Portal Chamar Táxi

Notícias Morre após ser encontrada em paragem cardiorrespiratória. Socorro falhou?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Gostos Recebidos
1,249
naom_6597bd843d78b.webp

Um jovem de 29 anos morreu, na manhã do passado sábado, dia 24 de fevereiro, em Azeitão, Setúbal, depois de a sua família a ter encontrado em paragem cardiorrespiratória.

A mãe e o padrasto da vítima encontraram-na inconsciente em casa, segundo avançou a TVI/CNN

"Estava a dirigir-me para o meu carro quando a minha mulher me chamou para a ir ver [a Daniela]. Eu fui lá. A Daniela já não respondeu, não disse nada e já estava com os lábios um bocadinho cianosados", disse o padrasto da jovem, que ligou de imediato ao 112, ao mesmo meio.

A chamada ocorreu pelas 10h10, tendo sido iniciado o processo de triagem dois minutos depois: "Mulher de 29 anos, inconsciente, não respira, paragem cardiorrespiratória, insuficiência respiratória aguda", refere a estação televisiva que teve acesso à ocorrência.

Daniela teria também outros problemas de saúde como hipertensão, diabetes e problemas renais.

Pouco depois, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) terá tentado acionar o centro de apoio psicológico, uma vez que a mãe da jovem se encontrava nervosa. No entanto, não atendeu.

Pelas 10h17, os técnicos do INEM tentam também acionar a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Setúbal, que estava ocupada. Também a VMER de Almada estaria inoperacional.

"A de Setúbal estaria ocupada noutra ocorrência e a de Almada, que seria uma alternativa, estaria inoperacional já há 40 minutos com um furo no pneu", explicou o presidente do do Sindicato dos Técnicos de Emergência Hospitalar, Rui Lázaro, à TVI.

Assim, enquanto tentam arranjar uma VMER, os Bombeiros Voluntários de Setúbal deslocam-se até à residência da jovem. Chegam ao local pelas 10h28, onde procedem às manobras de reanimação, mas sem sucesso.

O óbito da jovem de 29 anos foi declarado no local.

A estação televisiva aponta ainda que a VMER de Setúbal só ficou disponível pelas 10h41 e chega ao local da ocorrência perto das 11h00, mais de 40 minutos depois de ter sido feito o pedido de socorro.

"Nas novas prioridades definidas pelo presidente do INEM, isto comporta uma prioridade 1 em que deve ser enviada, para além de uma ambulância dos bombeiros ou do INEM, também uma VMER. O tempo de resposta deve ser de oito minutos no máximo", sublinhou Rui Lázaro.

A TVI contactou o INEM que esclareceu que a vítima foi encontrada já em paragem cardiorrespiratória e fria, notando que a VMER chegou depois de o óbito já ter sido declarado. Referiu ainda que os oito minutos são o tempo ideal para a chegada do primeiro meio que, neste caso, foram os bombeiros de Setúbal.

No entanto, de acordo com a ocorrência a que o meio teve acesso, os bombeiros também chegaram depois desses oito minutos.

O Notícias ao Minuto contactou os Bombeiros Voluntários de Setúbal, que remeteram esclarecimentos para mais tarde.

IN:NM