer Meadows.



<infor/despor>
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Toronto: Safina eliminada

A russa Dinara Safina, líder do «ranking» mundial, foi surpreendentemente eliminada pela francesa Aravane Rezai na segunda ronda do torneio do Toronto.

Safina, primeira cabeça-de-série, ainda venceu o primeiro «set» por 6-3, mas depois perdeu os «sets» seguintes, por 6-2 e 6-4, e acabou por ser eliminada da competição.



infor/despor
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Nélson Évora

Nelson Évora esteve ontem no pódio, praticamente a abrir a jornada da tarde, para receber a medalha de prata. Foi a primeira de Portugal neste Campeonato do Mundo e, curiosamente, também a primeira de prata do campeão olímpico, que, em grandes competições, só tinha o ouro (Jogos e Mundial de Osaca) e o bronze (Mundial de pista coberta). Nelson conversou depois com os jornalistas, descontraído, falando até da próxima possibilidade de Portugal chegar ao pódio em Berlim com uma Naide Gomes a quem não pode dar conselhos, mas sim... receber.
OJOGO
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
ANC sai em defesa de Caster Semenya

O Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, manifestou-se esta manhã em defesa da nova campeã mundial dos 800 metros, Caster Semenya, alvo de um teste de verificação de sexo.

"Caster não é a única atleta feminina com um corpo masculino e a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) deve saber disso", afirmou Brian Sokutu, porta-voz do ANC, numa reação à decisão do órgão federativo de pedir a realização do teste.

Semenya, de 18 anos, venceu com grande vantagem a final dos 800 metros, com um tempo de 1.55.45 minutos, dois segundos menos do que as suas mais diretas opositoras.

Em resposta a rumores de que a corredora sul-africana poderia ser hermafrodita, a IAAF pediu à Federação da África do Sul, poucas horas antes da final, para investigar o assunto, dando cobertura aos rumores.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundiais: Vânia Silva falha apuramento

Vânia Silva não conseguiu o apuramento para a final da prova do lançamento do martelo dos Mundiais, ao ficar em 18.º lugar no Grupo A da qualificação. Era a única portuguesa em ação esta quinta-feira.

Recordista nacional (68,82 metros, em 2004) e autora do melhor registo luso em 2009 (68,32), a lançadora do Sporting ficou-se pelos 62,86 metros, marca alcançada no segundo ensaio - abriu com 62,66 e fechou com 62,67.

Numa qualificação que apurava quem conseguisse 72,00 metros ou as 12 melhores, a alemã Betty Heidler foi a vencedora do Grupo A, com 75,27 metros, um novo recorde dos campeonatos.

A anterior melhor marca em campeonatos do Mundo pertencia à romena Mihaela Melinte, com 75,20 metros, conseguidos a 24 de Agosto de 1999, em Sevilha, Espanha.
RC
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo